existe outra forma imprimir laser usb nova sem alt. fontes?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

triguinhu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

existe outra forma imprimir laser usb nova sem alt. fontes?

Mensagem por triguinhu »

Boa tarde

Cliente acabou de adquirir uma hp laserjet 2600n nova, na caixa essa semana e quer que a aplicação clipper imprima localmente
Nunca precisei fazer issu . .. então testei a captura no localhost por net use lpt1: \\nomecomp\compartilhamento na maquina local. Deu certo numa máquina de teste, com outra imp usb, mas na maquina do cliente naum . . .
Entaum testei softwares que emulam a lpt1 . .como o dosprint . .naum deu certo na maquina do cliente. a impressão só funciona por Windows, dentro da aplicação nada .. na máquina de teste deu certo a captura e o dosprint . .com uma laserjet 4600, mas no cliente naum

Usei a busca para verificar como proceder para alterar meus fontes, mas naum encontrei nada sobre este modelo específico. Os posts que achei, naum consegui entender a teoria e se funciona pra todos os modelos ou se tem diferença entre eles

Espero uma luz dos mestres daki

Obrigado

Rodrigo
supgaroto
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Re: existe outra forma imprimir laser usb nova sem alt. fontes?

Mensagem por supgaroto »

Acho q sem auterar os fontes eu acho q não existe.
Tava com o msm problema dai comprei um programinha 150,00 e resolveu meu problema as auterações q fiz resumirão-se a ao inves de imprimir um relatorio crio um arquivo texto e ele imprime na impressora padrão do windows. Foi a maneira mais pratica q encontrei.
triguinhu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por triguinhu »

bom dia . . .

Eu vi no mercado livre um cabo adaptador para impressoras usb serem ligadas na paralela da máquina . .será que isso resolve o meu caso?
Dessa forma, a impressora vira uma impressora paralela e posso utilizar lpt1 ?
Existe alguma outra forma não comercial . .uma solução livre nos fontes?

Obrigado

Rodrigo
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

triguinhu escreveu:Eu vi no mercado livre um cabo adaptador para impressoras usb serem ligadas na paralela da máquina . .será que isso resolve o meu caso?
Até já vi conversor USB/CENTRONICS, mas é um cabo ativo, com uma eletrônica de ajuste. Agora USB/DB25 (engata na LPT do micro) eu nunca vi. Se existir deve ser bem caro, já que também exigiria um cabo ativo e software especial. Além do mercado pra isso ser bem restrito.
Dessa forma, a impressora vira uma impressora paralela e posso utilizar lpt1?
Se encontrar esse cabo, sim.
Existe alguma outra forma não comercial . .uma solução livre nos fontes?
Os sinais dos cabos são bem diferentes. Portanto, sem recorrer a uma eletrônica de conversão num cabo especial, não tem jeito.

O ideal é ajustar o programa para imprimir através de algum dos programas que se prestam a essa finalidade. Pelo menos você fica livre dos cabos. Até porque, a tendência é acabar com as portas paralelas. Há modêlos de motherboards que já nem tem mais essa porta.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
triguinhu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por triguinhu »

obrigado pela rápida resposta . ..

vocês poderiam me indicar algum desses programas e algum material explicando a teoria? são libs . .é isso? ou software de terceiros?
Obrigado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

São vários programas: PRWin do Vagner (pago), PageScript (pago), HWUSB do Heveraldo (grátis), a minha biblioteca WAPI (grátis), etc. Veja os links abaixo, teste e escolha o que melhor se adapta às suas necessidades.

PRWin: http://www.vagucs.com.br (seção Projetos)
PageScript: http://www.abeelabs.com/pagescript/index.php
HWUSB: http://pub.buzinello.com/index.php?d=./ ... per/tools/
WAPI: http://pub.buzinello.com/index.php?d=./ ... pper/libs/

Caso tenha dúvidas sobre algum destes programas, use a pesquisa do fórum antes de perguntar. Muito já foi comentado sobre todos eles, a exceção do PageScript que, apesar de ser muito bom, parece ser pouco utilizado.

Detalhe: a biblioteca WAPI, apesar de ter ótimos recursos de particionamento de impressão, imprime apenas em modo RAW. Se sua impressora aceitar apenas impressão gráfica, não funcionará.
[]'s
Maligno
---

---
triguinhu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por triguinhu »

ok . . .

no meu caso, é uma laserjet 2600n, só imprime em modo gráfico . .puxei o hwusb . .estou debulhando aki . ..

encontrei esse cabo no ML

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -rs232-_JM

axo q esse dá tb naum?

Obrigado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

triguinhu escreveu:no meu caso, é uma laserjet 2600n, só imprime em modo gráfico . .puxei o hwusb . .estou debulhando aki . ..
Acredito que com esse programa deve resolver, já que ele utiliza uma classe do XHarbour que converte texto em gráfico.
encontrei esse cabo no ML
...
axo q esse dá tb naum?
Primeira vez que vejo. Mas se funcionar certinho, ótimo. O problema é que a cada vez que esse problema aparecer, será mais um cabo a comprar. Por R$40,00 cada, o custo pode não compensar. Acho que melhor que usar essa gambiarra é ajustar o programa e resolver o problema de uma vez por todas.
[]'s
Maligno
---

---
Alcir
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Alcir »

triguinhu escreveu:Boa tarde

Cliente acabou de adquirir uma hp laserjet 2600n nova, na caixa essa semana e quer que a aplicação clipper imprima localmente
Nunca precisei fazer issu . .. então testei a captura no localhost por net use lpt1: \\nomecomp\compartilhamento na maquina local. Deu certo numa máquina de teste, com outra imp usb, mas na maquina do cliente naum . . .
Entaum testei softwares que emulam a lpt1 . .como o dosprint . .naum deu certo na maquina do cliente. a impressão só funciona por Windows, dentro da aplicação nada .. na máquina de teste deu certo a captura e o dosprint . .com uma laserjet 4600, mas no cliente naum

Usei a busca para verificar como proceder para alterar meus fontes, mas naum encontrei nada sobre este modelo específico. Os posts que achei, naum consegui entender a teoria e se funciona pra todos os modelos ou se tem diferença entre eles

Espero uma luz dos mestres daki

Obrigado

Rodrigo
O NODOSPRINT resolve o seu problema e é FREE, vc encontra aqui para baixar http://sistemascvc.tripod.com/id5.html

Qualquer duvida post aqui, abraços
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Voce tb... pode usar o dosprn... com ele não tem necessidade alterar nada nos fontes...
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Rubens,

O que é exatamente o Dosprn ? É pago ou gratuito ? Não há necessidade de alterar nada nos fontes ? Fica exatamente como na impressão para LPT1 ?
Desculpe este monte de perguntas, mas fiquei curioso.
Obrigado.
Paulo
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Ele é pago... voce paga 28,00 por ele... voce pode baixar diretamente da pagina do fabricante www.dosprn.com uma demo para avaliação depois de alguma impressoes ele começa a dar a informação de cópia nao registrada... voce instala ele e ele fica na barra de tarefas... daí voce define nele mesmo qual impressora vai usar.. muito simples...
No meu caso nos testes que fiz .. nao tem que alterar nada nos fontes do seu programa.. ele vai capturar o que voce mandar para a lpt1.. e tem um configuraror de tempo que a cada n segundos ele verifica se tem impressao.. ATé aí qualquer um faz... o mais interessante que achei é que ele emula os comandos de impressao da Epson .. se voce manda imprimir negrito ele formata.. se coloca sublinhado, expandido ou condesando tb.. el formata.. ou seja voce nao precisa mudar nada no seu programa... independente da impressora que voce usar ele vai configurar...

Vai nessa que compensa... !!!

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Valeu, Rubens.
Fiz os primeiros testes no Dosprn e funcionou legal.
Obrigado pela dica.
Paulo
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
triguinhu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por triguinhu »

bom dia a todos . . .

grato a todos pelas respostas . . .

entrei de cara na solução de uma vez por todas, não optei pelo cabo, até pq, o vendedor do ml me desencorajou . . .disse que o cabo não funcionaria no meu caso, pois é para o contrário .. impressora rs232 para usb comp . . .

Ai vi tb o dosprn . .testei ele no computador cliente e não deu certo . . .

Eu mando a impressão ele fica processando algo, por alguns minutos . .o computador fica um poko instável, e depois ele termina de processar e nada acontece
Checkei muitas vezes, todas as configurações possíveis de impressão, checkei o windows ( windows xp professioanl ), fiquei desconfiado que a laserjet 2600n não funcionaria pra isso . .. Será que pode haver um bug, ou pode ser problemas com o windows de meu cliente mesmo?

Tenho outra laserjet colorida disponível para teste aki, testei nela e funcionou de prima!

Será que pode ser algo com a laserjet 2600n?

Obrigado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Testou o HWUSB? Se a sua impressora é para gráficos apenas e o DOSPrn, que eu não não conheço, for para apenas texto, realmente não vai funcionar.
[]'s
Maligno
---

---
Responder