Como q se usa a IDE do minigui? E como se vincula a tela gerada no programa principal?
Mais uma vez, obrigado.
Adriano Camiloto.
Como usar a IDE?
Moderador: Moderadores
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Mensagens: 1329
- Registrado em: 18 Jun 2005 03:04
- Localização: São Paulo
- Contato:
Ola,
Isso foi o q mais me fascinou quando comecei com a miniGUI, é simples fazer isso.
Vc tendo tudo instalado perfeitamente (se não tiver poste aqui q ajudamos) basta abrir a IDE e criar suas telas. Se vc ja programou em Delphi ou VB vai se sentir num ambiente bem familiar (e bem piorado, é verdade). Use e abuse em experiências alterando todas as propriedades de todos os objetos, assim rapidamente vc entenderá o funcionamento da IDE como um todo.
Depois é simples, vc ja criou uma janela principal, agora basta chama-la no seu prg principal, assim:
O restante é simples, basta relacionar os eventos de cada objeto com funções definidas no seu .prg
Sempre aconselho a dar uma olhada nos exemplos que já vem com a miniGUI, eles são de grande valia e me ajudam muito nos momentos de dúvidas.
Isso foi o q mais me fascinou quando comecei com a miniGUI, é simples fazer isso.
Vc tendo tudo instalado perfeitamente (se não tiver poste aqui q ajudamos) basta abrir a IDE e criar suas telas. Se vc ja programou em Delphi ou VB vai se sentir num ambiente bem familiar (e bem piorado, é verdade). Use e abuse em experiências alterando todas as propriedades de todos os objetos, assim rapidamente vc entenderá o funcionamento da IDE como um todo.
Depois é simples, vc ja criou uma janela principal, agora basta chama-la no seu prg principal, assim:
Código: Selecionar todos
function Main()
activate window Minha_Janela // carrega a janela
center window Minha_Janela // centraliza (opcional)
maximize window Minha_janela // maximiza (opcional)
return nilSempre aconselho a dar uma olhada nos exemplos que já vem com a miniGUI, eles são de grande valia e me ajudam muito nos momentos de dúvidas.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Mensagens: 321
- Registrado em: 06 Jul 2004 17:48
- Localização: UBERLÂNDIA-MG
- Contato:
IDE MiniGUI
ARAGUARI-MG, 24 de outubro de 2005.
Prezado Adriano,
Para quem já clicou numa IDE Delphi (Pascal) ou NetBeans (Java), a IDE MiniGUI dá um desespero ...
Mas quem TEM QUE PROGRAMAR a baixo CUSTO, tem que ACEITAR, tem que COLABORAR e tem que APRENDER ! E certamente, se
@ nLin, nCol SAY para 80x24 já dava trabalho,
imagine agora, em
@ nL_Pixel, nC_Pixel SAY onde teremos no mínimo, 640x480 ...
Na unha não dá né ?!!!
O principal problema da IDE MiniGUI é a ausência de "ajuste fino" dos objetos com o mouse, onde acabamos sempre por agredir o "rato" sem necessidade. É um bug mesmo.
Conforme o Stanis citou, teste vários objetos em um formulário, arraste, solte, redimensione... Veja que ao definir um MENU, o mesmo não aparece no formulário (na IDE)... Acostume-se a contornar as deficiências, com alguns macetes que temos.
Lembre-se que a IDE salva os objetos de um formulário em um arquivo texto, editável, tipo *.FMG. Você acabará chegando à conclusão de que é mais prático editar o *.FMG com o seu "editor DOS preferido".
Tenha em mente, que se você editou manualmente o *.FMG, a IDE poderá não "ler" este arquivo da maneira que deveria... Cuidado ao definir parâmetros ... Eles nem sempre serão entendidos.
Qualquer dúvida, poste aqui...
PS: Compilar pela IDE é extremamente lento... Utilize o BrMake !!!
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Prezado Adriano,
Para quem já clicou numa IDE Delphi (Pascal) ou NetBeans (Java), a IDE MiniGUI dá um desespero ...
Mas quem TEM QUE PROGRAMAR a baixo CUSTO, tem que ACEITAR, tem que COLABORAR e tem que APRENDER ! E certamente, se
@ nLin, nCol SAY para 80x24 já dava trabalho,
imagine agora, em
@ nL_Pixel, nC_Pixel SAY onde teremos no mínimo, 640x480 ...
Na unha não dá né ?!!!
O principal problema da IDE MiniGUI é a ausência de "ajuste fino" dos objetos com o mouse, onde acabamos sempre por agredir o "rato" sem necessidade. É um bug mesmo.
Conforme o Stanis citou, teste vários objetos em um formulário, arraste, solte, redimensione... Veja que ao definir um MENU, o mesmo não aparece no formulário (na IDE)... Acostume-se a contornar as deficiências, com alguns macetes que temos.
Lembre-se que a IDE salva os objetos de um formulário em um arquivo texto, editável, tipo *.FMG. Você acabará chegando à conclusão de que é mais prático editar o *.FMG com o seu "editor DOS preferido".
Tenha em mente, que se você editou manualmente o *.FMG, a IDE poderá não "ler" este arquivo da maneira que deveria... Cuidado ao definir parâmetros ... Eles nem sempre serão entendidos.
Qualquer dúvida, poste aqui...
PS: Compilar pela IDE é extremamente lento... Utilize o BrMake !!!
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
