Servidor FTP

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Maligno
Membro Master
Membro Master

Servidor FTP

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Maligno, você mencionou que irias fazer funções para "FTP". Talvez não seja aqui onde deveria fazer a minha pergunta... caso isto considere-se não vinculável e for manifestado, abrirei um tópico novo. A minha pergunta é:

O quê seria necessário para criar um servidor FTP ?. Sei que talvez irão me dizer... mas pra quê, se você pode contar com internet. Mas eu gostaria de montar um servidor FTP (não na internet, isto é: pier to pier). Para o momento preciso montar um servidor HOST para que atenda chamadas Dial UP, autenticar com logins ou utilizar "Identificador de chamadas" para efetivar reconhecimento de quem está conectando e permitir receber e enviar arquivos (através de scripts). Por isso pensei: será que fazendo um servidor FTP seria possível pelo WAPI ou até seria recomendável outra solução ?
Realmente, isso é assunto estranho à biblioteca WAPI. Então decidi criar um novo tópico aqui. Não respondi nada lá, pra você poder apagar sua mensagem.

Respondendo à sua pergunta: você poderia instalar um servidor (Apache, por exemplo) na sua máquina e um servidor FTP qualquer. Mas você falou em P2P. Não entendi muito bem. Nem entendi a finalidade. Poderia ser feito, por exemplo, um servidor e um cliente para comunicação via sockets, utilizando um protocolo proprietário, não só para a troca de arquivos, mas para qualquer tipo de serviço. Talvez nem compense o esforço, já que o MSN, por exemplo, já faz isso. Depende da finalidade. Você precisa ser mais específico.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Re: Servidor FTP

Mensagem por Pablo César »

Maligno escreveu:Realmente, isso é assunto estranho à biblioteca WAPI.
Pois é ! Como logo vi que você tem intenções de fazer algo sobre FTP, também pensei que pudesse ser feito algo para SERVIDOR-FTP também. Ja que você mencionou, embora ainda não sei se é possível fazer SERVIDOR-FTP com BCC, mas seria até recomendável que você pudesse desmembrar essas funções de comunicação e protocolos do WAPI e fizerdes uma outro aplicativo separado.
Maligno escreveu:Não respondi nada lá, pra você poder apagar sua mensagem.
Muito bem, é a única forma para eu puder eliminar a mensagemalienada ao WAPI. Ja eliminei a minha mensagem.
Maligno escreveu:você poderia instalar um servidor (Apache, por exemplo) na sua máquina e um servidor FTP qualquer.
Como eu disse, não seria para trabalhar na internet. Mencionei o servidor-FTP, pois não entendo de servidor-ftp. O que eu sei, que poderia utilizar o "FTP" para trasnferir arquivos de um servidor(host) e cliente(guest). Porém não sei como deixar o host "listening" para que "qualquer" cliente possa conectarse, identificarse e logo começar a transferência de arquivos logo após ter sido aceito a sua identificação. Essa identificação, eu estava pensando fazer através do identifica~dor de chamadas, isto evitaria ter um LOGIN e SENHA. Sabendo que tal número pode utilizar o serviço, sertia liberado. Mas como eu disse, não sei como seria essa parte de conexão (muito bom se fosse pelo Dial-Up do SO) mas o servidor-host teria que ficar em looping aguardando alguém conectar a linha telefônica. Eu gostaria fazer tudo isto em modo console, mas por outro lado gostaria de utilizar o dial-up porque eu acho que seria uma solução convencional, fácil de ser configurado a questão de modems para acesso discado.
Maligno escreveu:Nem entendi a finalidade.
Seria em "não" utilizar internet e facilitar ao usuário com uma rotina de atualizações de dados. Como por exemplo, enviar certos dados para o servidor e processar esses dados para uma base única de dados.

Maligno você acha que seria possível montar algo assim ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:ainda não sei se é possível fazer SERVIDOR-FTP com BCC
O BCC é um compilador. Através dele pode-se fazer qualquer coisa.
seria até recomendável que você pudesse desmembrar essas funções de comunicação e protocolos do WAPI e fizerdes uma outro aplicativo separado.
Não há um bom motivo pra isso. São funções básicas de FTP: list, delete, etc.
Maligno você acha que seria possível montar algo assim ?
Possível eu acho que é. O problema está na complexidade. O modem recebe uma chamada, o programa identifica (um caller ID, como o que comentei outro dia?) o chamador, o programa faz o modem atender, etc, etc, etc... A finalidade disso tem que ser realmente muito rentável pra justificar tamanho trabalho. Analisando rapidamente, acho que com Clipper, mesmo que com a WAPI, a complexidade seria muito maior. Acho que teria de ser pelo Windows.

Agora, se for para manutenção de programas em clientes, o melhor seria usufruir da estrutura da internet. Aí já ficaria mais difícil. Porque tem de ser pelo dial-up direto com o programa?
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Maligno escreveu:Porque tem de ser pelo dial-up direto com o programa?
Para facilitar a vida do usuário. Deixar tudo masticadinho... Se de dentro do programa eu puder chamar o Dial-Up (o que já é possível), e o host puder atender... será uma mão na roda...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Não será uma empreitada pequena. Pense bem a respeito. Talvez não compense deixar tudo tão mastigado para o usuário. :)
[]'s
Maligno
---

---
Responder