Imprimir condensado em impressora laser
Moderador: Moderadores
-
ALEX170970
- Usuário Nível 1

Imprimir condensado em impressora laser
Preciso imprimir relatórios com caracteres condensados em uma impressora laser Samsung ML-1740 (compatível com Samsung SCX-4100, SCX-4216, ML-1610, ML-1710) no Windows XP.
Como fazer para gerar o arquivo que vai ser impresso, já com os caracteres condensados? Já tentei:
chr(27)+chr(15)
chr(30)+"5"
chr(27)+"M"
chr(15)+chr(27)+"M"
mas nenhum desses comandos funcionou. A impressora simplesmente ignorou os comandos e os imprimiu, como se fossem caracteres.
Alguem conhece os comandos da SPL(Samsung Printer Language) para condensar e cancelar condensação?
Tem como gerar o arquivo de impressão como se fosse gráfico em vez de texto? Pegunto isso pois para a impressão sair, tenho que alterar a configuração da impressora de RAW para TEXT.
Como fazer para gerar o arquivo que vai ser impresso, já com os caracteres condensados? Já tentei:
chr(27)+chr(15)
chr(30)+"5"
chr(27)+"M"
chr(15)+chr(27)+"M"
mas nenhum desses comandos funcionou. A impressora simplesmente ignorou os comandos e os imprimiu, como se fossem caracteres.
Alguem conhece os comandos da SPL(Samsung Printer Language) para condensar e cancelar condensação?
Tem como gerar o arquivo de impressão como se fosse gráfico em vez de texto? Pegunto isso pois para a impressão sair, tenho que alterar a configuração da impressora de RAW para TEXT.
Nem sabia que a Samsung tinha impressora laser. Acho que o melhor é você entrar no site do fabricante e procurar pelo manual.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
-
ALEX170970
- Usuário Nível 1

Você poderia tentar usar um programa como o USB do Heveraldo (grátis) ou o PRWin do Wagner Nunes (não-grátis). Eles usam uma classe do XHarbour que transforma o texto em gráfico. Em Clipper até que dá pra fazer, mas você teria de montar esse gráfico num nível muito baixo pra conseguir isso. Seria um trabalhão. Não recomendo.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
[ALEX170970]
Vc pode fazer isso usando PCL.
Se a sua impressora for HP, existe uma tabela de comandos para configurar a mesma.
Usando o NODOSIMP, vc pode imprimir uma imagem (logo) definindo as coordenadas e tamanho.
Como vc não explicou que tipo de gráfico vc quer montar, não dá para ajudar muito.
Se é um gráfico estatistico, só com uma biblioteca gráfica.
Se é para imprimir uma imagem, além das bibliotecas gráficas, dá para usar o NODOSIMP.
Se é para montar uma imagem como um hollerith, dá para fazer em PCL.
Espero ter ajudado. Boa sorte.
[Maligno]
Ô se tem impressora laser. Aqui no trabalho tem muitas multifuncionais. Funcionam bem. Não são uma "Brastemp", mas ajuda bastante.
Segundo um camarada aqui, uma nova da xerox que esta para testar-mos, por dentro é samsung. Eu já tinha visto isso da elgin.
Vc pode fazer isso usando PCL.
Se a sua impressora for HP, existe uma tabela de comandos para configurar a mesma.
Usando o NODOSIMP, vc pode imprimir uma imagem (logo) definindo as coordenadas e tamanho.
Como vc não explicou que tipo de gráfico vc quer montar, não dá para ajudar muito.
Se é um gráfico estatistico, só com uma biblioteca gráfica.
Se é para imprimir uma imagem, além das bibliotecas gráficas, dá para usar o NODOSIMP.
Se é para montar uma imagem como um hollerith, dá para fazer em PCL.
Espero ter ajudado. Boa sorte.
[Maligno]
Ô se tem impressora laser. Aqui no trabalho tem muitas multifuncionais. Funcionam bem. Não são uma "Brastemp", mas ajuda bastante.
Segundo um camarada aqui, uma nova da xerox que esta para testar-mos, por dentro é samsung. Eu já tinha visto isso da elgin.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
-
ALEX170970
- Usuário Nível 1

gvc:
A impressora do cliente é uma Samsung ML-1740 (ela é igual a Xerox X215, Lexmark X215, Ricoh AC104).
Os relatórios eram gerados em arquivo texto e impressos em uma matricial Epson LX300. Agora o cliente quer imprimir na laser Samsung. Eu preciso gerar os relatórios de uma forma que a Samsung entenda (modo gráfico). Não preciso incluir logotipo, apenas listagens de controle do cliente, um exemplo:
------------------------------------------------------------------------------------------
CONTROLE DE ESTOQUE PAG.1
------------------------------------------------------------------------------------------
DATA ENTRADA VALOR R$ QUANTIDADE
01/01/2008 10,00 10
02/01/2008 20,00 8
.
.
.
A tabulação ficou errada, mas é mais ou menos assim, apenas um relatório texto que deve ser impresso como gráfico.
A impressora do cliente é uma Samsung ML-1740 (ela é igual a Xerox X215, Lexmark X215, Ricoh AC104).
Os relatórios eram gerados em arquivo texto e impressos em uma matricial Epson LX300. Agora o cliente quer imprimir na laser Samsung. Eu preciso gerar os relatórios de uma forma que a Samsung entenda (modo gráfico). Não preciso incluir logotipo, apenas listagens de controle do cliente, um exemplo:
CONTROLE DE ESTOQUE PAG.1
DATA ENTRADA VALOR R$ QUANTIDADE
01/01/2008 10,00 10
02/01/2008 20,00 8
.
.
.
A tabulação ficou errada, mas é mais ou menos assim, apenas um relatório texto que deve ser impresso como gráfico.
Pois é. Acontece que aqui já é praticamente um padrão: HP. É muito difícil encontrar alguma outra marca para deskjet e laser. As pessoas que trabalham com manutenção e recarga sempre dizem a mesma coisa: "compre apenas HP". A qualidade é muito boa (laser é excelente) e a manutenção é mais fácil e barata. Quanto tem.gvc escreveu:[Maligno]
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
No manual que acompanha a impressora não deve ter nada mesmo. Há uns 10 anos isso era comum encontrar num manual. Mas hoje em dia não. Ainda assim, no site da Samsung deve ter isso sim. Meio que escondido. Talvez seja melhor enviar eMail pra eles, explicando a situação.ALEX170970 escreveu:Maligno:
Não tem nada sobre isso nem no manual nem no site da Samsung.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
[ALEX170970]
Procure aqui no forum Impressora USB. Tem vários (muitos) tópicos abertos sobre o assunto.
Eu usei o NODOSIMP para resolver esse meu problema.
O mestre Maligno já escreveu acima sobre algumas soluções.
No meu caso, gero o arquivo texto, mando rodar o NODOSIMP e o texto é impresso na impressora padrão do Windows. É transparente para o usuário.
Procure aqui no forum Impressora USB. Tem vários (muitos) tópicos abertos sobre o assunto.
Eu usei o NODOSIMP para resolver esse meu problema.
O mestre Maligno já escreveu acima sobre algumas soluções.
No meu caso, gero o arquivo texto, mando rodar o NODOSIMP e o texto é impresso na impressora padrão do Windows. É transparente para o usuário.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
- Pablo César
- Usuário Nível 7

A outra opção que tem (como o Maligno já mencionou), é utilizar o USB.EXE do Heveraldo onde você gera o arquivo de impressão com as TAGs que precisam serem traduzidas (como tamanho e estilo da fonte a ser impressa), para seu caso de impressão em modo condensado (independente de qual for a impressora, basta estar devidamente instalada no Windows) daí só seria colocar no início [COMPRIMIDO] que o utiliário feito em xHarbour irá ler seu arquivo e imprimirá na impressora: RUN USB ARQUIVO.PRN
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Pablo, aproveitando o gancho aqui ! como esta esse USB.EXE do Heveraldo ? falta melhor algo, quem sabe postamos o codigo na Sessão de CODIGO FONTE e ir melhorando as pouco...quem sabe o mestre Toledo arruma até um lugarzinho para baixar ele na pagina de Downloads.
Abraços
Leonardo Machado
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Pois é... O USB.EXE do Heveraldo é bom, mas poderia ser melhorado. Lembra daquele projeto do MarcosV ? Rapaz..., nunca mais ví mensagem alguma do Marcos, e olha que eu enviei email, MP, mas não obtive resposta. A ultima vez que ele me mandou um email pedindo um resumo das sugestões, mas depois disso não obtive resposta alguma dele. Só espero que ele esteja vivo e bem, pois nunca mais soube dele. Aquele tópico, inclusive não era dele, mas seria interessante que você pudesse dar uma olhada e avaliar aquelas sugestões (se for possível): https://pctoledo.org/forum/viewto ... &start=150
Imagino que seu tempo para dedicar-se a isto, teria que ser encarando em banho-maria... (sem pressa quero dizer). Como você disse terias que dar um novo nome ao aplicativo e abrir um tópico exclusivo, para que outras idéias possam surgir.
Imagino que seu tempo para dedicar-se a isto, teria que ser encarando em banho-maria... (sem pressa quero dizer). Como você disse terias que dar um novo nome ao aplicativo e abrir um tópico exclusivo, para que outras idéias possam surgir.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
ALEX170970
- Usuário Nível 1

Obrigado pessoal pelas dicas.
Consegui um ótimo resultado usando o USBPRINT do MARCOSV.
RUN USBPRINT C:\TEMP\RELATO.PRN
Simplesmente mando imprimir o arquivo e ele lê todas as configurações (condensado, negrito, expandido, etc...) e manda para impressora padrão do Windows. RECOMENDO O USBPRINT DO MARCOSV.
Consegui um ótimo resultado usando o USBPRINT do MARCOSV.
RUN USBPRINT C:\TEMP\RELATO.PRN
Simplesmente mando imprimir o arquivo e ele lê todas as configurações (condensado, negrito, expandido, etc...) e manda para impressora padrão do Windows. RECOMENDO O USBPRINT DO MARCOSV.