Olá, gostaria de saber como capturar o nome do usuário que logou no windows em clipper.
Alguém pode me ajudar ??
Obrigado
Capturar o nome do usuário do windows em clipper
Moderador: Moderadores
-
TerraSoftware
- Usuário Nível 3

- Contato:
- Pablo César
- Usuário Nível 7

- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Parceiro... NOVELL, AMPLUS, LANTASTIC, W3.1, 95, 98, 98se, ME, XP, NT, VISTA etc...
usuario = NETNAME()
Nada mais do que isso....
usuario = NETNAME()
Nada mais do que isso....
Código: Selecionar todos
if empty(netname())=.f.
usuario=alltrim(netname())
else
usuario="usuario"
endif
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br
Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
goulart@provsul.com.br
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Caro Augusto,
Não funcionou em Win98. Fiz o LOGOFF e entrei como se fosse outro usuário. A função me devolveu o nome da estação e não que está logado.
Acheu muito bom para ser verdade. Eu ja usava esta função mas para determinar o nome do computador (deve ser o nome em que está registrado na (Identificação, Nome do computador) nas propriedades de rede.
Mas o interessante seria saber que está LOGADO. As vezes o usuário dá um ESC e não entra com a senha. Mas para a rede poder se conectar, utilizando NET USE, precisa que esteja LOGADO com nome e senha.
Espero que haja solução para os WINDOWS 98 e 95. Porque nos WINDOWS padrão NT, ja tem a variavel ambiente USERNAME como disse o colega anteriormente.
Não funcionou em Win98. Fiz o LOGOFF e entrei como se fosse outro usuário. A função me devolveu o nome da estação e não que está logado.
Acheu muito bom para ser verdade. Eu ja usava esta função mas para determinar o nome do computador (deve ser o nome em que está registrado na (Identificação, Nome do computador) nas propriedades de rede.
Mas o interessante seria saber que está LOGADO. As vezes o usuário dá um ESC e não entra com a senha. Mas para a rede poder se conectar, utilizando NET USE, precisa que esteja LOGADO com nome e senha.
Espero que haja solução para os WINDOWS 98 e 95. Porque nos WINDOWS padrão NT, ja tem a variavel ambiente USERNAME como disse o colega anteriormente.
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Realmente Pablo... Vc tem toda razão...
A função NETNAME() retorna o nome da "máquina" e não o do usuário logado...
Por outro lado, nos sistemas em que necessito saber qual "usuário" está usando o sistema, solicito USUÁRIO e SENHA no próprio sistema, despresando qualquer variável de ambiente, até prq é mais seguro.
De qqr forma... valeu pela intervenção...
A função NETNAME() retorna o nome da "máquina" e não o do usuário logado...
Por outro lado, nos sistemas em que necessito saber qual "usuário" está usando o sistema, solicito USUÁRIO e SENHA no próprio sistema, despresando qualquer variável de ambiente, até prq é mais seguro.
De qqr forma... valeu pela intervenção...
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br
goulart@provsul.com.br
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Sim concordo contigo quando é para identificar o usuário na sua aplicação. Porém quando se trata de você entrar no sistema que é uma estação numa rede e o usuário não está logado, precisa-se rodar uma rotina para conectar-se ao servidor. Para isso utilizo o NET USE para FORÇAR aquela estação estar conectada ao servidor. Mas já viu... usuário as vezes dá um ESC quando liga a máquina ou até mesmo aquela estação pode perder a conexão simplesmente. É por isso a necessidade em saber o nome do usuário para que desta forma você saiba nos (WINDOWS 98 e 95, que não exigem o LOGON para entrar no WINDOWS) se foi feito o LOGON ou não.Augusto escreveu:Por outro lado, nos sistemas em que necessito saber qual "usuário" está usando o sistema, solicito USUÁRIO e SENHA no próprio sistema, despresando qualquer variável de ambiente, até prq é mais seguro.
Também cabe perguntar ao colega ddnardi qual seria a finalidade ora também porque originou este tópico, e eu entrei de caiado, porque não tive solução ao tópico que tinha aberto https://pctoledo.org/forum/viewto ... 905c6818ed.
Eu fico no aguardo para uma solução sobre isto.
Um clip-abraço. :)Pos