Página 1 de 1
Posicao do saldo de estoque dos produtos
Enviado: 05 Out 2005 10:48
por josenilson
Olá amigos,
Já observei q a grande maioria dos sistemas que controlam estoques de mercadoria, sempre guardam a posição atual do estoque. Se for preciso gerar um relatório da posição do estoque de um produto, por exemplo, a três meses atrás, então o único jeito é pegar o estoque atual e fazer um cálculo retroativo até chegar na data desejada.
O problema é que se por um acaso o saldo de estoque atual do produto mudar (seja erro de operação, falha do sistema, queda de energia, etc.), isso irá mudar totalmente os saldos de estoque anteriores, visto que o cálculo leva em consideração a posição atual do estoque.
Alguem de vcs, que já desenvolveram em Clipper um sistema de controle de estoques, encontrou uma alternativa para esse problema?
Enviado: 05 Out 2005 12:40
por Grings
Solucionei da seguinte forma: na movimentação de cada item guardo o saldo em quantidade e o custo médio naquela movimentação. Dessa forma vc pode saber a posição do estoque quando bem entender. Para saber o total geral terá que percorrer todo o banco de dados da movimentação e fazer o cálculo na hora, isso é mais rápido do que vc pensa... E para resolver o problema quando for feita alguma movimentação errônea incluí uma rotina de reprocessamento de todos os cálculos, se for digitado algum item com código errado, que é o que mais acontece, basta alterar e reprocessar tudo incondicionalmente.
Enviado: 05 Out 2005 13:00
por gvc
Em um arquivo guarde:
- Código produto
- Data da Movimentação
- Saldo Anterior
- Quantidade Entrada
- Quantidade Saída
para saber o saldo de um produto em uma determinada data, localize o produto em uma determinada data com softseek. Se a data for maior que a que vc quer, DBSKIP(-1). Vc pode montar uma função com todas as verificações necessárias. Assim vc só precisa informar o produto e a data (ex.). Calcule o saldo atual com o saldo anterior + quant entrada - quant saída.
Ajuda???
Saldo de Estoques
Enviado: 05 Out 2005 13:02
por gransoft
ARAGUARI-MG, 5 de outubro de 2005.
Prezados Srs.,
Sugestão:
Em qualquer circunstância, tratando-se de quantidades ou valores, nada mais eficiente que padronizar um PERÍODO.
Em contas de CAIXA/BANCOS, C.RECEBER e C.PAGAR, movimentação DIÁRIA/MENSAL
Em fichas de Estoque, nada melhor do que movimentação DIÁRIA/ANUAL, pois os saldos já são levantados em Balanços/Inventários anuais.
Desta forma, se além das "n" informações também tivermos o critério de manter SALDO ANTERIOR, ENTRADAS, SAIDAS e SALDO ATUAL, em qualquer momento poderemos - com uma simples rotina, ZERAR ENTRADAS E SAÍDAS e "reprocessar" todo o movimento E/S novamente, partindo-se de que temos o SALDO ANTERIOR e P.CUSTO INICIAL.
Extremamente simples e eficiente.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Skype: gransoft
gransoft@zipmail.com.br
http://www.gransoft.com.br
Enviado: 05 Out 2005 14:33
por josenilson
Agradeco a opnião dos colegas sobre o assunto. Com certeza as dicas foram interessantes
Entretanto, no caso do Janis (gransoft) eu sinceramente não entendi a idéia. Daria pra vc Janis explicar na prática ou por um pequeno exemplo como funcionaria essa "padronização do período"?
Atenciosamente,
Josenilson Neiva
Saldo de Estoques
Enviado: 05 Out 2005 15:43
por gransoft
ARAGUARI-MG, 5 de outubro de 2005.
Prezado Josenilson,
Defina a movimentação de Estoques como sendo ANUAL.
Na Ficha/Tabela de Mercadorias, o SALDO ANTERIOR e CUSTO ANTERIOR será referente ao último Balanço, em Dez/2004, por exemplo.
Seu sistema deverá ter um outro arquivo com as Notas Fiscais de Entrada e Saída referentes ao tal período, no caso ANUAL, que atualizaram a Tabela de Mercadorais no ato do lançamento.
Em caso de um "reprocessamento", uma rotina simples precorrerá este arquivo, acumulando para cada Mercadoria, Entradas e/ou Saídas, o respectivo Saldo Atual e Custo Médio, por exemplo.
A idéia é que você tenha como corrigir lançamentos, atualizar os saldos, imprimir relatórios de Mercadorias como "extratos" (Kardex), a qualquer momento.
Basta que você sempre tenha o SALDO INICIAL.
E em Dez/2005, conforme a eficiência do controle de saldo físico, o SALDO ATUAL será exatamente o Registro de Inventário.
Após TODOS os procedimentos, outra rotina simples, "Encerramento do Exercício (ANUAL)", poderá zerar as Entradas e Saídas, e transferir o SALDO ATUAL para SALDO ANTERIOR do próximo período.
Analise que se a quantidade de Mercadorias/Notas Fiscais for volumosa, o mesmo algorítmo sugerido poderá ser utilizado, porém, com procedimentos MENSAIS.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Enviado: 05 Out 2005 17:42
por josenilson
agradeço a atenção do Janis e de todos que deram sua opnião.
Um abraço
:xau