HBADO - Build 612.09 para Harbour e xHarbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

HBADO - Build 612.09 para Harbour e xHarbour

Mensagem por rochinha »

**** HBADO.LIB - BUILD 612.09 ****

Ola

peguem a nova compilação de HBADO.LIB

Agora trabalha afinado com xHarbour 0.99.61.

Veja o exemplo enviando junto.

http://www.shoppmarketing.com/forum/hbadox.612.09.zip

@braços :?)
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Jarbas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Jarbas »

Rochinha, bom dia, desculpa a minha ignorancia mas o que faz o HBADO.LIB

Abs
Jarbas
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

A HBADO é uma biblioteca de interface com bancos de dados, ou seja, todo programador xBase tem um sonho:

Ver sua aplicação abrir qualquer tipo de base de dados, além do .DBF e seus NTX e CDX.

Por isto encontramos RDDs profissionais como Mediator, UltiRoute, TopConnect, ADS, SQLRDD e SQLLib do nosso amigo Vailton.

Existem outras bibliotecas no mesmo naipe como Eagle1, Condor1 e FCS ODBC e a minha é mais uma que vem para acrescentar opções.

O diferencial dela esta no fato de tornar simples em um aplicativo abrir arquivos Access, Firebird, Paradox(falta uns testes), Mysql, SQL-Server e XML de forma simples.

A biblioteca contém os mesmos comandos que voce já é aconstumado a usar como USE, SELECT, COMMIT, REPLACE, DELETE, FIND, LOCATE, SET FILTER, etc. ou seja, o básico para bancos de dados.

Além destes comandos permito executar comandos SQL também.

Isto tudo foi conseguido porque eu andava atrás de OCXs e controles Activex para serrem acessados por meu sistema e me deparei com o fato de ter de integrar alguns softwares com o meu sistema usando arquivo mais básicos como Access mas o fato de ter de usar uma das RDDs existentes, o grau de dificuldade de implantar seus métodos somente para ter um pequeno acesso não me alegrava.

Então comecei a pesquisar tudo sobre XML e fui criando a biblioteca, foi quando de-repente ela estava como esta agora. Me permitindo trabalhar com tudo isto que falei ao mesmo tempo.

Pra mim ela é como uma filha que eu não esperava e me veio trazer alegria, mas agora to indeciso se crio um sistema usando Access, Firebird, blablabla...

Em suma, se voce pensa em usar outro banco de dados em seu sistema sem ter de parar tudo e começar do zero acho que é uma boa pedida, mas veja isto é um trabalh simples feito em um mês. Se quizer algo mais maduro use as opções que apresentei.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Luiz
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Luiz »

Parabens cara, com isso vou poder eliminar os programas externos que eu usava pra acessar o firebird. :D

Valeu :|<
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Então mãos a obra e vá me dando retorno.

Jarbas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Jarbas »

Rochinha, mto obrigado, eu experimentar e te conto depois.

Valeu e até mais.

Abs
Jarbas
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Como estou sempre trocando link com atualizações aqui esta o mais novo:

http://www.shoppmarketing.com/forum/hbadox.612.11.zip

@braços :?)

viniciuspc
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por viniciuspc »

Salve Rocinha,

tentei compilar um programinha que fiz para acessar o firebird e encontrei este erro :

Código: Selecionar todos

Harbour Devel build 1.1-0 Intl.
Copyright 1999-2007, http://www.harbour-project.org/
Harbour MiniGUI Extended Distribution
adoxb.ch(52) Error E0017  Ambiguous match pattern in #translate/#command
olhando o arquivo, a linha 52 :

#command ADO SORT ON [<(cF)>][<(x)>]=> ADOSORT( [<(cF)>][, <(x)>] )
resolvi comenta-la, pois não uso este comando ;)

o codigo é mais ou menos assim :

#Include "minigui.ch"
#include "adoxb.ch"

Priv StrDatabase   := "C:\apagar\tabunif\tabunif.gdb"
Priv StrConnection := "DRIVER=Firebird/InterBase(r) driver; UID=sysdba; PWD=masterkey; DBNAME="+StrDatabase

ADOSetRDD( "FIREBIRD" )

ADO CONNECT StrConnection
agora o problema é na conecção, apresenta a janelinha abaixo :

Imagem

pelo que percebi, tenho que instalar o driver ODBC do Firebird... :P

não teria como não usar o ODBC e ler apenas nativo? :D

estou usando o MiniGui extend (apenas ele, com o Harbour do pacote) e o BCC 5.5

:xau

[]´s
Clipper 5.2e + Blinker 5.10
Harbour 3.0.0 (Rev. 16951) + Microsoft Visual C++ 16.0.40219 (32-bit)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Na verdade o acessovia ADO fornece maior rapidez e facilidades que o método tradicional via RDDs existentes nas bibliotecas Fivewin e etc.

Se voce analisar os programas feitos em Delphi por exemplo, muitos usam algum tipo de ponte como o DBE para o acesso e o uso de ODBC para firebird é praticamente invisivel mesmo usando o ADO.

Mas creio com toda certeza que o driver ODBC nao sera impecilho para voce mas com o uso da biblioteca voce obtera grandes resultados.

De forma nativa os meios de acesso usam linguagem Delphi e mesmo no VB ainda usa o ODBC portanto apresentar seu aplicativo com o logo Firebird mesmo que acesse via ODBC nao desmerecera o mesmo pois apenas mostrara a forca e o poder de seu aplicativo.

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

O blog da ADOxb será usado para outros fins, portanto estou trazendo seu conteudo para cá e agora tem um tópico fixo somente para tratar deste assunto:

ADOxb - BIblioteca de funções de Acesso SQL

Luciano Bonfim
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Luciano Bonfim »

o adoxh funciona com meu sistema compilado com xharbour 0.99.71?
Muito Obrigado,

Luciano Bonfim de Azevedo
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
www.linkedin.com/in/lucianobonfim
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Luciano Bonfim escreveu:o adoxh funciona com meu sistema compilado com xharbour 0.99.71?
Essa LIB é do Rochinha, se ele compilar com a versão da CVS-9971 ela vai rodar normal !!!
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder