[OT] Liberada a nova xDev versao 0.56!

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

Pessoal, terminei a parte principal do projeto e estou disponibilizando a nova versão da xDev para todos!

Para aqueles que ainda não a conhecem a ferramenta, podemos dizer que a xDev é "uma ferramenta integrada (IDE) com utilitário para compilação, editor de código fonte, gerenciamento de projetos, help integrado, que suporta todas as versões dos compiladores Harbour, xHarbour e Clipper bem como as seguintes libs gráficas: FiveWin, MiniGUI e hwGui" e o mais importante: a xDev é um produto FREEWARE e completamente brazuca. =D

Esta versão da xDev representa o maior upgrade feito na ferramenta, que agora está completamente em Português! As mudanças foram tantas que até mudamos o nome do projeto de "xDev" para "xDev Studio".

O maior destaque desta versão é sem dúvida o suporte aos novos scripts utilizando-se lingaguem xBase e uma melhor integração com os catálogos de ajuda no sistema! E poderíamos até mencionar a enorme quantidade de recursos e a leveza do aplicativo.

A xDev foi completamente reescrita do zero utilizando-se API de baixo nível em C++, o que garante uma maior estabilidade e robustez.

Atualmente a xDev já compila em:

* Clipper 5.x com Rtlink e Blinker (modo real e protegido)
* Harbour e xHarbour (com qualquer versão) em modo console com suporte para Borland BCC
* Suporte para MiniGUI
* Suporte para HwGUI
* Suporte para FiveWin

A xDev já gera arquivos executáveis, bibliotecas (*.LIB) e no caso do [x]HB gera também .DLLs de 32Bits!

Atualmente estamos em fase de conclusão e últimos ajustes nos seguintes scripts:
* Minigui com MinGW (versao 2.x)
* hwGUI
* FiveWin com Clipper

A xDev edita e/ou visualiza os seguintes tipos de arquivo:
* Arquivos Fontes em Clipper, Harbour, C, C++, CH (inclusive com detecção de sintaxe e de estrutura de documentos)
* Arquivos .OBJ
* Arquivos .DBF
* Arquivos .HTML

A xDev possui help integrado com todos os comandos e funções disponíveis nas seguintes linguagens de programação e bibliotecas gráficas:
* Clipper (manual completo em ingles e portugues)
* FiveWin (comandos, classes e funções)
* Minigui (manual completo)
* C++ e C (comandos e funções)

Além dos catálogos adicionais disponibilizamos ainda: Caracteres ANSI, Documentação da NANFORUM, integração com a Web, Google, xHDN, ferramenta de tradução de textos entre muitas e muitas outras novidades.

Quero agradecer à todos os emails que nos foram enviados contendo sugestões e dicas para melhorar o produto e digo com satisfação que todos foram analisados e "quase todos" foram atendidos.

Para obter sua cópia gratuita do produto, acesso o link abaixo:
http://www.sqllib.com.br/download.php?id=xDevStudio

O produto ainda está na versão 0.56 e eu sei que temos muita coisa ajustar nele ainda, por isto a opnião de todos é muito importante, sendo assim, pedimos que todas as dúvidas ou sugestões nos sejam enviada para o email: xdev@sqllib.com.br!

Um forte abraço e muito sucesso à todos!
momente
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por momente »

Valeu Vailton,

Forte abraço e parabens!!! -:]
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
Leandro2C
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Leandro2C »

Tem (ou terá) o acesso e manipulação às FMG?
Show de bola a IDE. Parabéns!
Leandro - São Lourenço - MG
vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

Por enquanto FMG não está previsto ainda. Tenho alguns outros planos para ela que será exposto no 4° evento FW de programadores.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Olá Vailton,

Belíssimo projeto e iniciativa.

Fugindo um pouco do assunto, onde e quando se realizará este eveto FW? Ou mehor... Onde encontro maiores informações?

Obrigado,

Desejo muito sucesso para você.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

Aqui está o link com o endereço e detalhes da data e local:
http://www.fivewin.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=8024
CARLOS GOMES
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por CARLOS GOMES »

:)) :)Pos
Eu mal posso acreditar, tenho visitado todos os dias o furum, somente para verificar a tão esperada xdev.
Parabéns Vailton, pela sua grande contribuição... dedicação, sei que ninguém poderá lhe pagar este tão grande projeto.
:{ -:]

Atenciosamente.
Carlos Gomes
CARLOS GOMES
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

:(
Olá!
Vailton, instalei a xDev no Win2000, mais não consegui compilar.
Apresenta o seguinte erro: "O arquivo requerido BCC32.EXE não foi localizado no sistema".

Não sei o que fiz de errado. O arquivo está no diretório c:\Bcc55\bin

Por favor me ajude.

Atenciosamente.
Carlos Gomes
vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

Isto é um detalhe simples, Carlos! Você deve seguir o passo-a-passo de configuração para corrigir o problema.

Abra a xDev e vá no menu AJUDA e clique em EXIBIR PÁGINA INICIAL. Na tela que surgirá clique na parte superior esquerda em PRIMEIROS PASSOS.

Leia com atenção os pontos número 1 "Configurando os compiladores instalados no seu sistema" e o número 4 "Selecionando um compilador para seu projeto".

Por um esquecimento meu, a pasta MANUAL ñ foi zipada junto do 1° arquivo que disponibilizei pra download - se este for o seu caso, pode pegar ela aqui: www.sqllib.com.br/Manual.zip (leia instruções dentro do ZIP para saber como proceder com a instalação do manual)

Qqer coisa posta msg aqui pra nós.
deividdjs
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por deividdjs »

a xDEV tem instalador ?? ou é simplismente descompactar no disco ?? e o manual eu baixei tbm .. só tem trez imagens ...

T+
Windows 11 + Harbour 3.2 + MINGW64 gcc 14.1.0 + Visual Lib + GTWVG + LETODBF WINDOWNS/LINUX
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por marcos.gurupi »

Caro Vailton, primeiro parabens pela ferramenta n cheguei a utilizar 100% mas pelo pouco q usei jah sei q eh o q nos estavamos precisando a muito tempo. Criei um projeto novo configurei os compiladores e etc, no final da compilacao ele apresenta o seguinte erro:

Unresolved external _hb_stack referenced from c:\hwgui\lib\hwgui.lib |window
Unresolved external _hb_fun_hb_numtohex referenced c:\hwgui\lib\hwgui.lib |guimain

Uso a hwgui e direcionei a mesma na opcao SET LIB.
CARLOS GOMES
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

:D
Olá Vailton!
Segui as instruçoes... e realmente faltava indicar o caminho do linkeditor C:\BCC55\BIN.

Valeu.
Muito obrigado!
Até breve...

Atenciosamente.
Carlos Gomes
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por marcos.gurupi »

Caros resolvi meu problema usando o xharbour 0.99.50 com o 0.99.60 apresentou o erro informado anteriormente, quando consegui arredondar tudo e compilar ateh o fim o sistema executa e sai sem dar nenhuma msg. O q poderia ser?

Marcos Roberto
deividdjs
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por deividdjs »

Baixei a versão recente do xDevStudio .. até blza configuro o compilador e tudo mais .. só q o menu PROJETOS não está habilitado .. pq ?? alguem já passou por isso ??

Atenciosamente
Deivid
:)Pos
Windows 11 + Harbour 3.2 + MINGW64 gcc 14.1.0 + Visual Lib + GTWVG + LETODBF WINDOWNS/LINUX
Marcos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Marcos »

Pena que não funciona no Windows 98!!! :(
Atenciosamente,