ADO.NET com xHarbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

heliotines
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

ADO.NET com xHarbour

Mensagem por heliotines »

Pessoal,
Sei que é possível o acesso a bancos SGBD através do ADODB+xHarbour

Será que dá para acessar também via o ADO.NET+xHarbour ???

Seria uma maravilha !!!

Nosso amigo Rochinha tem um excelente exemplo de ADODB.

Será que alguém sabe ou tem algum exemplo de uso com ADO.NET ?

Abraços
Hélio
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

O ADO.NET é uma versão do ADO para a plataforma .NET.

O ADO esta voltado para aplicativos rodando sob Windows e é estremamente simples de integra-lo a qualquer linguagem com C++, Java, VBScript, ASP, PHP, Harboue, xHarbour, VB, Delphi e por ai vai.

No caso do ADO.NET ele só tera utilidade real para geradores de aplicação como VB.NET e ai em diante.

Se voce procura desenvolver em xBase, usando o Harbour e ADO.NET, esqueça pois não são compátiveis e voce não terã nada de melhor do que Harbour e ADO.

Se voce pretende sim desenvolver em .NET, usando sintaxe xBase, pode optar por usar o CULE.NET ou Vulcan( Algo como VO.NET ) que tem a pretensão de usar a sintaxe xBase(a nivel de funçoes) sobre a plataforma .NET.

Para o programador de sintaxe xBase, usando Clipper ou Harbour, usar o CULE.NET ou Vulcan da a impressão de estar usando o VO, quando este foi lançado, o verdadeiro Clipper para Windows, mas totalmente sem identidade, pois a sintaxe era de longe parecida com o Clipper tradicional e mais proxima do C.

No meu ponto de vista são algumas cagadas da industria das linguagens que depois, pelas mãos de uns poucos competentes, fazem do produto apresentado, algo realmente usável.

Talvez, ouvamos falar de um xHarbour.NET, mas como acredito no saci-perere, talvez seja criado, mas eu não irei usar, ainda mais porque somente a instalação de meu sistema já tem 15Megas e não tem porque ainda forçar o cliente instalar mais 25Megas da plataforma.

Continue somente com o xHarbour e use as ferramentas que estão a mão, ADO, SQLLib, Mediator, etc.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder