Como fazer aplicativo xHarbour console gráfico ?

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Como fazer aplicativo xHarbour console gráfico ?

Mensagem por software_facil »

Prezados, sou desenvolvedor a muitos anos, e já consegui fazer quase tudo o que queria, mas hoje em dia, tem algo que gostaria de fazer, e não vejo como, usando o xHarbour, pois gostaria de fazer um aplicativo para o modo console, sem usar nenhuma lib que acesse a API do Windows (HwGUI,MiniGUI,FiveWin,etc), porém, que tivesse uma interface gráfica, como eu fazia com o Clipper, usando a LightLib.
Por tudo o que já pesquisei e estudei, a única maneira seria aprender C/C++ e fazer o que desejo, ou será que estou enganado ?
Espero contar com a opinião de todos sobre o assunto, pois creio que não seja o único a querer isso, portanto, críticas e sugestões são bem vindas.

Abraços
messenger : software_facil@hotmail.com
Luciano Bonfim
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Luciano Bonfim »

caro amigo,

desculpa a minha ignorância, mas por qual motivo vc näo pode usar essas LIBS gráficas?

existe algum motivo especial para isso?
Muito Obrigado,

Luciano Bonfim de Azevedo
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
www.linkedin.com/in/lucianobonfim
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Como fazer aplicativo xHarbour console gráfico ?

Mensagem por Maligno »

software_facil escreveu:gostaria de fazer um aplicativo para o modo console, sem usar nenhuma lib que acesse a API do Windows (HwGUI,MiniGUI,FiveWin,etc), porém, que tivesse uma interface gráfica, como eu fazia com o Clipper, usando a LightLib.
Uai! Decide. Console ou gráfico. Os dois não dá. :)
Por tudo o que já pesquisei e estudei, a única maneira seria aprender C/C++ e fazer o que desejo
E montar uma LIB igual as que você não quer. Mas porque elas não podem ser utilizadas?

Não sei se entendi muito bem o que você pretende fazer.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Prezados Luciano e Maligno,

Eu quero fazer um aplicativo xHarbour console, usando interface gráfica, como fazia com o Clipper e a LightLib, pelos seguintes motivos :

1- criar e executar um frente de caixa que funcione sem precisar do Windows ;
2- que rode bootando a máquina somente com DOS ou VirtuOS ;
3- nem todo mundo gosta de ter windows pirata na empresa ;
4- quem não gosta de Windows pirata, não quer pagar uma licença do Windows só pra rodar um programa de vendas.

Abraços

PS : Maligno, vc mora em Londrina, eu moro em Curitiba, mas final do ano estarei em Maringá, se vc não for viajar, gostaria de marcar pra conversar e trocar idéias, se vc quiser claro, como vc tem um conhecimento sólido de programação e é uma pessoa questionadora, creio que seria interessante.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

1- criar e executar um frente de caixa que funcione sem precisar do Windows ;
Só por isso, digo com toda certeza: absolutamente impossível, usando XHarbour, já que ele depende do Windows.

PS: Muito provavelmente no final do ano vou pra Sampa. A não ser que dê zebra. :)
[]'s
Maligno
---

---
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Bom, em vista de sua resposta, pode-se deduzir que a única saída é programar em C/C++ para fazer esse tipo de aplicativo ?

Abraços

PS : Então fica para uma próxima vez, obrigado !
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

software_facil escreveu:Bom, em vista de sua resposta, pode-se deduzir que a única saída é programar em C/C++ para fazer esse tipo de aplicativo ?
Em DOS puro? Melhor seria então trabalhar com Clipper. Em C/C++ você teria problema pra encontrar uma biblioteca pra interface com DBF/índice.

Ou usar o XHarbour com Linux.
[]'s
Maligno
---

---
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Resta uma dúvida, se o Harbour/xHarbour tem praticamente 100% de compatibilidade com o Clipper, se eu montar um programa usando eles no modo console, ele vai rodar normalmente sem o Windows, certo ??!!
O que falta é escrever uma lib que faça o que a LightLib fazia, pelo menos o Vagner já fez isso, só que para rodar no Linux, no site dele tinha umas fotos de um frente de caixa rodando em um supermercado.

Abraços
rodrmigu
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rodrmigu »

A interface gráfica que vc quer não é possível. Entretanto é possível ter uma versão console (não gráfica) para DOS. Existem dois compiladores que funcionam no projeto, o Watcom e o DJGPP.

Existe uma outra saída, uma versão console Linux usando a xvt ou xwc, nao me recordo. Eu testei e fica bunitinha :)) bem parecido com a versao para windows, mas console...

[]'s
Rodrigo
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

software_facil escreveu:Resta uma dúvida, se o Harbour/xHarbour tem praticamente 100% de compatibilidade com o Clipper, se eu montar um programa usando eles no modo console, ele vai rodar normalmente sem o Windows, certo ??!!
Certo. No Linux vai.
O que falta é escrever uma lib que faça o que a LightLib fazia, pelo menos o Vagner já fez isso, só que para rodar no Linux, no site dele tinha umas fotos de um frente de caixa rodando em um supermercado.
Infelizmente, no que diz respeito às bibliotecas disponíveis para XHarbour (Win ou Linux) estou por fora. Não sei dizer o que você poderia utilizar, mas acredito que deve existir alguma alternativa viável pra uso no Linux.

Curiosidade: é pra um cliente que não pode pagar pelas licenças do Windows? Comércio pequeno?
[]'s
Maligno
---

---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

rodrmigu escreveu:A interface gráfica que vc quer não é possível. Entretanto é possível ter uma versão console (não gráfica) para DOS. Existem dois compiladores que funcionam no projeto, o Watcom e o DJGPP.
O Delorie é o cão. Tentei usar uma vez. Não deu pé. Acabei apagando do HD. Se bem que faz um tempão. Deve ter melhorado com o tempo.

Mas o XHarbour tem run-time pra DOS? Pelo que eu ouvi dizer, o run-time dele é atrelado ao Windows e Linux.
[]'s
Maligno
---

---
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Já está ficando mais claro, pelo menos para Linux é possível, resolve e muito para o que desejo fazer, só gostaria, se possível, de ver algumas telas de qualquer programa feito em Harbour/xHarbour no Linux, conforme o colega citou, para ter uma idéia de como fica.
Quanto a sua curiosidade Maligno, eu fiz esse post para saber qual caminho tomar em uma aplicação para comércio que vou fazer em 2008, como ando bem cansado de ser empregado, de ninguém na empresa onde trabalho dar valor ao meu serviço (órgão público), e de fazer tarefas de suporte técnico todo dia, vou voltar a desenvolver, fazer um produto estável, de baixo custo, mas que funcione 100% e seja útil. Alguns podem até falar, mas já tem um zilhão de programas que fazem isso...disso eu sei, mas qualidade, não se acha na esquina.

Abraços
rodrmigu
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rodrmigu »

Maligno escreveu:Mas o XHarbour tem run-time pra DOS? Pelo que eu ouvi dizer, o run-time dele é atrelado ao Windows e Linux.
Olha, pelo que sei a versao dgjpp e OpenWatcon são pra rodar em DOS, 16Bit, acredito que não precise do windows não. Quando testei o dgjpp, não tive este desgosto, hehehe, de testar em puro DOS.

http://www.xharbour.org/index.asp?page= ... naries_dos

[]'s
Rodrigo
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Ah, sim. Agora vi. Existe run-time pra DOS. Não sabia. Então o problema do nosso colega, a meu ver, está a meio passo de ser resolvido. Só fica a questão da interface.
[]'s
Maligno
---

---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

software_facil escreveu:Já está ficando mais claro, pelo menos para Linux é possível
Mas veja que há muita gente que não gosta de Linux em desktop.
Quanto a sua curiosidade Maligno, eu fiz esse post para saber qual caminho tomar em uma aplicação para comércio que vou fazer em 2008, como ando bem cansado de ser empregado, de ninguém na empresa onde trabalho dar valor ao meu serviço (órgão público), e de fazer tarefas de suporte técnico todo dia, vou voltar a desenvolver, fazer um produto estável, de baixo custo, mas que funcione 100% e seja útil.
Agora entendi. Você não tem uma necessidade de cliente a atender, mas quer desenvolver algo que não dependa da licença Windows. É um pensamento válido. Muito embora eu não me preocuparia com isso. Vá pela regra básica: a imensa maioria (uns 90%?) do mercado é Windows. Logo, o ideal seria partir pra este SO, atendendo a maioria. Esqueça o Linux e o DOS.

Nem queria dizer isso, mas digo: se você não tem clientes ainda e quer pegar 2008 pra desenvolver um produto com qualidade, no seu lugar eu invistiria meu tempo numa ferramenta melhor que o XHarbour e que me desse mais produtividade, com mais qualidade. O Delphi é excelente pra isso. E será ainda por muitos e muitos anos. Mas há uma ligeira corrente migratória de Delpheiros indo pro Visual Studio, que vem bombando. Está saindo do forno o VS2008. Microsoft é sempre Microsoft.

Por curiosidade (e coincidência), veja o component .NET que acabei de encontrar: http://www.dundas.com/Gallery/Chart/NET ... mgGroup=60
Não é de babar? :)
Alguns podem até falar, mas já tem um zilhão de programas que fazem isso...disso eu sei, mas qualidade, não se acha na esquina.
Corretíssimo. Tem espaço pra todo mundo. Um pouco mais para os que tem qualidade a oferecer.
[]'s
Maligno
---

---
Responder