TOOLTIP NA MINIGUI !

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
JAIR RANGEL
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 178
Registrado em: 19 Jul 2005 16:01
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

TOOLTIP NA MINIGUI !

Mensagem por JAIR RANGEL »

Prezados Desenvolvedores !

Gostaria de obter ajuda na seguinte questão:

Na MINIGUI, a propriedade TOOLTIP de um Objeto: Como fazer para quebrar uma linha, ou seja, exibir várias linhas dentro da TOOLTIP ???

Desde já, Obrigado !!!


Jair Rangel
Caminhando no HARBOUR + MINIGUI 1.0 (BUILDER 107)
:xau
MINIGUI + HARBOUR + BRMAKE + CDX
CLIPPER 5.2E + VISUALLIB 2 + BLINKER
gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 321
Registrado em: 06 Jul 2004 17:48
Localização: UBERLÂNDIA-MG
Contato:

MiniGUI, ToolTip

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI_MG, 4 de outubro de 2005.

Prezado Jair,

Antes do ACTIVATE, tente:

SET TOOLTIP MAXWIDTH TO 128 OF Form1

e no início do *.PRG, experimente também:

Set ToolTipBalloon On

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Avatar do usuário
JAIR RANGEL
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 178
Registrado em: 19 Jul 2005 16:01
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Mensagem por JAIR RANGEL »

Olá, Sr. Janis P. Grants !

Obrigado por responder.

Inseri as linhas de código mencionadas. Porém, apresentou erro de SINTAXE nas duas linhas !

:-O
MINIGUI + HARBOUR + BRMAKE + CDX
CLIPPER 5.2E + VISUALLIB 2 + BLINKER
culik

Mensagem por culik »

Jair

e muito mais facil fazer isso com hwgui que minigui

olhe um exemplo aqui

Código: Selecionar todos

#include "windows.ch"
#include "guilib.ch"

Function Main
   Local oWnd

   SET DATE BRITISH
   SET CENTURY ON

   SetTooltipBalloon(.t.)

   INIT WINDOW oWnd MAIN TITLE "Controle MonthCalendar" ;
      AT 100,100 SIZE 640,480

   MENU OF oWnd
      MENUITEM "&Calendário 1" ACTION Dlg1()
      MENUITEM "&Calendário 2" ACTION Dlg2()
      MENUITEM "&Sair"         ACTION EndWindow()
   ENDMENU

   ACTIVATE WINDOW oWnd

   Return Nil

//================================================================//

Function Dlg1

   Local oDlg
   Local oMC
   Local oFont

   INIT DIALOG oDlg TITLE "Calendário - Exemplo 1" ;
      AT 20,20 SIZE 500,300

   PREPARE FONT oFont NAME "Arial" WIDTH 0 HEIGHT -12

   @ 20,20 MONTHCALENDAR oMC ;
      SIZE 250,250 ;
      INIT ctod("01/01/2004") ;
      ON INIT {||MsgInfo("Evento On Init","MonthCalendar")} ;
      ON CHANGE {||MsgInfo("Evento On Change","MonthCalendar")} ;
      NOTODAY NOTODAYCIRCLE WEEKNUMBERS ;
      FONT oFont ;
      TOOLTIP "MonthCalendar - NoToday - NoTodayCircle - WeekNumbers"

   @ 300,20 BUTTON "Get Date" ON CLICK {||MsgInfo(dtoc(oMC:GetValue()))} SIZE 100,40
   @ 300,60 BUTTON "Set Date" ON CLICK {||oMC:SetValue(Date())} SIZE 100,40

   ACTIVATE DIALOG oDlg

   Return Nil

//================================================================//

Function Dlg2

   Local oDlg
   Local oMC
   Local oFont

   INIT DIALOG oDlg TITLE "Calendário - Exemplo 2" ;
      AT 20,20 SIZE 500,300

   PREPARE FONT oFont NAME "Courier New" WIDTH 0 HEIGHT -12

   @ 20,20 MONTHCALENDAR oMC ;
      SIZE 250,250 ;
      INIT Date() ;
      FONT oFont

   @ 300,20 BUTTON "Get Date" ON CLICK {||MsgInfo(dtoc(oMC:GetValue()))} SIZE 100,40
   @ 300,60 BUTTON "Set Date" ON CLICK {||oMC:SetValue(Date())} SIZE 100,40

   ACTIVATE DIALOG oDlg

   Return Nil


Alias, inclusive os gets sao bem melhor

olhe um exemplo

Function CreateChildWindow
Local oChildWnd, oPanel, oFontBtn, oBoton1, oBoton2
Local e1 := "Dialog from prg"
Local e2 := Date()
Local e3 := 10320.54
Local e4:="11222333444455"
Local e5 := 10320.54

   PREPARE FONT oFontBtn NAME "MS Sans Serif" WIDTH 0 HEIGHT -12

   INIT WINDOW oChildWnd MDICHILD TITLE "Child" STYLE WS_VISIBLE + WS_OVERLAPPEDWINDOW

   @ 0,0 PANEL oPanel OF oChildWnd SIZE 0,44

   @ 2,3 OWNERBUTTON oBoton1 OF oPanel ID 108 ON CLICK {||oBoton2:Enable()} ;
       SIZE 44,38 FLAT ;
       TEXT "New" FONT oFontBtn COORDINATES 0,20,0,0  ;
       BITMAP cImageDir+"new.bmp" COORDINATES 0,4,0,0 TOOLTIP "New"
   @ 46,3 OWNERBUTTON oBoton2 OF oPanel ID 109 ON CLICK {||oBoton2:disable()} ;
       SIZE 44,38 FLAT ;
       TEXT "Open" FONT oFontBtn COORDINATES 0,20,0,0 ;
       BITMAP cImageDir+"open.bmp" COORDINATES 0,4,0,0 TOOLTIP "Open" DISABLED

   @ 20,55 GET e1                       ;
        PICTURE "XXXXXXXXXXXXXXX"       ;
        SIZE 260, 25

   @ 20,80 GET e2  SIZE 260, 25

   @ 20,105 GET e3  SIZE 260, 25

   @ 20,130 GET e4                      ;
        PICTURE "@R 99.999.999/9999-99" ;
        SIZE 260, 25

   @ 20,155 GET e5                      ;
        PICTURE "@e 999,999,999.99"     ;
        SIZE 260, 25

   @ 20,190  BUTTON "Ok" SIZE 100, 32 ON CLICK {||( MsgInfo( e1 + chr(10) + chr(13) + ;
               Dtoc(e2) + chr(10) + chr(13) + ;
               Str(e3) + chr(10) + chr(13) +  ;
               e4 + chr(10) + chr(13) +       ;
               Str(e5) + chr(10) + chr(13)    ;
               ,"Results:" ) ,oChildWnd:Close() )}
   @ 180,190 BUTTON "Cancel" SIZE 100, 32 ON CLICK {||oChildWnd:Close()}

   oChildWnd:Activate()

Return Nil
o que vc prefere.
ter que usar form.edit.value para pegar o valor de um get ou ter o valor do get diretamente numa variavel como se fosse no clipper?

[]s
Luiz
gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 321
Registrado em: 06 Jul 2004 17:48
Localização: UBERLÂNDIA-MG
Contato:

MiniGUI *.FMG e HwGUI *.XML, IDE, Designer

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI-MG, 12 de outubro de 2005.

Prezados Culik e Sandro,

Partindo da premissa que Programação Visual sem IDE não dá, já domino os recursos *.FMG da IDE para MiniGUI.
http://www.gransoft.com/download/minigui/projeto.zip

Agora, solicito auxílio de vocês para utilizar em meus projetos a HwGUI, COM A IDE DESIGNER, gerando formulários em arquivos *.XML.

Ou seja, NADA de utilizar a sintaxe:

@ 20,80 GET ...

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 321
Registrado em: 06 Jul 2004 17:48
Localização: UBERLÂNDIA-MG
Contato:

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI-MG, 12 de outubro de 2005.

Prezado Jair,

Desculpe-me a falha... Ao postar, eu utilizava MiniGUI Exp 10x (Não Oficial) que já vem com estes recursos.

Se você quiser implementá-los, seguem links com dicas (MAG):

http://dicasprog.codigolivre.org.br/hmg/0004.php
http://dicasprog.codigolivre.org.br/hmg/0006.php

Principal:
http://dicasprog.codigolivre.org.br/hmg/index.php

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
culik

Mensagem por culik »

Janis

nos teremos o prazer de ajuda vc com o designer.

[]s
Luiz
Avatar do usuário
JAIR RANGEL
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 178
Registrado em: 19 Jul 2005 16:01
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Mensagem por JAIR RANGEL »

Prezados Senhores !

Culik, obrigado pelas dicas refentes a HWGUI.

Gostaria de informar que estou em um processo de iniciação de um projeto em Harbour + MiniGUI. Na realidade, estou escrevendo uma aplicação em Harbour+MiniGUI. Confesso que estou maravilhado com os recurso encontrados.

Quando o Culik, notávelmente, demonstra sua preferência pela HWGUI,
fico sem saber o que fazer.
Abandonar os estudos com a MiniGUI e partir para a HWGUI ?
Ou continuar investindo na MiniGUI ?

Como disse o Janis P. Grants, programar Visual não cabe escrever o
@ LIN,COL SAY 'XXXXXXXX'.

Gostaria de maiores esclarecimentos para me convencer a deixar a MINIGUI e partir com tudo para a HWGUI !!!

Vale lembrar que, para chegar onde estou, gastei muitas horas garimpando informações na Internet, em assuntos referêntes a MiniGUI.
E encontrei muita coisa.
Será o mesmo com a HWGUI ? Ou a limitação de informações será maior que a MiniGUI ?
Acho de devemos avaliar este quisito, quando pensarmos em mudar !

A respeito da quebra de linhas na TOOLTIP, resolvi da seguinte forma:

No início do Fonte:

#define WM_USER 0x400
#define TTM_SETMAXTIPWIDTH (WM_USER + 24)

Antes do ACTIVATE FORM:

SendMessage( GetFormToolTipHandle ("Form1"), TTM_SETMAXTIPWIDTH, 0, 128)


Um Clipabraço a todos !

Jair Rangel
Agora com Harbour + MiniGUI 107 + BRMake

:xau
MINIGUI + HARBOUR + BRMAKE + CDX
CLIPPER 5.2E + VISUALLIB 2 + BLINKER
culik

Mensagem por culik »

Jair

>Quando o Culik, notávelmente, demonstra sua preferência pela HWGUI,
>fico sem saber o que fazer.
>Abandonar os estudos com a MiniGUI e partir para a HWGUI ?
>Ou continuar investindo na MiniGUI ?

Eu pessoalmente sugiro abandonar.
A hwgui gera apps mais rapidas, por ser totalmente orientada a objeto alem de que o mesmo codigo fonte pode ser compilada tanta na versao windows da hwgui como na versao linux da mesma
ou seja mesmo codigo ,multiplas plataformas


>Gostaria de maiores esclarecimentos para me convencer a deixar a >MINIGUI e partir com tudo para a HWGUI !!!
Olhe acima, atrelado tambem que vc pode ter apps mdi com hwgui
redefinir telas de arquivos .rc como faz FWH faz.
Menor numero de variaveis declaradas.(a hwgui nao usa nenhuma variavel publica para colocar seus controles e eventos) sao tudo objetos

Vc deve ter notado que um get com a hwgui e muito mais parecido com o clipper do que a minigui e

se vc colocar no google hwgui, retorna 10200 paginas com esse assunto.


[]s
Luiz
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Mensagens: 55
Registrado em: 23 Set 2004 08:06

Mensagem por Sandro R R Freire »

Ola Janis, como vc me mencionou vou responder.

Veja em utils da HwGUI o sample designer, e compile o exemplo que tem la e vc verá o uso do designer.
È muito simples, e vc simplesmente vai desenhando e executando em real time, pois todos forms são guardados em xml.
Outra novidade é o desinger -r, um editor estilo Cristal Report, vc pode desenhar seus relatórios, é muito legal, e ajuda muito.
Agora se vc quizer pode usar o designer para criar seus códigos em PRG.

Sandro Freire
gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 321
Registrado em: 06 Jul 2004 17:48
Localização: UBERLÂNDIA-MG
Contato:

HwGUI, IDE Designer, xHarbour 0.99.5

Mensagem por gransoft »

Sandro R R Freire escreveu: Veja em utils da HwGUI o sample designer, e compile o exemplo que tem la e vc verá o uso do designer.
È muito simples, e vc simplesmente vai desenhando e executando em real time, pois todos forms são guardados em xml.
Sandro Freire
ARAGUARI-MG, 15 de outubro de 2005.

Prezados Culik e Sandro,

Muito obrigado pela atenção. Atualizei a HwGUI pelo CVS e analiso exemplo citado.

Postarei dúvidas e comentários em outro tópico.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Avatar do usuário
Clipper
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1334
Registrado em: 23 Ago 2004 00:04
Localização: Recife/PE

Mensagem por Clipper »

Poxa !!!

Coloquei no Google "hwgui" e retornou 12.000 páginas !!!

Também coloquei no google "minigui" e retornou 59.300 páginas !!!

Impressionante !

:*

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Avatar do usuário
vagucs
Membro Master
Membro Master
Mensagens: 1480
Registrado em: 10 Jul 2004 10:45
Localização: Ipanema - MG
Contato:

Mensagem por vagucs »

Marcelo, quando vc digita Minigui, vc restorna diversos projetos que não relacionados a xHarbour, eu mesmo usei muito o projeto Minigui para Linux que uma lib baseada em SVGALIB para uso de modo gráfico no linux sem o KDE, mas isto para C, as rotinas da SVGALIB eu tenho maior parte já rodando em um PDV gráfico que estou montando para uma empresa do RJ.

Quanto a Minigui ou Hwgui, eu só tenho usado no momento a Minigui, pois o PRWIN foi totalmente montado nela e me deu a segurança e recursos que eu precisa, quanto a velocidade e variaveis publica, as variaveis publicas da minigui nao chegam a encher tanto a memoria, na verdade não faz nem diferença em um ambiente 32bits, quanto a velocidade dependendo da quantidade de código (Digo milhares de execuções de uma mesma rotina) ai sim, pode ser que haja algum problema, mas os testes que fiz fica na mesma.

Estou terminando um CD com video ensinando tudo de Minigui inclusive interação com o Delphi e seus componentes.

Quero fazer o mesmo com a HWGui, mas como já disse ao Culik e ao Sandro para postarem o site onde se pode pegar todos os fontes atualizados, se possível até a configuração do CVS para podermos estár sempre atualizados, pois se ela já está rodando em Windows e Linux se torna inquestionável, mas se não está ainda dando os recursos que a Minigui oferece, prefiro ficar com a Minigui.

O problema todo é ficar preso a ferramentas que fazem parte do pacote pago, cedo ou tarde o suporte fica restrito a usuários da versão paga, que na verdade é a versão opensource mas compilada para usar o formato de lib que foi nativamente desenvolvimento para ambientes unixes, impossibilitando o uso das ferramentas pagas com compiladores como o bcc, ou seja, a gente paga por algo opensource para usar as ferramentas e fica sempre na mão do pessoal do xharbour.com, enquanto as ferramentas que eles tem nos temos hoje similares que rodam com a versão opensource.

Favor, amigos Culik e Sandro, posteram um howto em tópico novo neste mesmo forum, que me disponho a fazer toda a documentação desta lib e conhece-lá mais profundamente, se ela está estável para Windows e Linux e ainda é opensource.

Fico no aguardo
Abraços
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
culik

Mensagem por culik »

Wagner


Ja foi postado nesse forum como baixar o cvs da hwgui assim como compilar a mesma.

a mensagem e essa

Uma coisa eu garanto. a hwgui vai continuar open source. mas minigui ja tenhos minhas duvidas, porque o roberto ja a fechou e a transformou em freeware uma vez.

> mas se não está ainda dando os recursos que a Minigui oferece, prefiro >ficar com a Minigui.
Desculpe, mas se voce olhar bem 40% dos fontes da minigui sao funcoes da hwgui.

Alem do mais, os fontes varios fontes (.c) da minigui sao incompativeis com o compilador c da xharbour.com para windows.
Eu sei como compilar. mas nao e de meu interesse dizer como.

Eu sempre recomendo
Hwgui ou Fivewin para xharbour free e VXH para xharbour pago

>O problema todo é ficar preso a ferramentas que fazem parte do pacote >pago, cedo ou tarde o suporte fica restrito a usuários da versão paga, >que na verdade é a versão opensource mas compilada para usar o >formato de lib que foi nativamente desenvolvimento para ambientes >unixes, impossibilitando o uso das ferramentas pagas com compiladores >como o bcc, ou seja, a gente paga por algo opensource para usar as >ferramentas e fica sempre na mão do pessoal do xharbour.com, >enquanto as ferramentas que eles tem nos temos hoje similares que >rodam com a versão opensource.

que coisa,isso de novo. a xharbour.com enpacota o xharbour com os mesmos fontes da versao opensource e adiciona varios + proprietarios .

Algums desses componentes sao
Principais Componentes do xHarbour Builder


Visual xHarbour é o novíssimo ambiente de desenvolvimento gráfico visual do xHarbour, presente em todas as versões do xHarbour Builder. Mais informações


O SQLRDD é um driver que permite o acesso transparente a todos os maiores bancos de dados do mercado através do código xBase. Mais Informações

O SQLRDD agora também pode ser adquirido como um componente adicional para o xHarbour Builder Profesional


O xBUILD é um utilitário genérico de compilação e linkedição. Pode ser utilizado com praticamente qualquer compilador, possuindo suporte a interface gráfica em Windows. Mais Informações


[]s
Luiz
Avatar do usuário
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 347
Registrado em: 14 Ago 2003 17:33
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Antonio »

Culik, note que o Wagner esta se dispondo inclusive a documentar a HWGUI.


Wagner, neste topico esta explicado como baixar e compilar a HWGUI.
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 41c0#10332
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Responder