Olá! Sou programador Clipper (5.2e) e necessito fazer a migração para Windows, pois estou sendo muito cobrado por clientes.
Andei pesquisando e me deparei com o xHarbour e o FiveWin, ferramentas que prometem esta migração sem muitos traumas, pois têm a mesma (ou parecida) forma de programar do Clipper, inclusive alguns comandos são iguais, pelo o que entendi.
O que gostaria de saber dos amigos, usuários mais experientes e conhecedores dessas ferramentas, é o seguinte: o que são, na verdade, xHargour e FiveWin? Qual a melhor ferramenta e a de mais fácil adaptação ao programador Clipper que não é avançadíssimo como eu, que faço códigos usando tbrowse, oGet, essas coisas, mas não me considero um programador de ponta? Onde conseguir documentação sobre isso e como começar, segundo o grau de dificuldade de cada uma delas? Por qual optar.
Como vêem, estou perdido nesse assunto, mas preciso me decidir logo e me dedicar a aprender alguma delas, já que seria mais moroso e dispendioso para mim aprender Delphi ou até mesmo o VB.
Desde já agradeço pela ajuda e conselhos que com certeza virão.
Abraço a todos!
Ajuda a um clippeiro: xharbour ou FiveWin
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Caro Sérgio,
Eu ainda não posso afirmar nada, estou na mesma situação que você. Se bem que os meus clientes ainda não me exigem que seja em Windows. Mas eu vejo a necessidade de competir com os outras aplicações GUI.
Por tudo o que eu ja lí a respeito, eu acho que será polêmico indicar alguma ferramenta XBASE para você migrar. Acredito que somente você terá condições de avaliar o que é mais indicado para você.
Éu não sei se o FIVEWIN é FREEWARE mas com certeza o xHarbour é. Então o que eu indico é você meter as caras (aqui mesmo neste forum) começando por instalar a ferramenta XBASE escolhida.
Assunto polêmico e ja foi debatido muitas vezes e intensamente. Portanto não espere uma indicação acertada. Você mesmo irá tirar a suas conclusões.
Eu ainda não posso afirmar nada, estou na mesma situação que você. Se bem que os meus clientes ainda não me exigem que seja em Windows. Mas eu vejo a necessidade de competir com os outras aplicações GUI.
Por tudo o que eu ja lí a respeito, eu acho que será polêmico indicar alguma ferramenta XBASE para você migrar. Acredito que somente você terá condições de avaliar o que é mais indicado para você.
Éu não sei se o FIVEWIN é FREEWARE mas com certeza o xHarbour é. Então o que eu indico é você meter as caras (aqui mesmo neste forum) começando por instalar a ferramenta XBASE escolhida.
Assunto polêmico e ja foi debatido muitas vezes e intensamente. Portanto não espere uma indicação acertada. Você mesmo irá tirar a suas conclusões.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César, obrigado por estas linhas iniciais. Eu vou começar por instalar o xHarbour (gratuito), pois o FiveWin é pago. Vou seguir algumas dicas já postadas neste fórum e ver como funciona a ferramenta.
O que gostaria de saber é se terei condições de fazer uma janela como nos programas Windows, com botões, essas coisas.
Sérgio
O que gostaria de saber é se terei condições de fazer uma janela como nos programas Windows, com botões, essas coisas.
Sérgio
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Com certeza, Sérgio que você pode ! Mas creio que irás precisar das ferramentas GUI para isso. Como MiniGui e HwGui para xHarbour (acredito que tem outros).
Boa sorte, colega ! Com certeza você irá conseguir tais objetivos e espero que você nos ajude quando você ficar carque e precisarmos.
Boa sorte, colega ! Com certeza você irá conseguir tais objetivos e espero que você nos ajude quando você ficar carque e precisarmos.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- sygecom
- Administrador

- Contato:
simoneira,
Trate o xharbour como uma atualização do clipper...referente as GUI a Fivewin é boa...mas tem varias opções gratuitas que são boas Tb. eu particularmente toh usando a Hwgui....mas existem varias...uma muito boa tb. é a Minigui...mas aconselho vc a usar o xharbour em modo console primeiro...faça seus apalicativos em clipper rodar em 32 bits e depois sim meta a mão em uma LIB GUI...
Obs: duvidas sobre o xharbour post na seção xharbour
Abraços
Leonardo Machado
Trate o xharbour como uma atualização do clipper...referente as GUI a Fivewin é boa...mas tem varias opções gratuitas que são boas Tb. eu particularmente toh usando a Hwgui....mas existem varias...uma muito boa tb. é a Minigui...mas aconselho vc a usar o xharbour em modo console primeiro...faça seus apalicativos em clipper rodar em 32 bits e depois sim meta a mão em uma LIB GUI...
Obs: duvidas sobre o xharbour post na seção xharbour
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Pablo César e Sygecom
Valeu! Vou iniciar no xHarbour, pegando as dicas que já estão no fórum e manteremos contato (junto com os outros amigos) para evoluirmos juntos.
A propósito, Sygecom, também sou dos pampas, de Dom Pedrito, fronteira com o Uruguai, mas moro em Esteio. Aos amigos que estranham, é difícil a gauchada largar o tchê, faz parte da nossa cultura.
Abraços,
Sérgio.
Valeu! Vou iniciar no xHarbour, pegando as dicas que já estão no fórum e manteremos contato (junto com os outros amigos) para evoluirmos juntos.
A propósito, Sygecom, também sou dos pampas, de Dom Pedrito, fronteira com o Uruguai, mas moro em Esteio. Aos amigos que estranham, é difícil a gauchada largar o tchê, faz parte da nossa cultura.
Abraços,
Sérgio.