Olá! Sou programador Clipper (5.2e) e necessito fazer a migração para Windows, pois estou sendo muito cobrado por clientes.
Andei pesquisando e me deparei com o xHarbour e o FiveWin, ferramentas que prometem esta migração sem muitos traumas, pois têm a mesma (ou parecida) forma de programar do Clipper, inclusive alguns comandos são iguais, pelo o que entendi.
O que gostaria de saber dos amigos, usuários mais experientes e conhecedores dessas ferramentas, é o seguinte: o que são, na verdade, xHargour e FiveWin? Qual a melhor ferramenta e a de mais fácil adaptação ao programador Clipper que não é avançadíssimo como eu, que faço códigos usando tbrowse, oGet, essas coisas, mas não me considero um programador de ponta? Onde conseguir documentação sobre isso e como começar, segundo o grau de dificuldade de cada uma delas? Por qual optar.
Como vêem, estou perdido nesse assunto, mas preciso me decidir logo e me dedicar a aprender alguma delas, já que seria mais moroso e dispendioso para mim aprender Delphi ou até mesmo o VB.
Desde já agradeço pela ajuda e conselhos que com certeza virão.
Abraço a todos!
Ajuda a um clippeiro: xharbour ou FiveWin
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Caro Sérgio,
Eu ainda não posso afirmar nada, estou na mesma situação que você. Se bem que os meus clientes ainda não me exigem que seja em Windows. Mas eu vejo a necessidade de competir com os outras aplicações GUI.
Por tudo o que eu ja lí a respeito, eu acho que será polêmico indicar alguma ferramenta XBASE para você migrar. Acredito que somente você terá condições de avaliar o que é mais indicado para você.
Éu não sei se o FIVEWIN é FREEWARE mas com certeza o xHarbour é. Então o que eu indico é você meter as caras (aqui mesmo neste forum) começando por instalar a ferramenta XBASE escolhida.
Assunto polêmico e ja foi debatido muitas vezes e intensamente. Portanto não espere uma indicação acertada. Você mesmo irá tirar a suas conclusões.