Hellllp BINA

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

rbonotto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Hellllp BINA

Mensagem por rbonotto »

Estou precisando urgente de identificar o chamado do telefone pelo programa, fazer do pc um BINA e o sistema capturar o numero, armazenar numa variavel de memoria para ser manipulada pelo sistema.

Usei o do Wagner Nunes mas o moden nescessário tem que dar suporte a DOS, que alem de dificilimos de serem achados normalmente são do tipo ISA...ai...sem chance....

Alguém teria uma dica ??? estou desesperadamente nescessitando.

Desde ja, muito obrigado.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Estranho, usei a função do Wagner com um modem ONBoard (placa PCChips M825) e funcionou perfeitamente, a única coisa que tive que fazer foi configurar a interrupção (IRQ), no caso configurei o modem para COM 2 IRQ 3, testei com outros Modens PCI e também funcionou, a única resalva que faço e quem nem todos os números consegui capturar corretamente, mas isso o Wagner já tinha me avisado que acontecia.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
jpalma
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jpalma »

Verifique na internet, pois existentes produtos que fazem o que você quer.
Certa vez efetuei esta pesquisa e encontrei varias opções.
A opção desenvolvida por Wagner não é 100% segura, visto que é imune a ruidos na linha.

sds
rbonotto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rbonotto »

jpalma escreveu:Verifique na internet, pois existentes produtos que fazem o que você quer.
Certa vez efetuei esta pesquisa e encontrei varias opções.
A opção desenvolvida por Wagner não é 100% segura, visto que é imune a ruidos na linha.

sds
Estou há algums dias pesquisando mas não achei nada, mandei algums emails e até agora não recebi resposta :(

Se puder me passar qualquer endereço, url, telefone, qualquer coisa ficaria muito agradecido.

Abraços,
jpalma
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jpalma »

rbonotto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rbonotto »

jpalma escreveu:Achei:

www.toptron.com.br

sds
Entrei no site deles, mas me parece que eles vendem o software pronto, e eu preciso do código para poder compilar junto com o meu programa.

Mandei um email, tomara que respondam afirmativamente....

Valeu,
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Na verdade o Software deles é Freeware, tem um manual explicando a pinagem do cabo e como é a transmissão e recepção dos dados, neste caso você terá que usar uma lib para comunicar com a serial e capturar estes dados, a IO.LIB é uma boa opção, o problema é ter conhecimento de como fazer essa captura, talvez o Wagner Nunes possa ajudar.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
jpalma
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jpalma »

Colega

Realmente você vai ter que comprar o dispositivo, que pode ser conectado a 01, 02 ou 04 linhas telefonicas, sendo este dispositivo conectado a porta serial do computador.
Voce devera ter uma LIB para a leitura dos dados (ASC II) que serão dispinibilizados na porta serial.
Já utilizei a IOLIB é muito facil. Veja no site do Wagner.

sds
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Amigos,

A falha em si não é da lib, infelizmente como é um processo não normal o de se colocar um resistor na linha temos este problema de se perder alguns caracteres do numero telefônico, porém se não colocar extensão na linha e fazer um trabalho limpo isolando bem os fios, o ruido diminui bem e assim o numero vem raramente com falhas.

A melhor forma que achei foi fazer a rotina de bina, e olha que o que eu gastei de resistor até achar o correto num foi brincadeira, cheguei até a dar no em resistor, por fim funcionou muito bem.

Ja vi aparelhos tambem que fazem isto, mas no final nao funcionavam em DOS. A rotina do clipper é simples de ser feita e vc domina todo o processo.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
And
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por And »

Boa noite!

Lendo o conteudo do tópico vi que o problema com as rotinas do vagner são os ruidos, não sei se resolve mas existem eliminadores de ruidos que podem ser colocados na linha, eu mesmo uso mas não sei se funcionaria pois não tenho as rotinas.

Fica a sugestão!

:xau

Abraço,
Anderson
Clipper 52e/Clipper 53b/Blinker 7/Vlib/Fglib/DBFNTX
jpalma
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jpalma »

O dispositivo que mencionei é conectado a porta serial do computador e disponibiliza caracteres ASC II que podem ser lidos utilizando-se uma rotina em Clipper e a IOLIB. Para maiores informações vistem o site do fabricante.

Quanto a sugestão de Wagner de se efetuar isolação da rede interna é valida, porem a rede externa (concessinaria de telefonia) tambem gera ruidos principalmente na epoca das chuvas.

AND
Gostaria de possivel que você me informasse a referencia do eliminador de ruido.

grato
rbonotto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rbonotto »

vagucs escreveu:Amigos,

A falha em si não é da lib, infelizmente como é um processo não normal o de se colocar um resistor na linha temos este problema de se perder alguns caracteres do numero telefônico, porém se não colocar extensão na linha e fazer um trabalho limpo isolando bem os fios, o ruido diminui bem e assim o numero vem raramente com falhas.

A melhor forma que achei foi fazer a rotina de bina, e olha que o que eu gastei de resistor até achar o correto num foi brincadeira, cheguei até a dar no em resistor, por fim funcionou muito bem.

Ja vi aparelhos tambem que fazem isto, mas no final nao funcionavam em DOS. A rotina do clipper é simples de ser feita e vc domina todo o processo.
Quais modens podem ser usados por este seu identificador ?
Tentei com com algums da serie V90 e nenhum deu certo, dava a msg "falha na inicialização do modem"...

Usei o proprio programa que vem de exemplo no seu cd, cuidadndo para que as portas e irq's estivessem corrtamente setados entre o programa e o micro.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Existem 3 tipos de modens

1 - Os modens comuns que tem processadores proprios.
2 - Os HSP que apenas convertem os sinais da linha e tudo e processado pela CPU
3 - Winmodens que sao modens que funcionam somente no Windows.

O tipo 3 nao funciona em DOS de jeito nenhum, o tipo 2 geralmente em 90% dos casos funciona em DOS sempre na porta COM4, independente da porta que ele esteja instalado no Windows e o tipo 1 ainda em maior parte funcionam em DOS.

Os Winmodens podem ainda ter alguma ferramenta de emulação para DOS que faz com que eles funcionem.

O tipo do modem nao influencia, o negocio é ele dar suporte a classe 80, o que possiilita o modem trabalhar on-line estando off-line, ai está o segredo. Quanto a perda de caracteres ela é inevitável, porém nao ocorre toda hora, ocorre em meus testes em 3 % dos numeros detectados.

Para ver se o modem suporta classe 80, basta ir nas propriedades do modem e pedir para o windows ler as informações do modem, geralmente a classe 80 e discriminada neste processo.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Responder