Compilar pelo Pen Drive???
Moderador: Moderadores
Compilar pelo Pen Drive???
Olá pessoal,
Faço muita manutenção nos locais de meus clientes, quero migrar 100% de meus sistemas, mas não gostaria de instalar todo o necessário nas máquinas dos clientes, por isso pergunto:
Existe a possibilidade de se gerar o executável pelo pen drive?
Quais arquivos realmente necessários, configurar definição de paths, letra da unidade do pen, etc?
Grato por qualquer dica.
Utilizo o xHarbour 0.99.70+Bcc 5.5.1+UPX
Obrigado :xau
Faço muita manutenção nos locais de meus clientes, quero migrar 100% de meus sistemas, mas não gostaria de instalar todo o necessário nas máquinas dos clientes, por isso pergunto:
Quais arquivos realmente necessários, configurar definição de paths, letra da unidade do pen, etc?
Grato por qualquer dica.
A configuração necessária num pendrive é exatamente a mesma que você já usa no seu HD. A única coisa diferente é que quando engatar seu pendrive no cliente, você terá de rodar um batch pra configurar as variáveis de ambiente. Coisa simples.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Entenda o pendrive como um drive da máquina.
Vc deve instalar todos os programas necessários nele.
Prepare um arquivo em lote (.BAT - morcegão) para configurar a máquina para trabalhar com o drive lógico (Letra do drive).
Vale lembrar que a letra pode mudar, dependendo do que esta instalado na máquina do usuário. Então vc talvez tenha que criar um arquivo para cada cliente ou determinados tipos de arquivos.
Vc pode instalar seu editor de programas (editor de texto) na máquina do usuário e trabalhar com os fontes no pendrive.
Vc deve instalar todos os programas necessários nele.
Prepare um arquivo em lote (.BAT - morcegão) para configurar a máquina para trabalhar com o drive lógico (Letra do drive).
Vale lembrar que a letra pode mudar, dependendo do que esta instalado na máquina do usuário. Então vc talvez tenha que criar um arquivo para cada cliente ou determinados tipos de arquivos.
Vc pode instalar seu editor de programas (editor de texto) na máquina do usuário e trabalhar com os fontes no pendrive.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Re: Compilar pelo Pen Drive???
Desculpe pela pergunta, mas isso significa dizer que os seus códigos estão com o cliente? Ou então que você vai levar a pacotada toda de PRGs no pen e compilar na hora?teco escreveu:Olá pessoal,
Grato por qualquer dica.
Mais fácil instalar tudo lá no cara mesmo então... Assim da proxima vez só envia os fontes e ele compila
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Obrigado pelas tão rápidas e prestativas respostas.
Vou seguir as idéias feitas pelo Maligno e GVC.
Os fontes sempre estão só comigo. É que muitas das vezes há necessidade de se alterar algumas coisas pequenas e rápidas, ficando as maiores para se fazer na minha máquina. Mas valeu por perguntar. :xau
Vou seguir as idéias feitas pelo Maligno e GVC.
Stanis,Desculpe pela pergunta, mas isso significa dizer que os seus códigos estão com o cliente? Ou então que você vai levar a pacotada toda de PRGs no pen e compilar na hora?![]()
Os fontes sempre estão só comigo. É que muitas das vezes há necessidade de se alterar algumas coisas pequenas e rápidas, ficando as maiores para se fazer na minha máquina. Mas valeu por perguntar. :xau
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Se você entender bem arquivos .BAT será muito fácil. Crie um arquivo em seu pen-drive que ao ser rodado substitua as variáveis de ambiente que estão na máquina do cliente pelas que estão em seu pen-drive, inclusive o PATH.
Para que você não tenha que ficar alterando o arquivo .BAT para substituir a letra referente ao drive - que irá mudar de acordo com a máquina do cliente - use a sintaxe: %1 que irá substituir automaticamente a letra no arquivo, e para rodar o arquivo .BAT você deverá primeiramente identificar qual a letra que foi abribuída ao seu pen-drive e rodar o arquivo fazendo referência a ela. Algo como: REDIRPEN X:
Dúvidas? Volte a postar...
Para que você não tenha que ficar alterando o arquivo .BAT para substituir a letra referente ao drive - que irá mudar de acordo com a máquina do cliente - use a sintaxe: %1 que irá substituir automaticamente a letra no arquivo, e para rodar o arquivo .BAT você deverá primeiramente identificar qual a letra que foi abribuída ao seu pen-drive e rodar o arquivo fazendo referência a ela. Algo como: REDIRPEN X:
Dúvidas? Volte a postar...
Os computadores não sabem o que fazem. Nós, na maioria das vezes, também não...
E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

A uns 2 anos atras eu trabalhava assim mas tive q abandonar por causa da sincronia entre os prgs q estavam no pendriver e o q estavam em minha maquina, no inicio eu conseguia gerenciar depois n sabia mais qual era o mais atualizado entaum tinha q olhar data e hora da ultima gravacao, isso fazia o trabalho ficar lendo, entaum abandonei a ideia. Atualmente eu levo o meu notebook e trabalho somente com ele, uso o micro em casa apenas para backup.
Marcos Roberto
Marcos Roberto
Excelente dica do %1, Diogenes.
Em relação a dificuldade que vc Marcos teve, resolvi utilizando já a bastante tempo, dois bats que criei, utilizando o ARJ com a opção de atualizar arquivos, da seguinte forma:
após modificados e/ou incluídos PRG's, executo o C.BAT
Ex. c sistema
De posse do compactado atualizado, de dentro da pasta do referido sistema, executo o D.BAT
Ex: d sistema
Com isso copia apenas os arquivos mais novos.
Não podendo é claro deixar de atualizar os compactados atualizados, como já fiz algumas vezes (rsrsrsrs).
Um abraço a todos.
)
Em relação a dificuldade que vc Marcos teve, resolvi utilizando já a bastante tempo, dois bats que criei, utilizando o ARJ com a opção de atualizar arquivos, da seguinte forma:
após modificados e/ou incluídos PRG's, executo o C.BAT
Ex. c sistema
Código: Selecionar todos
@ECHO OFF
ARJ A -U %1 *.RMK *.LNK *.PRG *.BAT *.OLD *.COP *.RC *.ICO *.BC
PAUSE
ARJ T %1
@ECHO ON
Ex: d sistema
Código: Selecionar todos
@ECHO OFF
ARJ E -U %1
@ECHO ON
Não podendo é claro deixar de atualizar os compactados atualizados, como já fiz algumas vezes (rsrsrsrs).
Um abraço a todos.
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Se você quiser, pode instalar tudo na máquina do cliente, MENOS os PRG's.
É configurar para que o compilador busque os fontes no PENDRIVE e fim-de-papo.
Evidente que a sincronia citada pelo colega Marcos é um complicador, porém existem alguns bons programas, e grátis, para fazer este trabalho de sincronização.
Eu pessoalmente, prefiro levar o NoteBook, conectar na rede do cliente e trabalhar com traquilidade. E para isto basta um NoteBook com Pentium, HD de 20Gb, 32 ou 64 de RAM, que faz o serviço numa boa. Agora se você tiver um mais "poderoso" melhor.... Evidente que também há necessidade de sincronizar com o DeskTop.
É configurar para que o compilador busque os fontes no PENDRIVE e fim-de-papo.
Evidente que a sincronia citada pelo colega Marcos é um complicador, porém existem alguns bons programas, e grátis, para fazer este trabalho de sincronização.
Eu pessoalmente, prefiro levar o NoteBook, conectar na rede do cliente e trabalhar com traquilidade. E para isto basta um NoteBook com Pentium, HD de 20Gb, 32 ou 64 de RAM, que faz o serviço numa boa. Agora se você tiver um mais "poderoso" melhor.... Evidente que também há necessidade de sincronizar com o DeskTop.
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)