Demora para carregar o sistema.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Poka
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Demora para carregar o sistema.

Mensagem por Poka »

Olá a todos,

Tenho esse problema somente quando no servidor está XP e no terminal W98.

Alguem tem alguma dica?.

Poka
Everton
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Everton »

Olá Poka,

Por esperiência recomendo vc fazer o contrario, deixar o servidor como win 98 e estação XP, pois é mais estável, tem varios topicos falando sobre como melhorar a performace no xp, vc poderia tentar tbm, pois eu fiz o do timeslic.obj e ficou bom no XP, pois uso server 2003 com XP, qualquer coisa estamos ai..
Everton Luiz Penteado
Clipper 5.2b - Blink 7.0
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

EVERTON

Mensagem por ederxc »

CARA como vc linka o seu timeslic.obj .. tentei fazer de varias maneiras e ñ estou conseguindo .. o clipper é rtlink
C:\Xharbour\Xdev\Fw\VSX
Everton
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Everton »

Olá Ederrx

Eu fiz assim coloquei no meu arquivo .lnk o timeslic, e coloca no seu programa principal o comando FreeTSlice() ai é só compilar e pronto, pelo menos foi assim pra mim e melhora bastante a performace do sistema nas plataforma XP, qualquer coisa estamos ai...
Everton Luiz Penteado
Clipper 5.2b - Blink 7.0
Poka
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Poka »

Olá Everton.

Primeiramente, obrigado por responder. Eu já uso o Timeslic, mas mesmo assim, estava demorando para carregar o sistema.
Eu disse servidor, mas náo é servidor dedicado, é o computador melhor da rede, que também é usado.

Se o sistema estiver instalado num computador com W98, carrega normal de qualquer terminal, mesmo o terminal sendo XP, agora se o sistema estiver instalado num computador com XP, do terminal demora muito p/ carregar. Foi resolvido instalando o sistema num computador com W98. e está funcionando normal

Um abraço

Poka

" Deus me dando saúde e dinheiro, o resto eu me viro sózinho"
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Se vc tiver mais de ums 6 ou 7 maquinas penduradas no 98 vc terá problemas pois ele nao é um sistema projetado para ser um servidor de rede para grandes volumes, o problema de carregar, se for questão de segundos acho bobeira se preocupar, isso vc tem que levar em consideração onde estáo EXE e o tamanho dele, tipo de rede, etc...

Mas o Windows XP é muito melhor opção para servidor do que o 98, ainda que vc tenha que mudar pequenas coisas no seu sistema, vai rodar tao bem quando no 98 e com muito mais segurança.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Poka
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Poka »

Olá Vagner

O meu executável sempre instalo no servidor, (entenda-se por servidor aquela rede que tem o servidor dedicado, e a que não tem, é o melhor computador da rede).
O meu sistema funciona perfeitamente em redes com servidor Linux/Samba,
W2000, W3000, W98, mas quando tem o XP, demora muito, e não é questao de segundos nao, é impossivel trabalhar, acredito que demora + de 5 minutos, e após carregado, a entrada em cada modulo também demora uma eternidade.

Nesses clientes que tem o XP no servidor, são apenas 3 computadores, então eu resolvo colocando o exe em outro computador com W98, mas não é o que eu queria. Eu não instalo rede, e quando pergunto para que instalou a rede, vem aquela resposta que voce ja sabe né. É clipper????.

Instalar o executavel em cada terminal está fora de cogitação, já que o sistema funciona bem em todas as outras redes.

Já uso o Timeslic

Esse é o único problema que tenho enfrentado com o clipper, a partir de janeiro/fevereiro do próximo ano vou começar com com Xharbour, mas até mudar todos os sistemas, vai demorar um pouco. Acredito até que seja alguma configuração no XP. Obs: se no terminal está XP e no servidor 98, não tem esse problema.

Você com toda a sua experiencia , ou algum colega aqui do forum
se tiver alguma solução, por favor coloque aqui no forum.

Um abraço

Poka
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

O problema é na maquina, ela pode até ser boa, mas a memória é lenta, o processador não ajuda e o cache interno e externo podem não estar auxiliando voce.

Verifique se o SMARTDRV esta ativo na maquina server, ele ajuda muito nestes casos.

Aumente os FILES(200) e diminua os BUFFERS(uns 30 ou menos).

Não sei se no Harbour ainda se usa o configurar FILES mas é melhor voce fazer esta troca o mais rapido.

Em suma uma coisa que ainda não consigo explicação é:

No servidor o FILES pode estar 200, seu aplicativo usa no pico 40 em cada sessão então se voce abrir quatro sessões este limite ira cair, Cerot ou Errado?

Se for certo porque devo configurar cada cliente com FILES e BUFFERS se ao abrir em rede estou abrindo no servidor.
Se for errado então porque o servidor perde a performance e os aplicativos voam como teco-teco.

Então configure os FILES e BUFFERS identicamente em todos os CONFIGs e AUTOEXECs, BAT e NT e ative o SMARTDRV em todas as maquinas.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

completando as dicas do rochinha.

Use o comando COMMIT somente ao final de cada transação, supondo que vc vá faze uma alteração em LOTE em uma rquivo com um WHILE por exemplo, só use o commit no final da operação, o commit é o maior causador de problemas do tipo, vale tentar observar isto tambem.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
cl@udio
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por cl@udio »

Tenho este mesmo problema de carregar o sistema em clipper.
E um servidor samba com um servidor dual um giga de ram placas 3com em 100.
O servidor e um CentOS com samba versao 3.

A maquina com o xp foi instalação e o micro era deste sim+ e que vinha com linux.
Quando clico no icone para entrar no sistema esta levando uns 14 segundos para entrar.
O que eu faco é abrir dois arquivos dbf com no maximo 10 registros cada um.
Nao tem replace nada.
O que vcs poderiam dizer.
O problema ser:

O samba;
O Servidor;
A estacao com xp;
Cabeamento e o padrao 568b;
O Hub e um encore de 24 portas; ( este eu nunca tinha trabalhado com ele)
[]s
claudio
Ademir
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Ademir »

Bom dia pessoal !

Acabei de testar um sistema que estou desenvolvendo utilizando o timeslic.obj com o blinker do 5.3b. SHOW DE BOLA !!! Fiz o teste no XP. No 98 funciona da mesma forma ?

Um grande abraço.
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

:D sim funciona !
C:\Xharbour\Xdev\Fw\VSX
cl@udio
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por cl@udio »

Eu utilizo timeslic.obj nao na hora de carregar o sistema fica lento e isto acontece so nas maquinas xp .
[]s
claudio
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Everton escreveu:Por esperiência recomendo vc fazer o contrario, deixar o servidor como win 98 e estação XP, pois é mais estável, tem varios topicos falando sobre como melhorar a performace no xp, vc poderia tentar tbm, pois eu fiz o do timeslic.obj e ficou bom no XP, pois uso server 2003 com XP, qualquer coisa estamos ai..
Everton, já digo o contrário: o XP é mais estável como servidor para se trabalhar em redes. Já tive problemas com servidor 98 e estações XP, uns problemas sem explicação: as vendas ficavam duplicadas, estoques diferentes do normal, etc...
O que pode ser feito é melhorar a performance da rede. O ideal mesmo, na minha opinião, é utilizar o 2003 Server no servidor e XP nas estações (isso quando o cliente compra máquinas novas). Se precisar colocar o 98 na rede, aconselho colocar como estação.
CLIPPER 5.2 / BLINKER
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

O ideal mesmo, na minha opinião, é utilizar o 2003 Server no servidor e XP nas estações (isso quando o cliente compra máquinas novas).
Isso pra min é perfeito, mas tem um custo meio alto no 2003 ...estou indo na manha para o linux, toh biliscando o linux na manha...todo mundo fala que com o linux de servidor a conversa fica outra !!! toh caminhando a favor do linux...assim que eu tiver alguns resultados...volto no forum para deixa os caminho da pedra....

flw....
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder