Sobre uso de Memória

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Araujo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Sobre uso de Memória

Mensagem por Araujo »

:(

1) Alguem poderia me ajudar dizendo como construir uma função nformando numa determinada linha do programa o Quanto de memória esta em uso...

2) Como fazer a tecla F1 assumir um Helo de um arquivo HLP.DBF.

3) Como Construir uma Array para mostrar o Dia da Semana no Programa.

Eu fiz isso, mas falta aguma coisa?

function semana
Afill(semana:=Array(7),{})

Semana[1]="Domingo"
Semana[2]="Segunda"
Semana[3]="Terça"
Semana[4]="Quarta"
Semana[5]="Quinta"
Semana[6]="Sexta"
Semana[7]="Sabado"

Return(Semana)

Sei que falta algo na funçao acima, mas o que, alguem pode me dizer!

No programa principal tem o seuguinte:

@ 00,01 say Padc(semana(),79) mas o Dia da semana nao aparece, o que aparece é apenas NILL.

Ficarei grato para quem puder me ajudar.

Abraços

Araujo
Sou novato em Clipper, mas tudo que desejo fazer atualmente é aprender mais sobre o Clipper e se vc puder me ajudar, em meus programas havera uma fase de agradecimentos a todos que me ajudarem. Por isso um viva aos Programadores em Clipper.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Semana[1]="Domingo"
Semana[2]="Segunda"
Semana[3]="Terça"
Semana[4]="Quarta"
Semana[5]="Quinta"
Semana[6]="Sexta"
Semana[7]="Sabado"
Return(Semana[dow(date()])

Pronto.

Quanto a pergunta sobre a questão da memória :
Para que exatamente você quer saber isso ?
Dependendo do que você queira as respostas podem ser diferentes.

Quanto a criação do HELP :
Você precisará criar uma rotina que abra o DBF e mostre a informação referente ao HELP, para isso você deverá usar a passagem de parâmetros como READVAR() e PROCNAME(), READVAR() retorna a váriavel ativa e PROCNAME() retorna a rotina/função ativa.

Então no DBF você teria 2 campos 1 com o nome das rotinas e váriaveis e outro com o help propriamente dito (geralmente um campo MEMO), então quando se pressionasse a tecla F1 o sistema buscaria o HELP referente aquela função ou campo e mostraria.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Araujo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Controle Memoria

Mensagem por Araujo »

:D Caro coleqa Clippeiro;

O caso da memoria é para o seguinte.

Tenho um procedimento de Utilitário para fazer backup dos arquivos DBF´s, mas como estou tendo problema de memoria, preciso informar no programa qto esta sendo usado pelo programa no momento de usar o ARJ ou um programa de BACKUP que baixei.

Atualmente meu programa EXE sem estar completo esta com 455Kb e de memoria tenho 192 Kb. Segundo li no livro para executar um RUN ~e preciso ter no minimo 100.000 Bytes de memoria livre + o programa utilizado, por isso informar.

Se puder me explicar como fazer isso ficarei grato.

Abraços

Araujo
Sou novato em Clipper, mas tudo que desejo fazer atualmente é aprender mais sobre o Clipper e se vc puder me ajudar, em meus programas havera uma fase de agradecimentos a todos que me ajudarem. Por isso um viva aos Programadores em Clipper.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Neste caso você deve usar a seguinte função :

MEMORY(2) - Ela retorna o total de memória livre para o uso do comando RUN.

Porém gostaria de lhe dar uma dica. Melhor seria mudar seu linkeditor para o BLINKER e utilizar o modo protegido, desta forma você não terá mais problemas de falta de memória, poderá carregar programas muito maiores sem problema algum.

Se quiser o BLINKER e ou saber como usá-lo é só postar aqui que teremos prazer em ajudá-lo.

Eu mesmo tenho uma rotina de BACKUP que utiliza a versão 2.50 do ARJ (151 Kb) funcionando perfeitamente e dentro do meu sistema que tem 900 KB.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Araujo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Blinker

Mensagem por Araujo »

:)) Ola Amigo;

Gostaria muito de aprender a usar o Blinker no modo Protegido, se puder envia-lo para mim com detalhe de como usa-lo por e-mail pode faze-lo lhe serei eternamente grato.

Abraços e uma ótima 5a feira

Araujo
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Segue no privativo o link para baixar.

Poste aqui como você linka seu(s) programa(s) para que eu crie um LNK para uso com o Blinker em modo protegido.

Até logo.

Marcelo
Responder