XHARBOUR, DEPLHI OU LLIB ?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

managercorp
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

XHARBOUR, DEPLHI OU LLIB ?

Mensagem por managercorp »

Como Faço para iniciar em xharbour do ponto zero.
sou programador em Clipper a 14 Anos e nao sei nada
sobre xharbour ou minigui, NADA MESMO, NADINHA....

Qual seria o primeiro passo, baixar os programas, instalar, imprimir apostila, etc. etc...... (HEllllllpppppp)

Realmente nao sei por onde comecar, alguem pode
me ajudar ?

TENHO VARIOS SISTEMAS RODANDO EM CLIPPER COM CDX
O QUE VOCES ACONSELHAM, QUE EU ME MATRICULE EM UM CURSO DE DELPHI OU QUE APRENDA XAHARBOUR PELA NET, OU QUE USE A LLIBG ????

POR FAVOR PRECISO DO CAMINHO DAS PEDRAS PARA USAR O XHARBOUR E MINIGUI
Alexandre Pessoa
alexandre@managercorp.com.br
81-96152319
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Bom dia.
Vc deve começar q nem eu.
Eu recompilei meus sistemas em xharbour em modo console.
O Sistema opera agora no modo janela fora do ambiente DOS.
E to aos poucos estudando a minigui.
Delphi naum é xbase.
O Negócio agora é xharbour.
Estou agora tb avaliando essa ferramenta.
Xailer www.xailer.com é uma IDE para trabalhar com o xharbour infelizmente é paga.

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

culik

Mensagem por culik »

Ola manager

me contate por msn culikr@hotmail.com

A melhor sugestao e usar xharbour+hwgui, por ser de aprendizado mais rapido

alem do mais hwgui e totalmente otimizada para xharbour

[]s
Luiz
www.xharobur.com.br
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Cara, xHarbour na cabeça, tô usando a XWT para fazer aplicativos baseados em GTK e tó gostando dos esquemas, muito bom...
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

Se for falar em questão de aprender pule para uma linguagem visual nativa.

O xharbour é bom mas tem seus problemas.

Trabalhei com muitos Delphi, VB, Harbour , FiveWin, passei por todos.

Mas parei mesmo em Visual Fox Pro 9

Teste entes de formar sua opnião.
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Não entendi a colocação "Linguagem visual nativa".

O xHarbour tem os melhores sismteas de GUIs e hoje funciona em qualquer SO com qualquer visual que vc quiser.

Quanto ao Fox, eu usei, e minha experiência foi contrária, não me adptei a ele e acabei deixando de lado... Uso de runtime e dlls me deixaram nervoso... me fizeram lembrar do VB que faz o mesmo, mas também... ambos são da microsoft...
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Pelo pouco que pude ver de Harbour ele tbm usa bibliotecas para funcionar.

Corija-me se estiver errado.

Gostem ou não 92% do mundo dos computadores roda soluções Microsoft.

Quanto a questão "Microsoft" é uma empresa que desenvolve ferramentas e soluções para informática como todas as outras e tem sua política interna.

:*
Renato Ribeiro Ferreira
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Prezado,

Tentando ajudar em sua dúvida, lá vai o que acho sobre o seu tópico :

1- Se vc quiser programar para Windows somente, e ter uma ferramenta espetacular, que com poucos cliques e pouco código faz tudo, literalmente tudo, além de ter a melhor IDE já feita até hoje e acessar qualquer banco de dados e gerar relatórios profissionais rapidamente, opte pelo Delphi, ele é imbatível nos quesitos que falei acima, o seu único problema, claro, é a sintaxe ObjectPascal, a qual não é fácil de se acostumar, ainda mais para nós que somos do mundo xBase, mas nada que cursos e dedicação não resolvam ;

2- Se vc quiser uma linguagem de programação, que possui uma IDE elaborada, onde tudo funciona entre si, uma linha de comando dentro do Windows, compatibilidade com comandos e funções Clipper, além da compatibilidade de sintaxe (nesse caso não se usa os recursos OOP da linguagem), opte pelo VisualFoxPro, ele funciona muito bem, realiza o projeto que vc desejar, e é uma ferramenta muito bem acabada, os pontos fracos, ao meu ver, são a falta de literatura, a falta de empenho da Microsoft em divulgar a ferramenta, a falta de uma IDE mais produtiva (apesar de ser elaborada) ;

3- Se vc quer uma ferramenta que mantém 100% de compatibilidade com o Clipper, que gera executáveis 32bits tanto para modo console como para modo GUI, tanto para Windows como para Linux (citando os dois somente), que vc tem o código fonte para alterar a vontade, recursos comparáveis (não iguais) as melhores ferramentas do mercado, escolha o Harbour ou o xHarbour. Porém, vc não terá uma IDE para desenvolver seus aplicativos (e não venham dizer que tem pq aquilo que vem junto não é IDE nem aqui nem na China, o conceito de IDE é muito maior do que aquilo), não terá um gerador de relatórios, a integração com banco de dados não é tão fácil como em outras ferramentas, as vezes pelo preço de um produto para fazer a conexão, as vezes pelas sintaxes (e vejam bem, eu falei bancos de dados, e não tabelas), terá que escolher um editor de código para escrever seus fontes, terá que instalar e configurar na mão todo o ambiente, visto que não existe um Setup que faça tudo isso (esse aliás, um dos grandes motivos de muita gente não usar ainda essa poderosa ferramenta), e por fim, terá que desenhar janelas na mão, e se agarrar no conteúdo da pasta samples e nos fóruns pela internet, pq se não tem literatura para VisualFoxPro, imagine para Harbour ou xHarbour ! Ah, estava me esquecendo, para programar em modo GUI, vc precisa de uma lib gráfica, as mais usadas são MiniGUI e HwGUI, sem elas, vc só desenvolve para modo console, e lembrando sempre (aqui é uma questão de explicar como funciona, não de desmerecer nada) que o programa feito usando Harbour ou xHarbour, com ou sem as libs gráficas acima citadas, na verdade é um programa em C, pois o seu código fonte é compilado em C e linkado em C, felizmente, alguém mastigou tudo isso pra nós e gerou a compatibilização com o nosso velho e querido Clipper !

Abraços
messenger : software_facil@hotmail.com
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

92% pode rodar microsoft, mas no mercado corporativo estes numeros mudam e o linux já tá comendo as pernas da microsoft, então hoje ter uma linguagem que roda em qualquer sistema operacional é o canal....
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Concordo com o colega

A coisa mais frustante do Harbour/xHarbour é a configuração do ambiente, cada site que entro diz para fazer um jeito, a falta de literatura é também um grande impecílio, fora as dezenas de versões que rodam por aí cada site tem uma versão diferente e a cada um diz que essa funciona isso e a outra tá com bug, que tem que usar y porque a z é melhor mas a y é mais melhor de bom, mas o importante é a xy que todo mundo usa e não dá pau (mas as vezes dá), e etc..., uns dizem que o negócio é a minigui outros que é Hwgui outros que é o GUIlherme, desse jeito melhor botar a cabeça na GUIlhotina e ficar com o Clipper puro mesmo.

Vejam a diferença (exemplo) :

Temos CLIPPER TOOLS, FASTLIB, NANFORUM TOOLKIT, todas tem funções equivalentes e funcionam para as versões a que foram destinadas inclusive juntas no mesmo aplicativo. Pronto ! Simples não ?

Temos a ORBIS - Não funciona em Modo Protegido - Pronto !
Temos a Visual LIB - Tem suas versõs para 5.2 e 5.3 - Pronto !

Não gosto nem um pouco de Delphi (ééééééca !) nem de VB (só éca), mas que para iniciar eles são muito mais práticos é fáceis, isso são, eles são ruins na minha opnião mas eles tem a grande vantegem de ser "Isso é Isso, Aquilo é Aquilo", para se iniciar basta seguir uma sequencia lógica.

Nos últimos 2 dias baixei 4 vezes a minigui, vieram 3 versões diferentes, sendo que era infomado que era a mesma, vai entender... :% :)´ B=|

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
ROMARIO
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por ROMARIO »

Concordo 100% com a resposta do software_facil. Temos que partir da idéia que a estrutura do Clipper e Qualquer Visual é totalmente diferente. Harbour etc. é como colocar um motor Scania num fusca.Tentei várias. Se é para mudar para visual o melhor sem nenhuma dúvida é Delphi (tem tudo.exemplos, literatura, foruns etc. e tudo funciona). O maior problema na linguagem visual (em qualquer visual) é quando se precisa entrar com dados em massa. (ex.digitação de NFs., etc.) aí é uma mistura de Mouse/digita o que a torna improdutiva. Neste caso o Clipper é insubstituivel.

Romario
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Sandro R R Freire »

Amigos, deem uma chance a HwGUI, por favor olhem
http://kresin.belgorod.su/
Ela é uma GUI Open Source, totalmente livre e aberta, e o melhor
Windows e Linux, somente GUIS pagas proporcionam isso.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

É cara, quantidade de informação não é qualidade, se buscar muita informação isso embola e dá no que deu.

A versão da minigui é uma só e atual, do xHarbour é uma só e atual, eu uso minigui e tó gostando muito da WVW e XWT para uso de GTK com Linux, tá me atendendo no que eu preciso.

Acompanho o xHarbour desde 2000 e estou usando e gostando demais.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Re: XHARBOUR, DEPLHI OU LLIB ?

Mensagem por Stanis Luksys »

managercorp escreveu: TENHO VARIOS SISTEMAS RODANDO EM CLIPPER COM CDX
O QUE VOCES ACONSELHAM, QUE EU ME MATRICULE EM UM CURSO DE DELPHI OU QUE APRENDA XAHARBOUR PELA NET, OU QUE USE A LLIBG ????
Sem querer atrapalhar: baixe a miniGUI no site oficial que você aprende sozinho com a ajuda dos companheiros aqui do fórum, se precisar de um exemplo prático eu te envio por e-mail.

Concordo com o amigo que falou que o que a miniGUI oferece está longe de ser uma boa IDE, mas que ajuda muito ajuda, e o sistema fica bonito e profissional.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

" Todo programador defende com unhas e dentes aquela LP que sabe melhor, que mais teve afinidade e a que lhe atende de forma satisfatória. "

O dia que der problema ou alguma coisa qiue foi feita em Linguagem Y não puder ser feita em Linguagem X o cara vai falar mau mesmo ao ínves de criar ou moldar de alguma outra forma o "aquilo" que não foi possível de se fazer. (tudo é possível, basta querer...)

Neste forum mesmo tem gente que não conseguiu fazer em Y o que vazia em clipper e saiu defamando a Y por não conhecer o terreno que estava pisando. Todas as linguagens hoje no mercado faz aquilo que se propõe, basta que o programador conheça as ferramentas disponíveis, E NÃO POSTAR UM TÓPICO E ESPERAR QUE OS OUTROS RESOLVAM SEU PROBLEMA (não é ninguém deste tópico até o momento). TUDO É QUESTAO DE ADAPTAÇÃO.

Não gostei do Delphi(nitivamente NÃO) por muitos motivos, mas estou sendo obrigado a re-aprender.
Renato Ribeiro Ferreira
Trancado