Off - Ajuda com conversão para delphi

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

mbrigatti
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Off - Ajuda com conversão para delphi

Mensagem por mbrigatti »

Muito bom, novo na lista e começo com off. Não seria o mais adequado, mas como não tive sucesso nos news de Delphi e mesmo clipper que frequento, tentarei por aqui também.

Aproveitando da experiência de quem possa conhecer o componente apollo, estou tentando fazer o seguinte: tenho um arquivo de produtos e preciso relacioná-lo com 4 outros arquivos. No clipper faço assim:

set relation to substr( produ->classif, 1, 2 ) into divis, ;
to substr( produ->classif, 3, 4 ) into secao, ;
to substr( produ->classif, 7, 3 ) into marca, ;
to substr( produ->classif, 10, 2 ) into grupo additive

Então as perguntas são, primeiro: como eu faço esse tipo de
relacionamento no tapollotable ? Segundo: quando eu especifico o nome do arquivo no mastersource e o nome do campo no masterfields, eu recebo a mensagem SCOPE SET FAILED (não encontrei uma lista com especificação desse erro) e em terceiro eu poderia usar uma substring "função COPY( <X>, <ST>, <LEN> )" para fazer esses relacionamentos como no clipper ?

Se alguém puder me responder essas questões me dará uma ajuda enorme.

Antecipadamente grato.

Marcelo Brigatti
Editado pela última vez por Pablo César em 04 Mai 2012 17:53, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção CA-Clipper, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Clipper.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Ola,

Ja trabalhei com Delphi dois anos e nunca ouvi falar deste componente, mas uma coisa eu posso te adiantar:

O maximo que vc vai extrair deste forum com relacao a migrar sao indicacaoes para ir para harbour+miniGUI ou hwGUI ou fiveWin...

Todo mundo clippeiro nato aqui...

:D

Fuii
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
mbrigatti
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por mbrigatti »

É colega Stanis, eu só estava querendo montar um sitema em Delphi compatível com o clipper, mas parece que o pessoal do Delphi só sabe usar mesmo componentes prontos e não aprendeu a programar, parece que ningúem sabe fazer um simples relacionamento como o do clipper, ou que eu estou perguntando algo de outro mundo, não estou com muito tempo para ficar estudando o Delphi, mas parece que se eu quiser resolver a questão, vou ter que programá-lo na unha mesmo. Talvez com o xHarbour ? mas aquilo lá ficou tão estranho depois que criaram a versão comercial, uma pena tinha gente boa por lá, o Sandro o Luiz...
culik

Mensagem por culik »

Ola Marcelo Brigatti

E qual e o problema da versao comercial.
A versao free continua assim como a comercial

e as duas tem o mesmo poder de fogo.

[]s
Luiz
mbrigatti
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por mbrigatti »

Luiz, já faz um bom tempo hein, bom é o seguinte, não tenho nada contra a versão comercial, acho mesmo é que vocês tem de receber pelo seu trabalho, mas acontece o seguinte, acompanhei a lista do yahoo por um grande tempo, estava decidido a mudar para a plataforma gráfica com o xharbour/hwgui, até que surgiu a versão comercial e mudaram o news, ai decidi, não acompanhar mais, estava sem muito tempo para ficar estudando, depois voltei algumas vezes para ver como estava e não achei mais página do projeto opensource em protuguês, depois parece que o desenvolvimento da ide da hwgui estacionou, e de qualquer forma a construção do ambiente de desenvolvimento do xharbour open na estação de trabalho me parece ainda um pouco demasiado em opções, muitas escolhas, muito tempo de aprendizado e sem qualquer certeza se a combinação fornecerá um bom resultado.
Creio que a versão comercial seja mais organizada, mas não tenho muito tempo para aprendizado, gostaria de algo mais definido por isso tentei o delphi, a IDE é excelente, porém tenho enfrentado muitas dificuldades em portar coisas simples do clipper, e isso está me desgastando muito. Não acredito que o xbase seja uma linguagem sem futuro e portanto não vou descartar o xHarbour totalmente, mas para investir minhas fichas nisso gostaria de encontrar no open mais facilidades/similaridades da comercial. O trial da comercial (creio) deve ser 30 dias, e em 30 dias eu não estou conseguindo avaliar nada. (Muito serviço, muita recessão, muitas despesas, retorno não condizente). Desculpe texto longo e desabafo mas tá difícil de encontrar uma maneira de portar sem o medo de perder o conquistado por falta de respostas, essa é uma fase em que creio muitos de nós programadores clipper estamos passando.
filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

já desenvolví dois sistemas em Delphi, acho sua IDE a melhor que já usei, porém quando falamos em banco de dados o ideal é que vc mude sua base (firebird/postgree, etc...), hoje estou migrando para visual foxpro e acho que deveria estar usando ele a muito tempo atrás. é muito fácil e ainda aproveito minhas funcoes em 100%. trabalho com banco de dados nativo do vfp (DBC - data base container) inserindo minhas tabelas dbf no mesmo. utilizando os comandos SQL sem problemas e com muita facilidade.
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Sandro R R Freire »

Amigos, agora com a versão comercial a coisa ficou melhor ainda, o projeto evoloui, e continou existindo a versão Free com o mesmo poder, a vantagem de tudo é que existe e continuara a existir.
Vejam o Clip Russo por exemplo, esta paralisado por falta de recursos, e garanto que isso ninguem quer para o xHarbour.
:)
Sandro Freire
mbrigatti
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por mbrigatti »

Olá colegas, somente para follow-up, passo o que resolveu no sentido de ajudar outros colegas em consultas posteriores.

Primeiro: arquivos do tipo NDX não podem ser usados para criar relações Master-Detail ("The first is that .NDX files cannot be used as the basis for master-detail links." - Specifying a dBASE index file - Delphi Help)

Segundo: utilizando o componente Apollo VCL 6.1 - Vista Software, não se pode utilizar arquivos de índice do tipo NSX na propriedade ExtraIndices. Para tal utilizar índices do tipo NTX.

Resultado: Relacionamento criado e totalmente funcional, utilizando arquivos do tipo NTX via componente Apollo.

PS: (para Sandro) não tem mais nada da HWGUI no site da Luma ? :D
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Sandro R R Freire »

Ola Amigos, eu náo tenho mais nenhuma ligação comercial com o Luma, o site do HwGUI no Brasil, está sendo remodelado, até mês que vem teremos novidades.

Abraços

Sandro
culik

Mensagem por culik »

Ola

nao tem mais hwgui na pagina da luma
informacoes de hwgui na lista http://br.groups.yahoo.com/group/harbourbr

e informacoes de como baixar/compilar a hwgui em
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 8&start=19

[]s
Luiz
www.xharbour.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

ESTE FORUM É DE CLIPPER.

O FORUM DE HWGUI É MAIS EM BAIXO SENHORES NAVEGANTES...

:D
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Estou usando a WVW do xHarbour para migrar para modo janela e acreditem, consegue-se manter 95 % do código original e visualmente o sistema fica 10. 32bits puro e vc ainda pode usar os forms do Delphi, se quiser.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

Pô Wagner vc como moderador deveria dar o exemplo e discutir Xhabo no devido forum.

Quando estavamos discutindo migrar ou não para outra linguagem cortaram meu barato e agora vc ignora que o forum de clipper ?

:*
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Mário Isa
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Mário Isa »

Tá bom gente!
Mas deixa os meninos falarem.
Afinal, quem é clipper-DOS hoje a novidade é migrar para Windows.
E qualquer informação é sempre bem-vinda
Mário
support sistemas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por support sistemas »

Eu acho que o clipper ainda vai longe mas se for para migrar porque nao pensa mais adiante (JAVA) ai sim eu concordo com vcs. senao ainda fico
no clipper.
Responder