Impressão de grandes caracteres

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

ebarata
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por ebarata »

Estou a imprimir uma etiqueta com altura e largura duplas que é o máximo que consigo com os comados ESC que tem o Clipper, mas preciso de aumentar o tamanho da letra (há um cliente que mo exige...). Como consigo fazer isso. Hé fontes para DOS?
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Olá amigo,

Fonte mesmo você só vai conseguir usar com Clipper 5.3, no formato *.FNT através da LLIBG.

No 5.2 e anteriores só 'gambiarra' com Chr() mesmo... hehe

Falou.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Imprimir caracteres GRANDES

Mensagem por Pablo César »

Caro colega eBarata,

Eu não sei se estou enganado, mas acho que a resposta do nosso colega Stanis, não atende a sua questão. Desculpe, Stanis, mas acho que você se refere a visualização (é claro em tela) das fontes do Clipper 5.3. E o colega eBarata, refere-se a IMPRIMIR em letra maiores. É isso eBarata ?. Eu também não estou tão seguro da sua questão. Mas se é o que eu entendí, dexie-me fazer uma sugestão:

Quando imprimimos caracteres ASCII para uma impressora em modo "não gráfico". Estamos utilizando o drive da EPROM de cada impressora. Cada impressora, tem seu padrão de impressão e suas tabelas de comandos e de caracteres.

Se você está procurando imprimir caracteres ainda maior que a sua impressora permite em forma "não gráfica". Eu sugeriria fazer sua própria tabela de caracteres do tambanho GRANDE. Claro que o resultado iria depender muito da sua criatividade artística (hehe, uma bricadeirinha, apenas). Eu faria assim (como o conhecido MIRO, faz):

Para os número de 0 a 5 (digamos), guardaria em uma arquivo texto a composição dessa letra. Exemplo:

=0
ÛÛÛÛÛÛ
ÛÿÿÿÿÛ
ÛÿÿÿÿÛ
ÛÿÿÿÿÛ
ÛÛÛÛÛÛ
=1
ÜÛÛÛ
ÿÛÛÛ
ÿÛÛÛ
ÿÛÛÛ
ÿÛÛÛ
=2
ÛÛÛÛÛÛ
ÿÿÿÿÿÛ
ÛÛÛÛÛÛ
Ûÿÿÿÿÿ
ÛÛÛÛÛÛ
=3
ÛÛÛÛÛÛ
ÿÿÿÿÿÛ
ÛÛÛÛÛÛ
ÿÿÿÿÿÛ
ÛÛÛÛÛÛ
=4
ÛÿÿÿÿÛ
ÛÿÿÿÿÛ
ÛÛÛÛÛÛ
ÿÿÿÿÿÛ
ÿÿÿÿÿÛ
=5
ÛÛÛÛÛÛ
Ûÿÿÿÿÿ
ÛÛÛÛÛÛ
ÿÿÿÿÿÛ
ÛÛÛÛÛÛ

Sei, você não está conseguindo visualizar, não é ?. Grave esse exemplo (o que está em negrito) em arquivo texto e edite no MS-DOS e verá o que está agora na tela. E você visualizará os numero de forma GRANDE o zero, o numero um, o numero dois até o cinco fiz. Então faça um tradutor de cada caracter e concatene-os conforme cada letra. É um trabalho arduo. Acho que você deveria considerar outras possibilidades (talvez imprimir através do Excel, após ter gerado um arquivo .CSV), não sei mas retorne explicando melhor a sua situação.

Um Clip-abraço :xau
ebarata
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por ebarata »

Carissimo Pablo César,

É isso mesmo. O meu problema tem a ver só com a impressão.

Estou convencido que a sugestão que dás é a única possibilidade, e já tinha feito uma coisa do género para o ecran de abertura do programa. O único inconveniente é o trabalho que dá... paciência :)

Muito obrigado pela sugestão.

Por outro lado, dadas as dificuldades em lidar com os aspectos gráficos em DOS, decidi-me finalmente a converter as minhas aplicações.
Já experimentei o Visual Objects e não consegui. Utilizei o XBase++ e consegui por as aplicações a funcionar com poucas alterações mas com bastantes problemas. Agora vou entrar pelo XHarbour, vamos ver se é desta...
Grings
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Grings »

Existe um aplicativo chamado Winprint aonde vc pode configurar o tamanho da fonte. Se ainda não tiver resolvido me avise que lhe envio.
ebarata
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por ebarata »

Muito obrigado pela dica. Se for como dizes vai resolver o meu problema.

Já procurei na Internet e há vários programas Winprint. A qual te estás referir?

Instalei o da Dataprol (foi o primeiro!) mas não me permite alterar o tipo de fonte por programação, só no config do programa. Ou seja fica o documento todo com a mesma fonte.
Grings
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Grings »

Informe seu email que lhe envio.
Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: (de acordo a sua ultima citação) 

Enviar por email, resolver através de meios privados são práticas não aceitas aqui no fórum. Desestimulamos este tipo de procedimento, já que o objetivo do fórum é para servir como fonte centralizadora de informações, onde os usuários possam compartilhar de forma pública e não exclusiva. Favor ler a Regra Geral do Fórum (itens 10,11,12 e 13).
ebarata
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por ebarata »

O meu email é ebarata@kanguru.pt

Obrigado pela ajuda.
Responder