Boa tarde! Estou com um problema de índice no clipper; O programa indexa um arquivo de 1.597.034 registros, mas na hora de pesquisar, ele não está encontrando o registro. Gostaria de saber se há um limite máximo de registros para um arquivo DBF.
Obrigada. Eliana.
Nº Máximo de Registros que podem ser indexados no clipper
Moderador: Moderadores
-
Eliana.Slin
- Usuário Nível 1

Tenho bases de dados maiores e não tive problema com o índice como vc esta relatando.
A quantidade de registro que o DBF aguenta trabalhar é mais teórica do que prática.
Um DBF com muitos milhões de registros já é caso de se pensar em usar um outro Banco de Dados mais potente. Oracle, por exemplo.
A quantidade de registro que o DBF aguenta trabalhar é mais teórica do que prática.
Um DBF com muitos milhões de registros já é caso de se pensar em usar um outro Banco de Dados mais potente. Oracle, por exemplo.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
-
Eliana.Slin
- Usuário Nível 1

Nº Máximo de Registros que podem ser indexados no clipper
Obrigada pela resposta, mas consegui resolver o problema, fragmentei a base de dados e o programa rodou normalmente, então, isso quer dizer que existe um nº máximo dependendo da estrutura do arquivo, mas deu para solucionar o problema de meu cliente por hora.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Me responda:
O que significa fragmentar a base de dados?
Voce dividiu o arquivo em partes ou usou o Defrag em seu equipamento?
Nào seria necessário voce fazer o primeiro passo e sim verificar se existe espaço disponivel para a indexação, pois se voce tem um arquivo com 1.000.000 e possui vários indices multiplique o tamanho da base pelo numeor de indices deste arquivo e verá que juntos tomam um belo espaço de seu HD e provavelmente o indice que voce acionou não estava completo.
Se não me engano para o Clipper o máximo é um bilhão(1.000.000.000) e ainda assim depende muito da memória de sua maquina se ela não suportar esta abertura voce não poderá nem mesmo abrir este seu arquivo juntos com seus indices.
Me responda:
O que significa fragmentar a base de dados?
Voce dividiu o arquivo em partes ou usou o Defrag em seu equipamento?
Nào seria necessário voce fazer o primeiro passo e sim verificar se existe espaço disponivel para a indexação, pois se voce tem um arquivo com 1.000.000 e possui vários indices multiplique o tamanho da base pelo numeor de indices deste arquivo e verá que juntos tomam um belo espaço de seu HD e provavelmente o indice que voce acionou não estava completo.
Se não me engano para o Clipper o máximo é um bilhão(1.000.000.000) e ainda assim depende muito da memória de sua maquina se ela não suportar esta abertura voce não poderá nem mesmo abrir este seu arquivo juntos com seus indices.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
também to com voce Rochinha,
o limite é mais teorico do que pratico,
mas que ele existe sim, e quando aparece é um tormento, ainda bem.
É que gracas a um problema como esse, me alertou pra olutras ferramentas e ja to pensando em xharbour,minigui, lendo , testando, coisa que nao fazia a muito tempo.
Tenho bases enorme e relatorios a serem gerados que se tornam pontos inatingiveis, pois preciso criar n indices, olha que uso nsx, que ja me permite ate 50 indices num unico arquivo, e tem casos que pra um dbf tenho dois nsx com 50 indices cada, funciona sim, mas se torna impraticavel quando se precisa alterar um indice ou criar um novo, a fim de gerar o tal relatorio, e o tamanho desses arquivos, o tempo pra gerar um indice com por exemplo 4 milhoes de registros ?
fica realmente impraticavel, ai ja é hora de mudar pra sql, ou outro ate pra facilitar as consultas com select, view, query, e outras opcoes.
o limite é mais teorico do que pratico,
mas que ele existe sim, e quando aparece é um tormento, ainda bem.
É que gracas a um problema como esse, me alertou pra olutras ferramentas e ja to pensando em xharbour,minigui, lendo , testando, coisa que nao fazia a muito tempo.
Tenho bases enorme e relatorios a serem gerados que se tornam pontos inatingiveis, pois preciso criar n indices, olha que uso nsx, que ja me permite ate 50 indices num unico arquivo, e tem casos que pra um dbf tenho dois nsx com 50 indices cada, funciona sim, mas se torna impraticavel quando se precisa alterar um indice ou criar um novo, a fim de gerar o tal relatorio, e o tamanho desses arquivos, o tempo pra gerar um indice com por exemplo 4 milhoes de registros ?
fica realmente impraticavel, ai ja é hora de mudar pra sql, ou outro ate pra facilitar as consultas com select, view, query, e outras opcoes.