vale a pena trabalhar com clipper?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

deltanusigma
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por deltanusigma »

sou iniciante em clipper mas acho essa linguagem pra desenvolver sistemas
muito mais facil que visual basic por exemplo.
pergunto porem se ainda vale a pena trabalhar com ela?
ha mercado?
obrigado a todos
deltanusigma
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Minha opinião deverá contar:

Clipper é 16 Bits, ok? e as maioria das maquinas que encontramos hoje vem com XPesado que não ficilita as coisas para aplicativos deste nivel.

O compilador precisa de um bom Linker como o Blinker pois o que vem nele, mesmo sendo o EXOspace também não será bem vindo neste S.O.s.

Se voce pretende aprender a linguagem xBase( poderiamos dizer: aprender Clipper ) o melhor caminho é usar Harbour( quando falo Harbour falo também de xHarbour ).

Clipper é um compilador xBase com extensões que o dBase III não suportava, gerando código 16bits.

Harbour é um compilador xBase com muito mais extensões que o Clipper permitindo uso de tecnologias que o Clipper não suporta nativamente necessitando para isto de bibliotecas de terceiros e caras enquanto que para o mundo Harbour tudo é praticamente livre, gratuito, etc.

Então não vou prolongar muito o papo para não te confundir, pois eu uso Harbour, tenho o Clipper, mas profissionalmente ele não interessa mais as empresas que acham que programador bão é o que dá cliques na tela e escolhe no menu arquivo a opção Gerar executável completo agora?, o Visual Basic 6 vem com algo parecido.

As opções que te indico, no mundo xBase, são Harbour ou FoxPRO o resto é acessório. Pois se é pra aprender aprenda com ferramentas fortes e com um bom aparato de conhecedores, pois no momento aprender a suar o Clipper pode ser uma boa como bas mas voce ficará parado em suas limitações.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder