Clipper no XP Starter Edition

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Eu queria saber como configuro os files no Windows XP Starter Edition. No Professional, é só configurar em "C:\windows\system32\config.nt", agora no Starter Edition não está funcionando.
Será q alguém ai podia me ajudar?
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Pringles,
Diz pra gente o que não está funcionando no Starter Edition, se vc não consegue compilar e/ou linkar um programa, vc não consegue rodar um EXE feito com o Clipper, vc roda mas dá erro em algum lugar do programa (dá alguma mensagem de erro?) etc. Diga também qual Clipper e linkador vc usa.
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Entaum, quando vou rodar o ".exe" do meu sistema no Starter Edition, ele exibe uma tela de erro: "ERROR DBF/NTX 1006: DOS ERROR 4", porque não conseguiu criar os índices (".ntx") do sistema. Eu entrei pelo modo de segurança e, pelo prompt de comando, mandei executar e ele executou normal, inclusive criando os índices.
Nós usamos o Clipper 5.0, até verifiquei num livro sobre o erro. É um erro do tipo "OPEN ERROR", que ele não consegue abrir o DBF p/ criar os índices. É alguma configuração naquela versão do Windows, pq eu já instalei em quase todas as versões de Windows e funcionou normal, desde o 95 até o XP Professional. No caso do Professional, eu configurava o files do arquivo C:\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG.NT e ele criava os índices normalmente. Eu fiz a mesma configuração no Starter Edition e deu esse problema. Eu queria saber se existe outro arquivo de configuração pra acertar isso, ou se alguém sabe porque tá dando esse problema.
OBS: os arquivos ".DBF" não estão como somente leitura.
Valeu
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Bem vindo ao FORUM colega !.

Só basta criar a variável de ambiente chamada CLIPPER. É só dar um SET CLIPPER=F100, podendo ser no arquivo .BAT que chama seu aplicativo. Inclusive nessa mesma .BAT você poderá fazer o MODE CON para que a janela fique com tamanho grande.

Um clip-abraço :)Pos
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Pringles,

a) linhas no final do arquivo c:\windows\system32\CONFIG.nt:
FILES=250
BUFFERS=30

b) linha no final do arquivo c:\windows\system32\AUTOEXEC.nt:
SET CLIPPER=F250

Com isso, o Clipper vai poder abrir até 250 arquivos (DBF / NTX) simultaneamente e o erro ERROR DBF/NTX 1006: DOS ERROR 4 vai sumir.
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Valeu pelas dicas pessoal, vou testar amanhã as dicas q vocês me passaram.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Só pra completar.....na seção de Donwloads do PCTOLEDO....tem um exemplo que adaptei pra min usar....ou seja.....eu vejo qual é o WINDOWS e mando fazer as alterações automaticamente no CONFIG.....se quiser posso te mandar o exemplo......ai vc não esquenta mais a cabeça....em ter que configurar os FILES....e BUFFERS....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Obrigado pelas dicas pessoal, acertei as configurações e deu tudo certo.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

pringles:
Obrigado pelas dicas pessoal, acertei as configurações e deu tudo certo.
Tche, posta ai como vc resolveu..para futuros colegas que tiverem o mesmo problema poderem resolver.....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Na verdade, tem dois arquivos que precisam ser configurados. Mas naquele caso, tive que configurar os arquivos em um diretório diferente: C:\WINDOWS.0\SYSTEM32\CONFIG.NT e C:\WINDOWS.0\SYSTEM32\CONFIG.TMP.
Foi só acertar a opção FILES dos arquivos e funcionou, depois de reiniciar a máquina.
Responder