SQL NO XHARBOUR
Moderador: Moderadores
-
MARINI
- Usuário Nível 3

SQL NO XHARBOUR
Consultei a http://www.xharbour.com.br sobre o uso do MYSQL 5.0 com o xharbour na versão open source.
Informaram que isto não é possível pois irei precisar da SQLRDD que somente é vendida junto com o xHarbour Builder Enterprise e custa
R$ 4.374,00.
Dei uma pesquisada aqui no Forum e vi vários exemplos de como usar o Mysql, mas em nenhum momento encontrei esta exigência.
Resumindo: é possivel usar o MYSQL com a versão open source ou terei mesmo que comprar o pacote com a SQLRDD?
Grato.
Informaram que isto não é possível pois irei precisar da SQLRDD que somente é vendida junto com o xHarbour Builder Enterprise e custa
R$ 4.374,00.
Dei uma pesquisada aqui no Forum e vi vários exemplos de como usar o Mysql, mas em nenhum momento encontrei esta exigência.
Resumindo: é possivel usar o MYSQL com a versão open source ou terei mesmo que comprar o pacote com a SQLRDD?
Grato.
Sds
Marini
Marini
É possível vc usar MYSQL com a versão open source SIM!
Para isso vc tem duas opções:
1-) Usar o Mediator, ferramenta totalmente free.
veja este post -> https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=3566
2-) Adquirir a SQLLIB desenvolvida pelo nosso amigo VAILTON (gente boa), por cerca de R$ 900,00.
veja o site -> http://www.sqllib.com.br/principal.php
Janio
PS: Não estou utilizando ainda Mysql, mas pretendo em breve!
Para isso vc tem duas opções:
1-) Usar o Mediator, ferramenta totalmente free.
veja este post -> https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=3566
2-) Adquirir a SQLLIB desenvolvida pelo nosso amigo VAILTON (gente boa), por cerca de R$ 900,00.
veja o site -> http://www.sqllib.com.br/principal.php
Janio
PS: Não estou utilizando ainda Mysql, mas pretendo em breve!
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Re: SQL NO XHARBOUR
Yehehe.MARINI escreveu:Informaram que isto não é possível pois irei precisar da SQLRDD que somente é vendida junto com o xHarbour Builder Enterprise e custa
R$ 4.374,00.
Esquece isso, o xHarbour é gratuito, de código aberto e com ele você trabalha livremente com praticamente todos os mais conhecidos bancos de dados relacionais da atualidade.
Eu sinceramente não testei a versão paga da lib do Vailton (gente boa mesmo), mas com o Mediator consegui excelentes resultados no MySQL. Não digo para adquirir ou não determinada lib, mas o compilador em sí já é demais, na minha modesta opinião.
No caso de bibliotecas seria interessante analisar a questão da portabilidade, afinal existe hoje uma onda crescente de servidores em plataforma GNU/Linux. O Mediator ja esta diponivel para Linux. Isso já pode ser um fator relevante, dependendo do seu caso.
Este tópico sobre o Mediator que o Janio passou é realmente muito bom, vale a pena dar uma olhada nele e testar por si próprio.
Eu por mim, indicaria testar antes o que é gratuito, se não servir, teste os demos e tenha certeza antes de pagar por algo.
Falou.
Editado pela última vez por Stanis Luksys em 03 Set 2006 18:36, em um total de 1 vez.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Hehe,
Cedinho, 4:07 da manhã...
Mediator for Linux... Maiores informações em:
http://www.otc.pl/index.asp?s=36&l=2
Valeu.
Cedinho, 4:07 da manhã...
Mediator for Linux... Maiores informações em:
http://www.otc.pl/index.asp?s=36&l=2
Valeu.
Editado pela última vez por Stanis Luksys em 03 Set 2006 18:36, em um total de 1 vez.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Não posso afirmar se funciona com a versão 5, mas sei que funciona com a versão 4 do mysql.MARINI escreveu:Consultei a http://www.xharbour.com.br sobre o uso do MYSQL 5.0 com o xharbour na versão open source.
Na pasta contrib do xharbour tem os fontes de uma biblioteca nativa de acesso ao mysql. No readme.txt consta as instruções para compilar a lib.
Eu uso ela nos meus projetos e me atende perfeitamente.
:)Pos
- momente
- Usuário Nível 3

- Contato:
Igr,
Qual a versão do xharbour vc esta usando mesmo?
Valeu!
Qual a versão do xharbour vc esta usando mesmo?
Valeu!
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
www.looksystem.com.br
Sobre o comentário:
Olhando na pasta CONTRIB\MYSQL do teu xHB vc deve achar oq precisa, com exemplos, os sources da LIB para acesso e tudo mais.
As ferramentas comerciais, tais como a SQL LIB, Mediator e outras, na realidade só servem para facilitar a escrita. Dependendo da necessidade as libs OOP ou até mesmo a SQL LIB free resolvem o caso!
De toda forma, não deixe de testar qdo possível todas as opções, ok?
Um grande abraço aos amigos do fórum!
:xau
Marini, esqueçe esta história acima de que não é possível, pois oq t falaram não é verdade. Na realidade o xHB já possui acesso nativo e facilitado sobre o uso do MySQL, de fato, pode-se utilizar as ferramentas acima mencionadas pelos companheiros do fórum, como também é possível utilizar as rotinas de acesso OOP do xHB nativas pra acesso ao banco MySQL e há também a versão OOP para acesso a PostgreSQL. Ambas as LIBs OOP rodam com xHB em Windows e Linux.MARINI escreveu:sobre o uso do MYSQL 5.0 com o xharbour na versão open source.
R$ 4.374,00.
Olhando na pasta CONTRIB\MYSQL do teu xHB vc deve achar oq precisa, com exemplos, os sources da LIB para acesso e tudo mais.
As ferramentas comerciais, tais como a SQL LIB, Mediator e outras, na realidade só servem para facilitar a escrita. Dependendo da necessidade as libs OOP ou até mesmo a SQL LIB free resolvem o caso!
De toda forma, não deixe de testar qdo possível todas as opções, ok?
Um grande abraço aos amigos do fórum!
:xau
- momente
- Usuário Nível 3

- Contato:
Amigos,
Gostaria de saber se existe ainda alguma restrição em relação a versão do xharbour e o mediator?
Valeu!
Gostaria de saber se existe ainda alguma restrição em relação a versão do xharbour e o mediator?
Valeu!
Rogerio L. Momenté
www.looksystem.com.br
www.looksystem.com.br
- momente
- Usuário Nível 3

- Contato:
Desculpa Vailton,
Mas acho q não me esprecei bem, digo a versão do xharbour (0.99.5, 0.996.0, etc), qual dessas não é compativel com o mediator ou a sqllib?
Obrigado!
-:]
Mas acho q não me esprecei bem, digo a versão do xharbour (0.99.5, 0.996.0, etc), qual dessas não é compativel com o mediator ou a sqllib?
Obrigado!
-:]
Rogerio L. Momenté
www.looksystem.com.br
www.looksystem.com.br
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá.
O mediator é compatível com Clipper, Harbour, xHarbour e Delphi nas mais atuais versões (cl 52 e 53, hb 42 e 43, xhb 995 e 996, delphi 5 em diante). Limite de 100 conexões se usado com MySQL.
A biblioteca mysql.lib do contrib não tem limitação pois é opensource, basta compilar com sua versão.
A sqllib não sei informar, ja usei uma vez para testar no xHarbour 995, mas faz algum tempo.
Ok.
O mediator é compatível com Clipper, Harbour, xHarbour e Delphi nas mais atuais versões (cl 52 e 53, hb 42 e 43, xhb 995 e 996, delphi 5 em diante). Limite de 100 conexões se usado com MySQL.
A biblioteca mysql.lib do contrib não tem limitação pois é opensource, basta compilar com sua versão.
A sqllib não sei informar, ja usei uma vez para testar no xHarbour 995, mas faz algum tempo.
Ok.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs