clipper acessando arquivos online via internet ???
Moderador: Moderadores
- adilson
- Usuário Nível 2

Amigos Bom Dia !
Sera que tem como o CLIPPER 5.2E acessar arquivos(ler,atualizar,etc) online??
exemplo:
Tenho um cliente (MATRIZ E DUAS FILIAIS) ,todos possuem internet NET Banda Larga ,maquinas com WIN Xpessimo etc, a possibilidade de ambos ficarem online? ,tipo: atualizando cadastro de clientes,produtos,estoques etc.etc..
Se existir alguma luz e alguem (como Sempre) puder me dar um help ..
( ISTO ABAIXO EU JA DEVERIA TER ESCRITO A MAIS TEMPO)
OBS) Pessoal toda a vez que precisei de alguma informaçao, voces prontalmente responderam, eu sinceramente
nao tenho palavras (ou letras), para expresar minha gratidão, so me arrependo de nao ter entrado neste FORUM
a mais tempo... MEU OBRIGADO A TODOS OS MODERADORES E MEMBROS DESTE FORUM...
OBRIGADO A TODOS...
:{
Sera que tem como o CLIPPER 5.2E acessar arquivos(ler,atualizar,etc) online??
exemplo:
Tenho um cliente (MATRIZ E DUAS FILIAIS) ,todos possuem internet NET Banda Larga ,maquinas com WIN Xpessimo etc, a possibilidade de ambos ficarem online? ,tipo: atualizando cadastro de clientes,produtos,estoques etc.etc..
Se existir alguma luz e alguem (como Sempre) puder me dar um help ..
( ISTO ABAIXO EU JA DEVERIA TER ESCRITO A MAIS TEMPO)
OBS) Pessoal toda a vez que precisei de alguma informaçao, voces prontalmente responderam, eu sinceramente
nao tenho palavras (ou letras), para expresar minha gratidão, so me arrependo de nao ter entrado neste FORUM
a mais tempo... MEU OBRIGADO A TODOS OS MODERADORES E MEMBROS DESTE FORUM...
OBRIGADO A TODOS...
:{
Burroughs L3000 (4 kb ram) e B700,Labo 8034-8038 (Basic Nixdorf),Apple II plus,Clipper 5.2e e começando com xharbour 0.99.70
Re: clipper acessando arquivos online via internet ???
Eu particulamente "conheço" três métodos:
1º) Via Internet - Criar um a VPN (virtual private network) que liga um micro de fora a uma rede local;
2º) Via LP ( linha privativa de dados ) disponibilizada pelas operadoras de telefonias, permite ligar como se fosse um cabo de extensão de sua rede local para um determinado lugar (outro bairro, cidade ou até mesmo estado), isto é, um link dedicado que pode ter pequena, média ou grande velocidade;
3º) Via Hi-Fi (wireless) rede sem fio que dependendo da distância (acho que até 30km). Esse método trabalha por ondas de rádio e seu desempenho dependerá de alguns fatores como: interferências, obstruções de sinal e etc.
Sobre a VPN, nunca trabalhei com ela, mais se consultar no google irá achar muita informação útil.
Até+,
1º) Via Internet - Criar um a VPN (virtual private network) que liga um micro de fora a uma rede local;
2º) Via LP ( linha privativa de dados ) disponibilizada pelas operadoras de telefonias, permite ligar como se fosse um cabo de extensão de sua rede local para um determinado lugar (outro bairro, cidade ou até mesmo estado), isto é, um link dedicado que pode ter pequena, média ou grande velocidade;
3º) Via Hi-Fi (wireless) rede sem fio que dependendo da distância (acho que até 30km). Esse método trabalha por ondas de rádio e seu desempenho dependerá de alguns fatores como: interferências, obstruções de sinal e etc.
Sobre a VPN, nunca trabalhei com ela, mais se consultar no google irá achar muita informação útil.
Até+,
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Que bom que estejas gostando do fórum, Adilson aqui todos nós formamos uma verdadeira força um ajudando o outro, compartilhando idéias a melhor forma de retribuição é participando e ajudando aos outros colegas. Muitas vezes achamos que não temos competência do assunto, mas se você intentar se aprofundar no assunto você mesmo verá que tem toda condição de ajudar e ao mesmo tempo aprender é só questão de ter boa vontade, e aqui temos vários exemplos. Muitos não tem o tempo necessário para ficar encima de todos os assuntos, mas como eu disse: todos somados, somos uma força.
Quanto a questão de acessar dados pela internet, não que eu tenha tido experiência com isso, mas tenho visto vários tópicos falando disso. Mas se quiser fazer algo seguro procure por SQL, pois o DBF não é o ideal para trabalhar na internet, eu não sou a pessoa que mais poderia falar sobre isto, mas por exemplo o colega Rochinha é Crack na inteiração de outras bases de dados em XBASE.
Outra questão seria você avaliar sobre a forma em que poderia de trafegar dados na internet. Nem sempre é sumamente necessário estar ON-LINE os dados para trabalhar na forma local. Digo isto, porque eu não trabalharia em XBASE na internet, eu mudaria para outra LINGUAGEM. Mas se as condições permitem, você ainda poderia trabalhar em XBASE utilizando-se de outra forma de transmissão de dados, por exemplo EDI. Ja ouviu falar ?. EDI significa Electronic Data Interchange e que baseia-se no envio de arquivos textos para um servidor processar. Esses arquivos podem conter uma inclusão de registro, alteração e deleção conforme as normas e padrões pre-estabelecidos.
Então caberá você avaliar, mas eu sugeriria você não se ideializar-se com DBFs.
Quanto a questão de acessar dados pela internet, não que eu tenha tido experiência com isso, mas tenho visto vários tópicos falando disso. Mas se quiser fazer algo seguro procure por SQL, pois o DBF não é o ideal para trabalhar na internet, eu não sou a pessoa que mais poderia falar sobre isto, mas por exemplo o colega Rochinha é Crack na inteiração de outras bases de dados em XBASE.
Outra questão seria você avaliar sobre a forma em que poderia de trafegar dados na internet. Nem sempre é sumamente necessário estar ON-LINE os dados para trabalhar na forma local. Digo isto, porque eu não trabalharia em XBASE na internet, eu mudaria para outra LINGUAGEM. Mas se as condições permitem, você ainda poderia trabalhar em XBASE utilizando-se de outra forma de transmissão de dados, por exemplo EDI. Ja ouviu falar ?. EDI significa Electronic Data Interchange e que baseia-se no envio de arquivos textos para um servidor processar. Esses arquivos podem conter uma inclusão de registro, alteração e deleção conforme as normas e padrões pre-estabelecidos.
Então caberá você avaliar, mas eu sugeriria você não se ideializar-se com DBFs.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Acessar via internet você tem 2 opções, compilar o sistema em xharbour para Linux ou Windows e acessar via TS ou SSH, o SSH é um show no linux, a pessoa pode conectar a internet discada e acessar o sistema com a mesma produtividade e eficiencia. O velho dbf trabalha muito bem nesta modalidade.
Se a ideia é disponibilizar algo para Web mesmo, para ser acessado por browse, ai vc tem diversas opções, no meu site tem a WEBWAP e muitos exemplos de uso de DFB online.
Este site mesmo é feito em xharbour: veja
www.mst.com.br
Login: 01
Senha: mst
Apesar de mostrar extensão PHP tudo é EXE e feito em xharbour.
Você tem que analisar qual a sua real necessidade e aplicar a ferramenta correta.
Se a ideia é disponibilizar algo para Web mesmo, para ser acessado por browse, ai vc tem diversas opções, no meu site tem a WEBWAP e muitos exemplos de uso de DFB online.
Este site mesmo é feito em xharbour: veja
www.mst.com.br
Login: 01
Senha: mst
Apesar de mostrar extensão PHP tudo é EXE e feito em xharbour.
Você tem que analisar qual a sua real necessidade e aplicar a ferramenta correta.
- filizola
- Usuário Nível 3

este acesso pode ser feito através de terminal service (com windows xp mesmo) basta utilizar o patch de desbloqueio para que varios usuarios possam acessar ao mesmo tempo.
"Um passo a frente, e já não estará mais no mesmo lugar..."
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
So que vai ter que compilar o sistema em xharbour, que 5 terminais rodando clipper aberto são capazes de travar o servidor.
- filizola
- Usuário Nível 3

acho que nao vagner, porque já testei com 7 terminais ao mesmo tempo e nao travou (uma semana direta)
"Um passo a frente, e já não estará mais no mesmo lugar..."
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Consegui um milagre, depende tambem do que o sistema faz e de como ele foi programado, mas ja presencei servidores travando com 5 terminais abertos ao mesmo tempo processando vendas. vai pro espaço. melhor usar o xharbourm que tenho clientes com p4 3.0 usando conectiva segurando 65 terminais com folga.
-
Dudu_XBase
- Membro Master

Bom dia.
Para fazer isso preferi converter o sistema para xharbour.
Em um cliente temos diversos sistemas rodando e de terceiros também.
Usamos lá um sistema de virtualização de aplicativos chamado Citrix
http://www.brasoftware.com.br/vitrine.a ... Codigo=131
Existe no mercado também o go-global ambos são pagos.
Se for utilizar Terminal Services veja antes um programa chamado XP Unlimited, em um outro cliente temos 3 servidores com ele instalado segurando mais de 100 terminais burros com boot thin client ou acesso remoto, ele é bem completo tem inclusive Load Balancing assim não sobrecarrega nenhum dos servidores compensa somente o uso dele, quando os acesso via TS são muitos, se for menos de 10 um servidor Windows Server com TS aguenta mas precisa ter bastante memória.
Uma solução livre seria a citada pelo Wagner Nunes com a migração para xharbour linux e rodando via ssh.
Para fazer isso preferi converter o sistema para xharbour.
Em um cliente temos diversos sistemas rodando e de terceiros também.
Usamos lá um sistema de virtualização de aplicativos chamado Citrix
http://www.brasoftware.com.br/vitrine.a ... Codigo=131
Existe no mercado também o go-global ambos são pagos.
Se for utilizar Terminal Services veja antes um programa chamado XP Unlimited, em um outro cliente temos 3 servidores com ele instalado segurando mais de 100 terminais burros com boot thin client ou acesso remoto, ele é bem completo tem inclusive Load Balancing assim não sobrecarrega nenhum dos servidores compensa somente o uso dele, quando os acesso via TS são muitos, se for menos de 10 um servidor Windows Server com TS aguenta mas precisa ter bastante memória.
Uma solução livre seria a citada pelo Wagner Nunes com a migração para xharbour linux e rodando via ssh.
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Pablo, voce quis dizer, ...é crack, porque é fresquinho ou fresquinho porque é crack...,hehehe.
Bom falemos de Clipper:
Em termos de acesso remoto, o que vale é a esperiencia e somente com a experimentação de cada alteranativa voce poderá usar uma ou outra ou várias ao mesmo tempo, pois o que importa é o dinamismo e velocidade de resposta.
Muitas das soluções aqui levam voce direto ao mundo Harbour e voce pode pensar que queremos que voce abandone o Clipper. Pense que o Harbour seria uma atualização do Clipper, assim como voce uma vez programou em Summer e foi para o 5.2, etc, voce não estava abandonando algo e sim reciclando.
Minha experiencia com acesso a .DBFs externos foi por meio de scripts de linguagens com ASP, passando parametros via HTTP através de um RUN IEXPLORER blablabla. Funcionou legal pois era uma interação entre site ASP de Chat e a parte HelpDesk no cliente.
Depois com ASP fiz acessos a MySQL e SQL-Server em servidores hospedados na internet e Firebird e Access local. Até tentei acessar via ADO remotamente DBFs mas os comandos não surtiam efeito de conexão.
Se voce pensar que pode fazer acesso externo com Clipper, isto só será possivel graças a alguma ferramenta ou bilbioteca de terceiros que lhe permita isto sem sair do Clipper, Fivewin4Clipper, Ultiroute, Mediator, etc. Todas elas permitirão a voce acessar bases de dados externas a area da empresa, menos .DBF. Quase sempre estão voltadas para SQLs.
Eu não tenho certeza, mas voce poderia verificar esta dica, Mediator 4 Clipper, pelo fato de usar um servidor como ponte para acesso a .DBFs, creio eu que seja possivel que o mesmo esteja muito distante ou até em uma rede sendo acessado por um aplicativo feito em Clipper usando as bibliotecas da parte cliente.
Tudo isto implica em voce usar e instalar na parte cliente, vários programas necessários para acessar a parte servidora em algum lugar por ai, mas nada impede voce de usar ou criar uma interface web de seu aplicativo rodando no servidor scripts ASP acessando .DBFs ou CGIs feitos com Harbour(sugiro Harbour para o uso de IIS com servidor) ou feitos em Clipper(caso use Apache como servidor).
Esta ultima opção é mais viável pois a central disponibilizaria um servidor web interno para o acesso externo de filiais e vendedores.
Com base no material esposto até agora ja da pra ter uma idéia de que existem algumas soluções e algumas até free.
Pablo, voce quis dizer, ...é crack, porque é fresquinho ou fresquinho porque é crack...,hehehe.
Bom falemos de Clipper:
Em termos de acesso remoto, o que vale é a esperiencia e somente com a experimentação de cada alteranativa voce poderá usar uma ou outra ou várias ao mesmo tempo, pois o que importa é o dinamismo e velocidade de resposta.
Muitas das soluções aqui levam voce direto ao mundo Harbour e voce pode pensar que queremos que voce abandone o Clipper. Pense que o Harbour seria uma atualização do Clipper, assim como voce uma vez programou em Summer e foi para o 5.2, etc, voce não estava abandonando algo e sim reciclando.
Minha experiencia com acesso a .DBFs externos foi por meio de scripts de linguagens com ASP, passando parametros via HTTP através de um RUN IEXPLORER blablabla. Funcionou legal pois era uma interação entre site ASP de Chat e a parte HelpDesk no cliente.
Depois com ASP fiz acessos a MySQL e SQL-Server em servidores hospedados na internet e Firebird e Access local. Até tentei acessar via ADO remotamente DBFs mas os comandos não surtiam efeito de conexão.
Se voce pensar que pode fazer acesso externo com Clipper, isto só será possivel graças a alguma ferramenta ou bilbioteca de terceiros que lhe permita isto sem sair do Clipper, Fivewin4Clipper, Ultiroute, Mediator, etc. Todas elas permitirão a voce acessar bases de dados externas a area da empresa, menos .DBF. Quase sempre estão voltadas para SQLs.
Eu não tenho certeza, mas voce poderia verificar esta dica, Mediator 4 Clipper, pelo fato de usar um servidor como ponte para acesso a .DBFs, creio eu que seja possivel que o mesmo esteja muito distante ou até em uma rede sendo acessado por um aplicativo feito em Clipper usando as bibliotecas da parte cliente.
Tudo isto implica em voce usar e instalar na parte cliente, vários programas necessários para acessar a parte servidora em algum lugar por ai, mas nada impede voce de usar ou criar uma interface web de seu aplicativo rodando no servidor scripts ASP acessando .DBFs ou CGIs feitos com Harbour(sugiro Harbour para o uso de IIS com servidor) ou feitos em Clipper(caso use Apache como servidor).
Esta ultima opção é mais viável pois a central disponibilizaria um servidor web interno para o acesso externo de filiais e vendedores.
Com base no material esposto até agora ja da pra ter uma idéia de que existem algumas soluções e algumas até free.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Puxa rapaz, ainda bem que você não ficou ofendido, procurando essa palavra em português mira lo que encontré: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crack mas não foi isso que eu queria dizer... desculpe quis dizer que você era craque (expert), vamos dizer aquele que mais demostrou experiência aqui no fórum sobre o tema.rochinha escreveu:Pablo, voce quis dizer, ...é crack, porque é fresquinho ou fresquinho porque é crack...,hehehe
Como também avaliar a possibilidade de fazer atualizações mediante troca de arquivos (não é para resultados imediatos) mas é também um meio de manter a base de dados atualizada. Mas em sintese com tudo o que os colegas ja se pronunciaram, ja dá para ter uma idéia, um rumo a ser tomado.Com base no material esposto até agora ja da pra ter uma idéia de que existem algumas soluções e algumas até free.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Na empresa onde trabalho tivemos uma situacao parecida, aqui tinhamos toda parte fabril e administrativa no mesmo predio, tinhamos 60 micros acessando o sistema administrativo, financeiro, industrial e comercial, feito em clipper
, rodando em servidor linux. Ate que um dia a diretoria decidiu levar a area administrativa, cerca de 30 computadores para um novo predio. Depois de pensar muito fizemos o seguinte: pegamos dois links de alta velocidade, na epoca 600kbps em sistema full da NET, montamos uma vpn entre as redes usando servidores linux openssl e na matrix (administracao) onde ficou o servidor de dados com o sistema montamos um servidor windows 2000 server e configuramos um terminal services, onde todo o setor fabril que ficou no outro predio acessava remotamente sistemas, arquivos, documentos e tambem chats. O sistema rodou muito bem durante 2anos sem gargalos e travamentos, mas montamos uma infra bem estruturada com maquinas novas, muita memoria, placa mae e processadores de primeira... Depois de 2anos a diretoria voltou para o antigo predio e ficou td junto.
Com isso gostaria de expressar que é totalmente possivel acessar um sistema em clipper remotamente. So depende de como vc. E do investimento em bons equipamentos e recursos.
Detalhe: as bases de dados tinham na epoca cerca de 1.0gb de dados (total)
Erwin
Com isso gostaria de expressar que é totalmente possivel acessar um sistema em clipper remotamente. So depende de como vc. E do investimento em bons equipamentos e recursos.
Detalhe: as bases de dados tinham na epoca cerca de 1.0gb de dados (total)
Erwin
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Ami othelo, no seu caso, quantos terminais conseguiu rodar o eu sistema clipper ao mesmo tempo dentro do TS, que pode onde vi, 7 terminais abertos eram suficiente para travar o servidor windows, devido ao alto consumo de CPU de aplicativos de DOS no windows NT e compativeis.
O numero exato nao sei, mas como tinhamos cerca de 30 terminais no setor fabril, acredito que nos momentos de pico de acesso seriam pelo menos uns 20 acessos direto e o servidor nunca travou. Hoje eu tenho um cliente que tem acesso externo para os vendedores pelo TS com win2000 rodando uma aplicacao oracle, sao cerca de 10 vendedores, ja fazem 3 anos e até hoje nao tive problemas de parada no servidor.
)
Esqueci de salientar... nas configuracoes do win2000 server eu mudei a configuracao padrao, indicando para ele dar suporte a programas e nao ao sistema e liberando o cache (a maquina tinha 2.0gb), alem de desativando praticamente todos os servicos, sua unica funcao realmente era TS, o banco de dados ficava em um servidor linux,