Boa tarde à todos!
Está disponivel para download a xDevStudio v0.65 com diversas melhorias importantes neste link dentre as quais destaco:
Notas da xDevStudio versão 0.65
Fizemos alguns ultimos ajustes nesta versão para torna-la compatível com todos os recursos existentes na antiga versão 0.33 (lembram desta?)... Pois embora a xDevStudio atual possua milhares de recursos à mais do que a versão 0.33, esta versão mais recente não pôde incorporar de imediato alguns detalhes importantes que só foram agregados agora nesta versão:
* Salvar Automático:
Ao se teclar F9 não é mais necessário salvar obrigatóriamente todos os seus .PRG que estão sendo editados para poder conferir o resultado da linkedição. Se no momento da compilação e execução, algum .PRG ainda não estiver salvo a xDevStudio salvará o source temporariamente e irá compilar e linkar este arquivo no seu .EXE, eliminando a necessidade de dar-se um CTRL+S explícito antes da linkagem.
Desta maneira temos a oportunidade de podermos averiguar como determinada alteração no código-fonte irá se comportar.
* Erros em Destaque:
A xDevStudio destaca com cores diferentes as linhas de erro detectadas durante o processo de compilação e linkedição. Este recurso visual auxilia em muito a fácil localização de erros no seu source e
Desde a versão 0.33 que muuuitos usuarios solicitavam o retorno deste (importante?!) recurso que agora está disponível a partir da v0.64.
* Code Completion
Eis um recurso que eu sentia muita falta. O Code Completion pode ser ativado via teclado com Ctrl-Space e ao pressionar este conjunto de teclas a xDev apresenta um combo com os nomes das funções, procedures, defines, pseudo functions, translates e xtranslates disponíveis em seu .PRG! Igual à versão v0.33 e anteriores, ela também pesquisa o projeto aberto (quando o PRG atual fizer parte do projeto) e exibe todas os recursos disponíveis no seu projeto.
A grande diferença e que na minha humilde opnião é a maior sacada deste recurso na versão 0.64 é que agora a xDevStudio é capaz de detectar no seu projeto com qual compilador e lib gráfica você está trabalhando no momento. Deste modo se vc estiver com um projeto que trabalhe em Clipper/[x]Harbour ela irá lhe mostrar *APENAS* as funções disponíveis nestes compiladores. Porém, entretanto, todavia, se você estiver usando uma lib gráfica tal como FIVEWIN a listagem de funções passará a exibir as funções e constantes disponíveis em sua LIB gráfica (obviamente qdo estas informações estiverem disponíveis).
Estou providenciando para os proximos dias uma grande surpresa neste aspecto... aguardem! Este é com certeza um recurso importante que está intimamente ligado ao próximo item que quero destacar nesta versão:
* Code Parameters
Este recurso mostra, em uma janela de dica ou Tooltip, o tipo de dado dos parâmetros de uma função ou método depois que você digita o nome da função ou método e o parêntese de abertura (esquerdo). Se ele não aparecer automaticamente é só pressionar Crtl+Shift+barra de espaço. Para facilitar, o parâmetro atual aparece em negrito.
Incluir novas funções e constantes para alimentar estes 2 ultimos recursos mencionados é fácil! Basta editar os arquivos texto que ficam localizados dentro da pasta API e abrir a xDev novamente para refletir as alterações feitas.
* Script: FiveWin for [x]Harbour
Uma alteração específica fora feita no script de compilação com FW para auxiliar o processo de linkedição. É muito comum (e põe comum nisto) colocar algumas LIBs de terceiros antes das libs originais do FW. Isto ocorre com quem usa a VLIB, TWBROWSE do Herman e muitos outros casos.
Para facilitar estas situações e evitar o transtorno de ter que ativarmos a opção "LIBs CUSTOMIZADAS" da xDev, cada o arquivo .LIB possue individualmente uma configuração com a pergunta: "Antes das LIBs do FW?"
Esta questão informa à xDevStudio que esta LIB deve ser utilizada antes das LIBs do FW no momento da linkedição visando facilitar a configuração do projeto e acelerar o trabalho do programador.
Espero que este novo recurso simples seja apreciado por todos.
* Janela de Preferências
A janela para customizar as preferencias do usuario na xDev está completa. Agora é possível personalizar as cores do editor, fonte e diversas características e visualizá-las no PREVIEW antes de confirmar. Também é possível editar as palavras reservadas de uso mais comum de sua linguagem de programação.
* Templates
Este novo recurso foi incorporado na xDev devido as inúmeras solicitações de um ÚNICO cidadão! Mas confesso que isto ficou muito, muito bom mesmo!
Dentro da xDev selecione o menu EDITAR > INSERIR > TEMPLATE. Existem alguns modelos já cadastrados nesta ferramenta e você pode implementar quantos desejar.
Estou idealizando uma seção no nosso site para facilitar o download de novos templates enviados pelos uusários ou algo deste tipo. Se desejar compartilhar os seus, mande-me um email que estarei disponibilizando para todos em breve!
* API completa do xHB / FW
Preparei uma listagem completa das funções internas do Clipper, do xHarbour e do FiveWin para consulta através do Code Completion e do Code Parameters. Sendo assim, ao criar um novo projeto com xHB a xDevStudio já libera para você a listagem completa das funções do xHB incluindo todos os seus argumentos.
Se o catálogo da sua lib gráfica estiver disponível, você tb poderá consultar todas as funções e argumentos da mesma. Por enquanto este recurso está disponível para Clipper, xHB, HB e FW.
* Ocultar Painéis
Acessando o menu VISUALIZAR é possível agora ocultar os paineis localizados à esquerda e à direita da xDev. Pode-se ocultar ambos ou alterna-los conforme sua vontade. Assim você terá mais espaço na tela para editar seu código fonte e ainda escolher quando utilizar ou não um determinado painel.
* Help melhorado
O help integrado da xDevStudio (acessível pela tecla F1) foi melhorado. Nesta versão incluimos detalhes na janela de pesquisa para identificar de qual categoria cada item da pesquisa está relacionado. Melhoramos a rotina de pesquisa para identar o texto de modo a ocupar somente o tamanho necessário visando uma melhor leitura dos tópicos encontrados.
* E para terminar...
Baixe sua cópia direto do nosso site, clicando aqui ou se estiver usando a xDevStudio, clique no menu AJUDA > CHECAR NOVAS VERSÕES.
[OT] xDevStudio versao 0.65 - Liberada!
Moderador: Moderadores
Excelente, essa ide ficando show de bola.
Pena que ainda não consegui usa-la (sem tempo pra testar), só tentei usar 1 vez, mas sei que era alguma coisa que eu deixei de configurar corretamente.
Tambem tenho uma ide (bem humilde se comparada com a sua), "Genesis", mas não pretendo disponibilizar por conta de alguns bugs e falta de tempo para fazer uma revisão, ainda mais agora que a xDev conta com recursos que eu usava na Genesis como Code Completion e poder testar usando arquivos temporários.
Assim que eu passar meus sistemas pro xDev é bem provavel que eu pare com o projeto.
Parabens.
Pena que ainda não consegui usa-la (sem tempo pra testar), só tentei usar 1 vez, mas sei que era alguma coisa que eu deixei de configurar corretamente.
Tambem tenho uma ide (bem humilde se comparada com a sua), "Genesis", mas não pretendo disponibilizar por conta de alguns bugs e falta de tempo para fazer uma revisão, ainda mais agora que a xDev conta com recursos que eu usava na Genesis como Code Completion e poder testar usando arquivos temporários.
Assim que eu passar meus sistemas pro xDev é bem provavel que eu pare com o projeto.
Parabens.
"Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio." (I Coríntios 3:18)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
xHarbour | Gtwvw | HwGui | DBF+CDX | mySQL | Genesis IDE
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
xHarbour | Gtwvw | HwGui | DBF+CDX | mySQL | Genesis IDE
-
CARLOS GOMES
- Usuário Nível 1

-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

Caro Vailton, a muito procurava um editor profi como o d vcs e encontrei, adotei e agora n consigo mais usar o "velho" edit
Mas confesso q ainda uso a ver .57 pois quando compilo meu projeto o programa abre com a famosa tela em dos, no caso quando instalei a ver .57 vc me disse para habilitar "Forca app. console ?", ou seja, colocar como "Sim" entaum o fiz e deu certo, mas nas novas ver eu uso "SIM" ou "NAO" e o programa ainda abre com a tela em DOS ficando duas janelas abertas, estou usando xhb+hwgui.
Obrigado
Marcos Roberto
Obrigado
Marcos Roberto
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

Baixei a versao 0.65. Gostei de poder retirar os paineis a esquerda e a direita, mas se voce retira o painel da esquerda e depois retornar ele , a barra para ajustar seu tamanho depois volta do lado contrario ,em vez da direita volta a esquerda, não podendo mais ser reajustado. Eu sugereria que fosse salvo a posição de cada painel na momento da saida da XDEV , retornando nesta posição na próxima seção.
Muito bom o XDEV.
Luis Fernando
lfbasso@via-rs.net
Muito bom o XDEV.
Luis Fernando
lfbasso@via-rs.net
Luis Fernando Basso
Desenvolvedor VFP + XHARBOUR + HWGUI
lfbasso@gmail.com
http://www.engersoft.com.br
Desenvolvedor VFP + XHARBOUR + HWGUI
lfbasso@gmail.com