SqlRdd

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

SqlRdd

Mensagem por sygecom »

Pra quem não viu ainda, mas todos os fontes do xharbour.com está liberado Open source.

Inclusive o SQLRDD
https://github.com/ronpinkas/xharbour/t ... our-SQLRDD
marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

SqlRdd

Mensagem por marco.prodata »

Já estou tentando compilar o mesmo aqui com o visual studio 2022 community. Esperar portarem o mesmo para o harbour.
marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

SqlRdd

Se alguém conseguir compilar o conteudo da pasta xHarbourBuilder com o VC22+, favor postar aqui os passos, por enquanto sem sucesso nas tentativas.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

SqlRdd

Mensagem por JoséQuintas »

Sugestão:

Unam-se os usuários do XHarbour.
Façam um fork.
Criem a compilação no próprio github com participação de todos.

Ou, se possível, peçam pra Ron Pinkas, se ele pode fazer isso.
Ao fazer o fork, já vém com as rotinas de compilação junto.

Bem mais interessante até mesmo pra todo mundo usar mesma versão, e poder trocar idéias do mesmo assunto.

De um modo geral, o github dá máquinas Windows, Linux, OS/2 já com software instalado, e basta colocar lá os batchs de compilação. Pra projeto público é totalmente grátis, máquinas à vontade.
EU faço isso lá, compilo harbour e hwgui em windows e linux, hmg extended e outras coisas em windows, então sei do que estou falando.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

SqlRdd

JoséQuintas escreveu:Sugestão:

Unam-se os usuários do XHarbour.
Façam um fork.
Criem a compilação no próprio github com participação de todos.

Ou, se possível, peçam pra Ron Pinkas, se ele pode fazer isso.
Ao fazer o fork, já vém com as rotinas de compilação junto.

Bem mais interessante até mesmo pra todo mundo usar mesma versão, e poder trocar idéias do mesmo assunto.

De um modo geral, o github dá máquinas Windows, Linux, OS/2 já com software instalado, e basta colocar lá os batchs de compilação. Pra projeto público é totalmente grátis, máquinas à vontade.
EU faço isso lá, compilo harbour e hwgui em windows e linux, hmg extended e outras coisas em windows, então sei do que estou falando.
É uma excelente idéia, eu achei vários bats lá dentro, mas todos usando provavelmente a estrutura de pastas que eles usavam antes ("xHarbour.com\..."), e com no máximo o vc8+, ai pra alterar pra testar no repositorio oficial complica, hj não tenho mais tempo pra mexer porque preciso terminar ajustes em alguns sistemas, mas vou ver se consigo tirar um tempo amanhã pra tentar corrigir a estrutura de pastas e os bats de compilação, pelo menos da sqlrdd
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

SqlRdd

Mensagem por sygecom »

A ideia do Zé boa.

De momento, vou pegar o final de semana que vem, para tentar compilar com Harbour + Mingw
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

SqlRdd

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Olá!
Quase consegui compilar.
No final deu um nó!
Tem um arquivo .hbp lá na pasta source.
O problema é a retrocompatibilidade com o próprio sqlrdd... deveria tirar isso tudo para diminuir o código.
É meio bagunçado... Pede arquivo .ch que não está no GIT achei na fivewin.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

SqlRdd

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Olá!
Quase consegui compilar.
No final deu um nó!
Tem um arquivo .hbp lá na pasta source.
O problema é a retrocompatibilidade com o próprio sqlrdd... deveria tirar isso tudo para diminuir o código.
É meio bagunçado... Pede arquivo .ch que não está no GIT achei na fivewin.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Mas vc está tentando compilar com o mingw né? O xHarbour eu compilo com o visual studio, mas pra conseguir vai precisar mudar a estrutura de pastas lá, vi no forum lá vi que o carlos vargas falou que conseguiu compilar no harbour, e francisco perillo no grupo do harbour perguntou onde estava os fontes pra portar pro harbour, acho que já vão fazer esse trabalho tbm, estou mais interessado em usar ele no harbour, pois acredito que vai ter mais suporte e atualização do que o harbour, no git do xHarbour imagino que o pessoal não vai querer manter e atualizar com tudo que foi feito no harbour, mas imagino que o pessoal do harbour porte uma boa parte do que tem de diferente do xHarbour. Acredito que em uma semana ou um pouco mais já esteja no git do harbour.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

SqlRdd

marco.prodata escreveu:mas pra conseguir vai precisar mudar a estrutura de pastas lá
Isso não faz muito sentido, porque compilamos harbour com qualquer um, e não precisamos mudar estrutura de pastas.
Ter HBP é estranho, porque é recurso do HARBOUR e do HBMK2, pelo menos o que conheço.

Criem o fork, posso ajudar com o funcionamento da compilação no github, caso precisem.
Nem tem muito segredo, podem olhar o que criei pra outras coisas, fica tudo público.
Basicamente é fazer a montagem inicial, e o resto é tudo como se fossem BATs.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

SqlRdd

JoséQuintas escreveu:
marco.prodata escreveu:mas pra conseguir vai precisar mudar a estrutura de pastas lá
Isso não faz muito sentido, porque compilamos harbour com qualquer um, e não precisamos mudar estrutura de pastas.
Ter HBP é estranho, porque é recurso do HARBOUR e do HBMK2, pelo menos o que conheço.

Criem o fork, posso ajudar com o funcionamento da compilação no github, caso precisem.
Nem tem muito segredo, podem olhar o que criei pra outras coisas, fica tudo público.
Basicamente é fazer a montagem inicial, e o resto é tudo como se fossem BATs.
Lá já tem um monte de bats de compilação, e nos mesmos dá pra ver que usavam uma estrutura padrão de pasta diferente do que está hoje no github, o Ron simplesmente jogou as pastas lá da raiz dele e comitou pro git, logo, vai precisar fazer vários ajustes nos bats pra compilar, e no meu caso, preciso criar um bat pro vc22, pq lá tem pra bcc e pra vc8, mais tarde vou criar o fork e começar a tentar, ai posto aqui o avanço que conseguir, apesar de imaginar que rapidamente já devam portar pro harbour.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

SqlRdd

Pode deixar como está, e no bat do github fazer a organização.
Por default é POWERSHELL em Windows.

Fazer na pasta TEMP dá espaço mais ilimitado do que na pasta do projeto !!!
José M. C. Quintas

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

SqlRdd

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Olá!
carlos vargas falou que conseguiu compilar no harbour,
Olhei no Changelog e o Przmek fez a alterações para Harbour.
Depois teve mais atualizações, não sei se está 100% compatível sem mexer no código, por isso tentei compilar no Harbour.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

SqlRdd

hist.png
E pra quem esqueceu de dar uma olhada:
Parou em 2020, só com duas alterações em 2022.
Ele não "jogou do HD pro github".
O projeto era particular, e agora é público.
Tem aí um longo histórico de alterações.

Pode indicar que a organização das pastas era essa mesma.
Talvez copiado diferente pra compilação, talvez não.
José M. C. Quintas

marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

SqlRdd

JoséQuintas escreveu:
hist.png
E pra quem esqueceu de dar uma olhada:
Parou em 2020, só com duas alterações em 2022.
Ele não "jogou do HD pro github".
O projeto era particular, e agora é público.
Tem aí um longo histórico de alterações.

Pode indicar que a organização das pastas era essa mesma.
Talvez copiado diferente pra compilação, talvez não.
O próprio Ron postou que migrou do SVN pro github recente, e que estava buscando uma forma de puxar o histórico de alterações do SVN pro git, e por isso a demora em liberar as lib que era privadas, SQLRDD, xBuild, Visual xHarbour, etc. Essas libs que eram exclusivas do xhb.com, ele liberou agora e disse que não ia ajudar a compilar as mesmas, meio que abandonou mesmo o projeto, deu algumas dicas apenas e nada mais, mas pelos bats, e pelo que o mesmo disse, estavam estruturadas de acordo com o ambiente de desenvolvimento dos mesmos, e preciso ser ajustado pra compilar junto com o q seria o xharbour.org, que ele tinha liberado antes.
marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

SqlRdd

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Olá!
carlos vargas falou que conseguiu compilar no harbour,
Olhei no Changelog e o Przmek fez a alterações para Harbour.
Depois teve mais atualizações, não sei se está 100% compatível sem mexer no código, por isso tentei compilar no Harbour.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Ele fez essas alterações quando? olhei no git de hj e não tem nada, no core do harbour
Responder