Mudança de Usuário

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

natal
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mudança de Usuário

Mensagem por natal »

Ola Amigos!

Preciso de uma dica.

Exemplo: Tenho um cliente que tem 3 maquinas no balcao...porem 4 vendedores.
Eu preciso gravar qual o usuario que usou o sistema....porem o problema está no seguinte.....um usuario usa o sistema e deixa aberto...chegou outro usuario(vendedor) usa tambem,,,,neste caso já está usando senha do primeiro usuario.

Como fazer, para se o sistema ficar alguns minutos ocioso, entrar uma tela como proteçao do windows....mas pedir codigo e senha do usuário?

Alguem tem uma dica ou alguma rotina para entrar em modo de espera e ter que digitar o codigo e senha novamente?

Natal
natal@computec.com.br
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Execução de Proteção de Tela

Mensagem por Pablo César »

Colega Natal,

Não sei se você ja conseguiu seu objetivo. Mas acho que poderei ajuda-lo. Eu tenho um sistema que no seu menu principal, pode ser interrompido a cada NN segundos e executar uma telca. Essa tecla está asociada a uma função que é acionada na execução do menu.
Esta questão não é muito fácil de explicar.

A outra opção seria, que você deveria fazer com que cada vez que seja atendido alguem, você solicite uma senha. isto é sair do módulo de atendimento ou ficar num looping, aguardando a identificação de cada atendente.

Caso tenha resolvido, nos diga como foi solucinado.

Um clip-abraço
:)Pos
gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

Vc pode colocar uma tecla de função para fechar/abrir a senha do vendedor.
- Ele faz o pedido e depois de tudo fechado, aperta a tecla Fxx. Essa tecla chama a função que fecha a senha do usuário. Para entrar com outro pedido, aperta a tecla e solicita a senha do usuário.
Educar os vendedores para apertar a tecla. Vc pode amarrar a venda ao usuário cadastrado, isso obrigaria o vendedor a entrar com a própria senha.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Olá,

Se seu programa principal roda dentro de um loop while (e muito provavelmente roda) você pode simplesmente colocar um Inkey(1) e deixar incrementando um contador, de forma que atingindo certo tempo, executa a rotina de 'logoff'.

Há de se pensar também no read com tempo, para o caso do usuario largar o programa parado em algum get. Um exemplo bom tinha num livro do Ramalho, o volume 2.

O ideal seria mesmo pedir os dados do vendedor a cada rotina, mas é um pouco incoveniente para o usuario. Você pode optar por fazer isso apenas nas operações mais excenciais como exclusões e vendas.

Enfim, existem muitas outras soluções... Eu particularmente não gosto muito deste tipo de controle sendo feito em dbf... Mas é o jeito na maioria das vezes né...

Falou.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Responder