IOLIB para Clipper Summer

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

itagil2005

IOLIB para Clipper Summer

Mensagem por itagil2005 »

Ola, utilizo Clipper Summer 87, e tenho um PRG de agenda de telefones que um amigo utiliza, e gostaria de utilizar uma biblioteca para acessar a IO da maquina.
Apos longas horas de pesquiza eu "DESCOBRI" a tal IOLIB.LIB.

So que tem um pequeno detalhe, pelo que entendi ela e para o Clipper 5, o qual eu não aprendi a usar.

Pergunta

Qual biblioteca devo usar para ter o acesso ao IO do Summer? onde encontro?

Obrigado
Grande abraço
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

IOLIB PARA CLIPPER SUMMER

Mensagem por Pablo César »

Em primeiro lugar seja bem vindo ao fórum. As suas questões referente ao Clipper deveriam ser feitas na seção Clipper, esta seção é reservada para disponibilizar programas para uso compartilhado a todos os forenses.
itagil2005 escreveu:para o Clipper 5, o qual eu não aprendi a usar.
Qual é a sua dificuldade em usar Clipper versão 5.2 ou 5.3 ?. Você deveria investir um pouco do seu tempo para poder atualizar-se com uma versão muito mais completa. A versão 5 é quase o mesmo que o Summer e tem ainda mais.
gostaria de utilizar uma biblioteca para acessar a IO da maquina.
Exatamente o quê você precisa acessar ?. Não entendo a necessidade ja que trata-se de uma agenda.

Obs.: Estou solicitando aos moderadores para fazer a gentileza de mover este tópico para a seção Clipper.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
itagil2005

Ola Pablo, obrigado por responder, fiquei confuso quanto ao fato de estar no lugar errado, e como um mineiro que vai a primeira vez na capital (rsss) sabe como e?!

Qual é a sua dificuldade em usar Clipper versão 5.2 ou 5.3 ?. Você deveria investir um pouco do seu tempo para poder atualizar-se com uma versão muito mais completa. A versão 5 é quase o mesmo que o Summer e tem ainda mais.

Nem sei qual dificuldade(s) eu teria, e tempo realmente ta faltando, ja trabalhei nesta area a 10 anos atras, e esta semana baixou o expirito de programador em mim. to mais por fora que cachorro sem dono..

Exatamente o quê você precisa acessar ?. Não entendo a necessidade ja que trata-se de uma agenda

E uma agenda de telefone, entao quero testar a possibilidade de utilizar um recurso TIPO BINA para ela, os recursos que vi aqui neste forum não falam sobre o SUMMER.
Por isto estou procurando descobrir se consigo uma biblioteca que me ajude nestes testes.
Obrigado pela atenção
grande abraço
[/b]
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Olha quanto a questão de você passar a usar o Clipper 5.2, ja seria um bom começo. Na minha opinião, muito poucos aqui utilizam o SUMMER. Não creio que você venha a ter tanto problema assim. Se for pela falta de tempo, você ja está morto antes de começar. Como você mesmo disse, existe referência de exemplos do que você quer mas na versão 5 então mude, ora. Comece com a instalação do 5.2, você pode fazer o download no site do Maligno: http://pub.buzinello.com/index.php?d=./ ... compilers/ e existe mensagens que indicam cómo proceder na instalação, procure na seção Clipper.

Eu não perderia mais tempo, mude já para 5.2 e comece aos poucos se inteirar dos recursos dessa versão. Você pode utilizar o NG para saber a sintaxe das funções e comandos, tenho total certeza que agradará muito você. MUDE, MUDE !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
itagil2005

MUDE

OK, NÃO SEI SE VC JA UTILIZOU O SUMMER?, e como andar de bicicleta, como ja faz muito tempo, a gente não esquece. Eu perguntaria a vc se seria mais rapido eu aprender o 5 ou descobrir uma solução para o IO?
Ja tive olhando uns PRGs em 5 e, realmente me senti PERDIDO, tbm perguntaria a vc se consiguo compilar os PRGs do SUMMER no 5 sem fazer alterações?
Mais uma, (rapaz eu to com um problema no meu HD aqui que ta me deixando Louco, tenho um C e um D, o WINDOWS fica no C e os MEUS DOCUMENTOS e do resto da familia tbm, e, este infeliz de 5 em 5 minutos diz NAO PUDE LER A UNIDADE, ai eu reseto, começo denovo ele funciona normal, e ai ja viu..), mas como dizia, vc mencionou que estou no forum errado, la em cima diz
Clipper On Line - Índice » Código Fonte
CODIGO FONTE talvez nao seria a solucao do meu problema? ou eu teria que estar onde?
Vc diz para usar o 5.2, qual e a diferença para o 5.3?
Obrigado
Grande abraço
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Re: MUDE

Como disse Jack o estripador... vamos por parte:
itagil2005 escreveu:OK, NÃO SEI SE VC JA UTILIZOU O SUMMER?
Sim, eu ja usei essa versão inclusive o Autumn também, mas isso ja faz décadaS atrás. E entendo sua posição quanto você estar seguro numa versão a qual você domina. No entanto nada impediria você tentar e ver se gosta.
Eu perguntaria a vc se seria mais rapido eu aprender o 5 ou descobrir uma solução para o IO?
Tudo irá depender dos seus conhecimentos de programação e das oportunidades que possa ter na internet para achar algo numa versão tão antiga. Como eu disse, não conheço solução para IO, se tem não sei.
Ja tive olhando uns PRGs em 5 e, realmente me senti PERDIDO
Natural, tudo que é novo dá medo ao início. Mas nada que você não possa entender.
se consiguo compilar os PRGs do SUMMER no 5 sem fazer alterações?
Uma vez eu me dispus a compilar para o colega Evandro e lembro ter feito pouquissima modificações. Mas posso te dizer que basicamente você vai poder compilar o que você ja tem. Como eu disse ja, instale o Clipper 5.2e e compile o seu sistema (faça uma cópia do seu sistema em Summer e outro para versão 5). A medida que dá mensagem de erro (linha do PRG, você perceberá que há algum erro) podendendo corrigir.
to com um problema no meu HD aqui que ta me deixando Louco
Problemas de hardware, realmente deixam louco qualquer um. Mas verifique o flat cable que conecta seu HD, as vezes pode ser problemas de OSMAR.
vc mencionou que estou no forum errado
Você quis dizer na SEÇÃO errada. Não no fórum. No fórum você está certíssimo, este é o melhor fórum da linguagem XBASE que tem maior participação.
CODIGO FONTE talvez nao seria a solucao do meu problema?
Não. Suas questões são ao respeito do Clipper, certo ?. Então deverias estar na seção Clipper. Tal é assim que DUDU (um dos moderadores) ja mudou para cá para seção Clipper. Aqui é o lugar certo, se você fizer todo este questionamento, dúvidas e debates, você iria deixar os colegas desnorteados lá na seção FONTES. Pois lá só tem tópicos para aqueles que deixam seus programas para apreciação de TODOS. Então só poste lá quando seu programa estiver bom (funcionando) e for de interesse de todos e claro também: que você queira presentear a todos.
Vc diz para usar o 5.2, qual e a diferença para o 5.3?
Sim, eu recomendo você instalar o 5.2E pois é a versão mais estável. A versão 5.0 e 5.1 estão com alguns BUGs e o 5.3 por utilizar o BLINKER você irá ter mais dificuldades. Como você disse que estava perdido com a versão 5, acho melhor ir devagar, graduativamente. Eu usso MUITO 5.2 mas também tenho em 5.3. Mas nenhum em SUMMER, hihihihi.

Aceite outra vez o meu conselho: mude para 5.2 de uma boa vez. está em você poder mudar ou não.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Grings
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Grings »

Pablo, antes de criticar, principalmente um novato, atente para seus próprios erros. A palavra DESCULPE é mágica.
Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: Mensagem recuperada através de citações de outros usuários. Pois esta mensagem foi re-editada pelo próprio autor apagando o seu conteúdo e prejudicando o entendimento do tópico. Esta prática não é aceita no fórum.
Editado pela última vez por Grings em 22 Mai 2009 21:00, em um total de 1 vez.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Grings escreveu:Pablo, antes de criticar, principalmente um novato, atente para seus próprios erros. A palavra DESCULPE é mágica.
DESCULPE, cómo assim ?. Eu me tomo o trabalho de explicar ao colega, de orientar, de dar uma solução alternativa ao colega (porque ninguém tinha feito antes), e orientar sobre as postagens por ele ser novato aqui no fórum.

Não entendo sua irritação. Você pede para não ser crítico e você faz o mesmo comigo ?. Por quê não optas por me mandar um MP em vez de me reprender em público ?. Você leu a mensagem do Toledo ?

https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=7560
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Gil

Dê uma olhada neste tópico : https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=4775

Aí tem tudo que você precisa para usar BINA com Clipper, mas com a versão 5.2.

Para migrar da Summer para a 5.2 creio que não será necessária nenhuma alteração no programa, deverá compilar/linkar tranquilamente, a única diferença que lembro é que você irá usar o RTLINK ao invés do PLINK86 ou TLINK.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Caro Gil (como disse o colega, não sei se é esse seu nome), caso tenha interesse por alguma leitura sobre a migração de SUMMER para versão 5, recomendo este livro:

http://sol.cpd.fpte.br/cgi-bin/biblio/b ... 7734&ifim=

Lamentávelmente, eu não encontrei algum artigo sobre "PRINCIPAIS DIFERENCAS ENTRE AS VERSOES 5.0 E SUMMER 87" para lhe passar. Existem vários lugares onde você poderá achar para comprar, um deles é:

http://www.sebocafe.com.br/index.php?op ... demenu=0#b

e aqui no fórum foi anunciado vendas de livros Clipper por um colega em:

https://pctoledo.org/forum/viewto ... ght=livros

Se ainda não estiver no seu alcance, eu disponho-me a enviar-lhe por correio algum material (hard copy=em papel) do tema "SUMMER vs 5.0" se me enviares seu endereço de correspondência através de MP (mensagem privada). É o que está no meu alcance para lhe ajudar, e poder migrar a uma versão muito mais poderosa. Ou então paciência, que conforme sairem erros (poste-os conforme mensagem em tela) e ajudaremos mediante aqui o fórum.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

itagil2005 escreveu:E uma agenda de telefone, entao quero testar a possibilidade de utilizar um recurso TIPO BINA para ela
Bina em agenda ?. Pelo que eu entendo BINA irá reconhecer o telefone que está tocando. Mas se você quer "discar" ao em lugar de reconhecer, eu sugeriria este aplicativo:

http://www.iansharpe.com/getfile.php?dl=dialexe

Que ora usado de dentro da sua aplicação poderá discar ao número telefônico que está na agenda e este aplicativo é SHAREWARE.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
itagil2005

Calma gente, PAZ!!!! (rsss)
Ta tudo bem, estou contente pela atenção de todos, fiquei muito feliz em fazer parte deste forum, me surpreendeu vontade de ajudar e compartilhar conhecimento de vcs. Agradeço de verdade.
Ja baixei o Clipeer 5.2, 5.3 e ate um tal de "UNCLIP para o 5.2 e 5.3 eu acho".
Esta semana estou enrolado, mas apartir de 4a que vem vou tentar (Seguir o conselho do PABLO), e vou devagarzinho aprendendo, e aproveitando e seguir as orientações do CLIPPER-de Recife (ja passei por ai Xique).
Fiquei surpresso com a repercussão do debate, peço desculpa se causei transtorno a alguem, mas o que vejo, e que alem, de, poder, talves consguir o quero, ja to conseguindo fazer novos amigos (Se possa assim chama-los), fico muito contente.
Peço tbm, que (apesar de ter lido alguns topicos referente a ORDEM da CASA), se eu cometer algum engano, que eu seja avisado como o Pablo fez.
Muito obrigado
Grande abraço a todos, me desejem sorte.
Bom final de semana a todos.
itagil2005

Ha, ia me esquecendo, meu Nome e Alexandre Jardim Pinto, na hora do cadastro não atentei para o fato de que o usuario, (Que utilizo como padrao e ITAGIL2005), seria o nome, eu, achando que seria apelido.
Valeu
Responder