Apresento CULE.Net como alternativa xBase para .NET

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Visão geral de CULE e de CULE.Net CULE (pronunciado "Cool")

O código de fonte de CULE é projetado funcionar em todo o ambiente para que um compilador de CULE for executado. O compilador de CULE.Net compila o código de fonte escrito na língua de CULE e produz 100% "" os executables baseados intermediários controlados da língua de Microsoft (MSIL) que funcionam na plataforma do Net de Windows.

Suporta um modelo de programação object-oriented(OOP) rico baseado nos conceitos clássicos das classes, dos métodos, das propriedades, das variáveis do exemplo, do inheritance, do polymorphism e do encapsulation.·
Suporte independente da plataforma.
Suporte integrada de DBF
Produz executáveis 100% Win32 nativo.

Como obter o CULE.Net?

Va ao site CULEPlace, faça um cadastro gratuito para obter a senha de acesso aos downloads. Voce receberá um email contendo a senha e o código de liberação. Ai basta ir a sessão downloads e baixar o CULE.Net Learn Edition que é a versão free.
Baixe o arquivo CULEplatxxyzz.MSI e instale-o.

Requerimentos:

O CULE.Net compiler requer os seguintes softwares instalados em seu computador para rodar:

Microsoft .NET Framework Version 1.1 Redistributable Package
Pode ser baixado do site da Microsoft e o executável chama-se dotnetfx.exe ou dotnetredist.exe com cerca de 24Mbytes. Suportado nas plataformas:
- Microsoft Windows® 98
- Microsoft Windows NT® 4.0 (SP 6a required)
- Microsoft Windows Millennium Edition (Windows Me)
- Microsoft Windows 2000 (SP2 Recommended)
- Microsoft Windows XP Professional Microsoft Windows XP Home Edition

CULE.Net - Ambiente de desenvolvimento

Após instalar o CULE.Net voce verá que existe uma forma familiar de trabalhar com o mesmo. Um ícone dará acesso ao ambiente de trabalho já com os diretórios PATHeados em uma tela de comandos DOS. Voce poderá usar o seu editor preferido ou o EDIT do DOS para editar os arquivos .PRG ou .CULE.

CULE.Net - Prompt de Comandos

Durante a instalação o CULE installer cria um arquivo chamado CULENetSetEnv.bat que serve para customizar o ambiente de programação.
Para visualizar o conteudo do arquivo CULENetSetEnv.bat basta olhar dentro do diretório bin dentro do diretório em que foi instalado o CULE.Net, exemplo: C:\CULE.Net\bin.

CULE.Net - Utilitários

O CULE installer instala dois arquivos .BAT que serão muito usados durante o desenvolvimento, sendo eles:

CNE.bat
CNC.bat

Onde:

CNE.bat - Faz uma chamada ao NOTEPAD.EXE, mas pode muito bem ser adaptado para utilizar outro editor de sua escolha.
Exemplo:
cne MyTeste.cule

CNC.bat - Faz a chamada ao compilador CULE e pode até receber mais parametros alem dos que estão configurados.

Exemplo:

CNC MyTeste.cule

É o mesmo que:

CULE.NET /F:MyTeste.cule

CULE.Net - Hello World

Seu primeiro programa feito em CULE pode ser igual ao teste abaixo:
Digite CNE hello.cule e no editor digite as linhas abaixo:
function start
? "Hello World"

Salve o arquivo e compile com:

CNC hello.cule

ou

CULE.Net /F:hello.cule

CULE.Net - Meu primeiro teste com .DBF

Execute o editor com o comando:

CNE culemail.cule

Digite:

#define fEMAIL 1
#define fMENSAGEM 2
FUNCTION SendMail( email, mensagem ) CLIPPER
LOCAL aStruct AS ARRAY
LOCAL cPath AS STRING
cPath := CULESampleDBFDirPath()
IF FILE( cPath + "EMAIL.DBF" )
ELSE
aStruct := {}
AAdd( aStruct, { "email" , "C", 60, 0 } )
AAdd( aStruct, { "mensagem" , "C",250, 0 } )
CULEDBCreate( cPath + "EMAIL.DBF", aStruct, "DBFNTX", "email" )
ENDIF
IF DBUseArea( TRUE, , cPath + "EMAIL.DBF" ) //Open the data file
DBAppend()
CULEDBFieldPut( fEMAIL , EMAIL)
CULEDBFieldPut( fMENSAGEM, MENSAGEM)
DBCommit( )
DBCloseArea( ) //TRUE if successful
ENDIF
RETURN 0

FUNCTION Start ( vsArgs AS STRING[0] )
IF LENGTH ( vsArgs ) < 2
? 'Sintaxe:'
? ' CULEMail <email> <mensagem>'
? ''
? ' CULEMAIL "jscrocha@terra.com.br" "Entrar em contato..."'
ENDIF
//FOR i := 1 UPTO LENGTH ( vsArgs )
// ? "Argument: " + vsArgs [ i ]
//NEXT
SendMail(vsArgs[1], vsArgs[2])

Salve e compile o exemplo:

CNC culemail.cule

ou

CULE.Net /F:culemail.cule

Como exemplo digite algo como:

CULEMAIL "jscrocha@terra.com.br" "Entrar em contato..."
CULEMAIL "toledo@pctoledo.com.br" "somente um teste com CULE.Net"

Veja o resultado armazenado no arquivo EMAIL.DBF dentro da pasta DBFData dentro do diretório de instalação do CULE.Net.

CULE.Net - Características

Voce pode encontrar praticamente todas as funções do Clipper em CULE.Net e fazer uso delas em conjunto ou não com as funções nativas do CULE.Net.

CULE.Net - Deficiencia

O CULE.Net não oferece recursos de interface através do Prompt do DOS portanto não espere usar os comandos @..SAY, @..GET com CULE.Net.
Para usar interfaces com o CULE.Net será necessário agregar outros softwares para a produção de suas interfaces através de arquivos de recuros criados por programas com Borland WorkShop, Resource Builder, PellesC, etc.
O CULE.Net não possui uma IDE na versão Learn Edition, mas aparentemente é possivel usar a SharpDeveloper IDE.

Minha contribuição para nosso acervo de conhecimento.

@braços :?)

"Gostaria de mudar o mundo, mas não tenho o seu código fonte."
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Ressucitando este tópico aqui para falar que o CULE.Net não morreu.

Agora ele usa outro nome e está bem melhor e atualizado.

X# lê-se X-Sharp.

https://www.xsharp.eu/

Inscreva no site e tenha acesso ao download.

Mas Rochinha, pra que server o X-Sharp.

X-Sharp seria uma IDE de programação usando dialeto X-Base mas compilando com Microsoft C-Sharp.

Ah, mas é melhor ir direto para o C-Sharp...sim, você pode pular direto para o Sharp Develop ou o pesado Microsoft C-Sharp.

Mas o que determina os resultados que nós colhemos é a nossa mentalidade e como usar as ferramentas que temos à mãos.

Existe um forum para discussão, nada que um Google Translator não ajude, pois está em Russo. https://www.xsharp.eu/forum/

Bom...fica a dica.

E bons estudos.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!
rochinha escreveu:Bom...fica a dica.
Capturar.JPG
Verdadeira indicação de barca furada...

Isto vem de longe: CA Visual Objects, Cule (o domínio Cule.net está a venda), Vulcan.Net e, já há alguns anos, X Sharp (que dizem que é o Vulcan que foi roubado da GrafXsoft e rebatizado como X#) https://pctoledo.org/forum/viewto ... ft#p122638

Nunca irá adiante...

P.S.
Obrigado e descanse em paz Jô Soares.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Dei uma pesquisada mas não encontrei a história pelo lado da GrafXSoft. Além de que os sites Vulcan.Net também sumiram e seu conteúdo só se encontra na WayBackMachine.

A história pelo lado da X# apresnta somente sua defesa, sem ir a fundo no que houve. Mas não é de hoje que ouvimos falar de brigas de propriedade intelectual.

Ao meu ver analisando pela IDE e alguns componentes a X# traz as ferramentas do Cule.Net como seu editor melhorado, então não acho que tenham usado o Vulcan mas sim o Cule.Net.

Pelo que pude ver X# esta ativa e seu forum possui, poucos, mas assíduos membros.

Lembro-me de ter apresentado aqui à anos atrás o uso de uma versão do Harbour que criava objetos de compilação em .Net, mas as versões posteriores não continuaram a manter o parâmetro de geração /IL. Creio que a MingW matou a pau o uso de diferentes compiladores, VC, BCC, etc afunilando numa só ferramenta de produção.

Eu sou o cara que compraria um Maverik mas não apostaria em ferramentas mortas a não ser que ainda sirvam para meus intentos.

X# não é tecnologia morta, pelo menos ainda não, mas não seria aposta de futuro e sim de afinidade. Se ela me der possibilidades não encontradas em outras creio ser viável para mim.

Cada um de nós tem afinidades e amores que não nos desligamos.
Editado pela última vez por Itamar M. Lins Jr. em 08 Ago 2022 12:49, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção CA-Clipper, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Clipper.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder