Gostaria de passar aos amigos foristas as impressões que tive até agora.
Como programador apenas em Clipper 5, só agora resolvi (foi necessário) migrar.
São tantas as opções que, apesar disso ser ótimo, causam uma enorme confusão. Ninguém pode sair testando tudo que acha pela frente para chegar ao melhor para seu próprio uso.
As experiências que cada um teve são meramente particulares, pois tudo depende da destinação e do uso. Mas é incalculavelmente importante o compartilhamento a título de informação. Se o meu objetivo for o mesmo de alguém que já experimentou determinadas libs, vou examinar primeiramente essa, pois me reduz o tempo de definição.
Não há de se classificar ninguém de preguiçoso, afinal para ser um programador esse é um argumento que não cabe. Só que tudo é tão complexo que quem começa a desbravar essas linguagens torna-se um bebê, que precisa ser alimentado pelos mais experientes.
Esperei encontrar em cada tópíco um descrição sobre cada item. Seria excelente, pois já se teria uma idéia do que encontrar pela frente.
Só para ilustrar o que acabo de dizer, estou batendo cabeça até agora, baixei quilos de arquivos, e até agora o máximo que consegui foi linkar um programinha dizendo: "hello world"... e no MS-DOS!
Sei que é difícil, todo mundo tem suas ocupações, mas se ninguém fizer antes, pretendo fazer posteriormente para cada trilha que eu seguir, uma espécie de manual.
Somente pretendo mudar a aparência dos meus programas e até agora nada! E não digam que não corri atrás! Fiz cadastro, li, perguntei e baixei tudo que foi possível, em quase todos os fóruns que contêm as palavras Clipper, xHarbour, MiniGUI etc...
Abraço a todos!
Guia de ajuda e esclarecimentos
Moderador: Moderadores
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Guia de ajuda e esclarecimentos
Os computadores não sabem o que fazem. Nós, na maioria das vezes, também não...
E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá amigo,
Me desculpe mas não pude entender bem o seu propósito com este tópico. Você está pedindo indicações de ferramentas? Exemplos práticos? Opiniões?
Bom, eu tenho alguns bons exemplos de xHarbour, bancos de dados etc, se precisar pode me pedir ou baixar no meu site.
Disponibilizei um tempo atrás um tutorial de MiniGUI e estou montando também um roteiro completo de instalação do Mediator para Windows e Linux, Clipper e xHarbour.
Falou velhinho, boa sorte!
Me desculpe mas não pude entender bem o seu propósito com este tópico. Você está pedindo indicações de ferramentas? Exemplos práticos? Opiniões?
Bom, eu tenho alguns bons exemplos de xHarbour, bancos de dados etc, se precisar pode me pedir ou baixar no meu site.
Disponibilizei um tempo atrás um tutorial de MiniGUI e estou montando também um roteiro completo de instalação do Mediator para Windows e Linux, Clipper e xHarbour.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
- momente
- Usuário Nível 3

- Contato:
Amigo diogenes_varela,
Sei oque esta passando, pois ja passei por isso também, oque posso te adiantar que vc vai ter que se desdobrar para arranjar tempo pra pesquisar, testar, escovar bit mesmo, como ja disse : O camimho mais curto é vc compilar se programa com o xharbour, isso tem que acontecer, é a primeira coisa, depois tu escolhe qual a lib gráfica que vai usar, mas tem que ser com calma, teste todas se possível, e veja a que te serve, pois talves ela não sirva para outro.
Você pode ir para Delphi, VB, VFP e outras, mas dúvido que consiga mais rápido do que migrar para o xharbour.
Estou usando xharbour com Visual Lib/gtwvt para modo console, e usando o xharbour com minigui para gui (windows).
Você ja conseguiu compilar seu programa com xharbour?
t+
Sei oque esta passando, pois ja passei por isso também, oque posso te adiantar que vc vai ter que se desdobrar para arranjar tempo pra pesquisar, testar, escovar bit mesmo, como ja disse : O camimho mais curto é vc compilar se programa com o xharbour, isso tem que acontecer, é a primeira coisa, depois tu escolhe qual a lib gráfica que vai usar, mas tem que ser com calma, teste todas se possível, e veja a que te serve, pois talves ela não sirva para outro.
Você pode ir para Delphi, VB, VFP e outras, mas dúvido que consiga mais rápido do que migrar para o xharbour.
Estou usando xharbour com Visual Lib/gtwvt para modo console, e usando o xharbour com minigui para gui (windows).
Você ja conseguiu compilar seu programa com xharbour?
t+
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Na verdade eu estou querendo dizer que baixei muita coisa e não sei o que fazer.Stanis Luksys escreveu:Olá amigo,
Na hora em que eu escrever qualquer coisa em um editor de texto e conseguir jogar na tela usando uma interface gráfica, isto é, for-Windows, bonitinha, com caixas de diálogo e botões para clicar, então terei alcançado meu objetivo inicial e ninguém me segura mais...
Tenhos alguns programinhas que uso há mais de 10 anos, bem testados, que poderia colocar no mercado se tivessem uma interface mais elaborada. Poucos clientes hoje aceitam programas baseados em MS-DOS.
Vou bisbilhotar seus arquivos e ver o que posso aprender. Brigadão mesmo!
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Se quizer fazer uns testes usando Fivewin eu posso ir te ajudando, inclusive postei vários tópicos para inicio com Fivewin:
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 01
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 02
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 03
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 04
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 05
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 06
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 07
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 08
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 09
Com muito codigo exemplo.
Voce precisará:
Clipper 5.3
Blinker 7.0
Fivewin
A dica é:
Jogue tudo em um unico diretório, exemplo:
copy C:\CLIP53\BIN C:\DEVELOP
copy C:\CLIP53\LIB C:\DEVELOP
copy C:\CLIP53\OBJ C:\DEVELOP
copy C:\CLIP53\INCLUDE C:\DEVELOP
copy C:\FIVEWIN\BIN C:\DEVELOP
copy C:\FIVEWIN\LIB C:\DEVELOP
copy C:\FIVEWIN\OBJ C:\DEVELOP
copy C:\FIVEWIN\INCLUDE C:\DEVELOP
copy C:\BLINKER7\BIN C:\DEVELOP
copy C:\BLINKER7\OBJ C:\DEVELOP
copy C:\BLINKER7\LIB C:\DEVELOP
Acrescente no final de seu arquivo AUTOEXEC.BAT:
REM **** TRECHO NECESSARIO PARA FIVEWIN ****
SET PATH=%PATH%;C:\DEVELOP
SET BIN=C:\DEVELOP
SET OBJ=C:\DEVELOP
SET LIB=C:\DEVELOP
SET INCLUDE=C:\DEVELOP
Para compilar os exemplos o FIVEWIN tem o diretório SAMPLES entre nele e digite:
clipper TESTDLG /m/n
blinker file TESTDLG lib CLIPPER,EXTEND,TERMINAL @FIVEWIN.LNK
Se quiser mais ajuda em relação as linhas de compilação olhe dentro do arquivo BUILD.BAT
Não tem segredo.
Se quizer fazer uns testes usando Fivewin eu posso ir te ajudando, inclusive postei vários tópicos para inicio com Fivewin:
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 01
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 02
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 03
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 04
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 05
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 06
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 07
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 08
DIFICIL APRENDIZADO - Aula 09
Com muito codigo exemplo.
Voce precisará:
Clipper 5.3
Blinker 7.0
Fivewin
A dica é:
Jogue tudo em um unico diretório, exemplo:
copy C:\CLIP53\BIN C:\DEVELOP
copy C:\CLIP53\LIB C:\DEVELOP
copy C:\CLIP53\OBJ C:\DEVELOP
copy C:\CLIP53\INCLUDE C:\DEVELOP
copy C:\FIVEWIN\BIN C:\DEVELOP
copy C:\FIVEWIN\LIB C:\DEVELOP
copy C:\FIVEWIN\OBJ C:\DEVELOP
copy C:\FIVEWIN\INCLUDE C:\DEVELOP
copy C:\BLINKER7\BIN C:\DEVELOP
copy C:\BLINKER7\OBJ C:\DEVELOP
copy C:\BLINKER7\LIB C:\DEVELOP
Acrescente no final de seu arquivo AUTOEXEC.BAT:
REM **** TRECHO NECESSARIO PARA FIVEWIN ****
SET PATH=%PATH%;C:\DEVELOP
SET BIN=C:\DEVELOP
SET OBJ=C:\DEVELOP
SET LIB=C:\DEVELOP
SET INCLUDE=C:\DEVELOP
Para compilar os exemplos o FIVEWIN tem o diretório SAMPLES entre nele e digite:
clipper TESTDLG /m/n
blinker file TESTDLG lib CLIPPER,EXTEND,TERMINAL @FIVEWIN.LNK
Se quiser mais ajuda em relação as linhas de compilação olhe dentro do arquivo BUILD.BAT
Não tem segredo.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Gracias, Rochinha
Agradeço bastante a sua colaboração. Essa "encheção" ocorrerá apenas enquanto eu não encontrar o "fio da meada". Por enquanto não sei bem o que estou fazendo, mas eu vou chegar lá.
Abração.
Agradeço bastante a sua colaboração. Essa "encheção" ocorrerá apenas enquanto eu não encontrar o "fio da meada". Por enquanto não sei bem o que estou fazendo, mas eu vou chegar lá.
Abração.