GET com temporizador
Moderador: Moderadores
GET com temporizador
Pessoal,
To migrando do Clipper52e pro XHarbour, sem LIB visual, e preciso do que se segue...
Um usuário navega num TBrowse e, sobre o registro X, tecla ENTER para editá-lo. Meu programa então bloqueia o registro e abre os respectivos campos numa outra tela. O usuário altera o que precisar, grava as alterações e, na saída, o registro é UNLOCKado. Aí aí, baba. O problema é o que o usuário "esquece" essa tela aberta e então o arquivo fica "amarrado", até que o usuário saia da edição...
O que eu imagino que preciso: alterar o GETSYS, na parte onde ele captura as teclas pressionadas, trocando o inkey(0) por um inkey() e controlando o tempo dentro do loop: se o usuário não teclar nada por X tempo, o READ é abortado, então UNLOCKo o regisrto e volto o controle pro TBrowse.
Ah, no TBrowse vai ser a mesma coisa, mas isso eu já resolvi: se o usuário deixa a tela aberta, rodando sem necessidade, depois de X tempo (sem que o usuário tecla alguma coisa) ele é encerrado...
To migrando do Clipper52e pro XHarbour, sem LIB visual, e preciso do que se segue...
Um usuário navega num TBrowse e, sobre o registro X, tecla ENTER para editá-lo. Meu programa então bloqueia o registro e abre os respectivos campos numa outra tela. O usuário altera o que precisar, grava as alterações e, na saída, o registro é UNLOCKado. Aí aí, baba. O problema é o que o usuário "esquece" essa tela aberta e então o arquivo fica "amarrado", até que o usuário saia da edição...
O que eu imagino que preciso: alterar o GETSYS, na parte onde ele captura as teclas pressionadas, trocando o inkey(0) por um inkey() e controlando o tempo dentro do loop: se o usuário não teclar nada por X tempo, o READ é abortado, então UNLOCKo o regisrto e volto o controle pro TBrowse.
Ah, no TBrowse vai ser a mesma coisa, mas isso eu já resolvi: se o usuário deixa a tela aberta, rodando sem necessidade, depois de X tempo (sem que o usuário tecla alguma coisa) ele é encerrado...
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Opa,
Eu tenho essa alteração no getsys em algum lugar por aqui. Inclusive lembro que ela é abordada no segundo livro da série do Ramalho. O read "temporizado".
Se eu achar eu aviso.
Falou!
Eu tenho essa alteração no getsys em algum lugar por aqui. Inclusive lembro que ela é abordada no segundo livro da série do Ramalho. O read "temporizado".
Se eu achar eu aviso.
Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Ele quis dizer colocar uma função de temporização pra executar em cada WHEN de cada campo. Dá um pouco de trabalho, principalmente se forem muitos campos, mas dá pra modificar o comando GET pra deixar isso embutido.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
De tanto que trabalhei, meus miolos estão meio derretidos. Esquece o que eu disse: por WHEN não dá. Nem por VALID. Teria que alterar o GETSYS, obrigatoriamente.
Se no XHarbour for parecido com o que se tem no Clipper, é só colocar um temporizador na função que chama o aplicador. No Clipper, seria:
Seria só trabalhar em cima disso aí. E, claro, alterar o comando READ para aceitar uma configuração de temporização. Mas nem dá tanto trabalho. 
Se no XHarbour for parecido com o que se tem no Clipper, é só colocar um temporizador na função que chama o aplicador. No Clipper, seria:
Código: Selecionar todos
// Apply keystrokes until exit
WHILE ( oGet:exitState == GE_NOEXIT )
GetApplyKey( oGet, inkey( 0 ) )
ENDDO[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Bom, aí eu passo.Mas e no XHarbour? Num achei o Getsys...
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Eu uso assim no XHARBOUR sem ter de mexer em nada
antes dos get
keysec(254,INT(60),- 1,.t.) && 60 segunods
SET KEY 254 TO Fechar_get
...
..
comandos
..
para desativar no fim
keysec()
FUNCTION fechar_get
IF EMPTY(READVAR())
KEYB CHR(27)
ELSE
KEYB CHR(27)+CHR(27)
ENDIF
RETURN
antes dos get
keysec(254,INT(60),- 1,.t.) && 60 segunods
SET KEY 254 TO Fechar_get
...
..
comandos
..
para desativar no fim
keysec()
FUNCTION fechar_get
IF EMPTY(READVAR())
KEYB CHR(27)
ELSE
KEYB CHR(27)+CHR(27)
ENDIF
RETURN
Luis Fernando Basso
Desenvolvedor VFP + XHARBOUR + HWGUI
lfbasso@gmail.com
http://www.engersoft.com.br
Desenvolvedor VFP + XHARBOUR + HWGUI
lfbasso@gmail.com
http://www.engersoft.com.br
Não conheço essa função, mas imaginava algo mais "enraizado", como por exemplo: READ KILL IN <n> SECS. Mas se sua dica funciona, já é uma ajuda pro colega. 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Eolo, o colega esbasso matou a charada com o exemplo que ele postou.
Assim que der vou dar uma olhada no GETSYS.PRG do xharbour...e realmete pelo WHEN não daria...minha idéai era iniciar um contador junto com GET, mas o GET não executa o WHEN enquanto não sair dele !!! :(Neg :(Neg
Abraços
Leonardo Machado
Assim que der vou dar uma olhada no GETSYS.PRG do xharbour...e realmete pelo WHEN não daria...minha idéai era iniciar um contador junto com GET, mas o GET não executa o WHEN enquanto não sair dele !!! :(Neg :(Neg
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Na verdade o WHEN é executado assim que o objeto GET ganha foco, o VALID sim é executado ao sair do GET. De qualquer forma o temporizador não poderia ser aplicado a nenhuma das duas cláusulas, e sim diretamente no tratamento que o comando READ faz a lista de GETs pendentes, que foi o que o colega postou acima.sygecom escreveu:mas o GET não executa o WHEN enquanto não sair dele !!!
Note que no exemplo dele, a função é executada de qualquer maneira, e abandona o READ avaliando se os GETs da sua lista de pendência permanecem inalterados. Ou seja, sempre, afinal a gravação ainda não foi executada.
Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Esbasso, essa sua função sempre vai derrubar o READ depois de 60 segundos, independentemente do usuário ter teclado alguma coisa, certo?
Bão, embora seja um tempo razoável, eu gostaria de fazer o mesmo que fiz no TBRowse (ou seja, o tempo ficando ligado à inatividade): na entrada, eu marco o horário e, a cada loop, vejo se já se passaram 60 segundos. Se sim, EXIT. Só que, a cada loop, eu reinicio a "hora de entrada" quando o usuário tecla qq coisa... Por ex, se o cara teclar SETA ACIMA aos 59 segundos, o tempo é reiniciado...
Então, pergunto se isso seria possível no GET:
- se o usuário não digitou nada (em nenhum dos GETs), sai em 60 segundos sem dizer tchau;
- se ele digitou qq coisa mas está inativo há 60 segundos, bota um aviso na tela ("Processo sendo encerrado por inatividade...") e dá 5 segundos pro usuário se manifestar... Se nada for digitado, tchau (mesmo perdendo alterações não salvadas).
Bão, embora seja um tempo razoável, eu gostaria de fazer o mesmo que fiz no TBRowse (ou seja, o tempo ficando ligado à inatividade): na entrada, eu marco o horário e, a cada loop, vejo se já se passaram 60 segundos. Se sim, EXIT. Só que, a cada loop, eu reinicio a "hora de entrada" quando o usuário tecla qq coisa... Por ex, se o cara teclar SETA ACIMA aos 59 segundos, o tempo é reiniciado...
Então, pergunto se isso seria possível no GET:
- se o usuário não digitou nada (em nenhum dos GETs), sai em 60 segundos sem dizer tchau;
- se ele digitou qq coisa mas está inativo há 60 segundos, bota um aviso na tela ("Processo sendo encerrado por inatividade...") e dá 5 segundos pro usuário se manifestar... Se nada for digitado, tchau (mesmo perdendo alterações não salvadas).
Neste caso o problema passa a ser outro. Você precisa identificar se houve ou não alguma alteração. De duas uma: ou você compara seus campos um a um ou você faz como eu, que uso apenas matrizes para armazenar esses campos. Antes do GET, meu GETSYS armazena o CRC32 da matriz toda (convertida pra matriz). Ao sair, ele recalcula e compara com o valor armazenado. Se iguais, sai sem aviso, gravação, etc.Então, pergunto se isso seria possível no GET
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---