abrir dbf protegido ????

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

adilson
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

abrir dbf protegido ????

Mensagem por adilson »

Bom Dia Pessoal !!

Estou tentando acessar os dbf de um sistema tintometrico (feito em foxpro) , para poder integrar a base
de dados (dbf) com meu sistema, mas os benditos estao protegidos,nao consigo abrir com dbu,
nem com um simples prg tipo ( use latex - dbedit()), ja tentei alguns utilitarios de exemplos da pagina do
TOLEDO, E NECAS ..

Alguem por favor saberia algum macete para me ajudar ???

Pessoal obrigado e abracos a todos..
Burroughs L3000 (4 kb ram) e B700,Labo 8034-8038 (Basic Nixdorf),Apple II plus,Clipper 5.2e e começando com xharbour 0.99.70
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Re: abrir dbf protegido ????

Mensagem por alaminojunior »

O que alguns programadores costumam fazer é alterar o header do arquivo no momento de fechá-lo e voltar ao normal ao abrí-lo para trabalho. Você pode tentar, se conseguir abrí-lo com o programa em FoxPro, copiá-lo para outra pasta, estando em uso (isso se não estiver em modo exclusivo e somente leitura).
Ou também submeter este arquivo protegido ao FileFix do Norton Commander. Este utilitário reconstrói o header do arquivo. Se for este o caso né !?
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Eolo
Colaborador
Colaborador

Re: abrir dbf protegido ????

Mensagem por Eolo »

Dêem uma olhada neste link:
http://www.clicketyclick.dk/databases/x ... DBF_STRUCT
(em inglês)

Ele mostra a estrutura de um DBF, além de muito mais coisa (FoxPro, NTX, CDX, FPT, DBT, MDX etc. etc.).

Se não me engano, o que se faz para "proteger" um DBF é simplesmente inverter no header a posição dos bits 8 e 9 (ou 10 e 11, não lembro direito). Com isso, nem o DBU nem o Excel conseguem reconhecer o arquivo como um DBF e portanto não o abrem...

Em tempo: (1) DBF não é tudo igual. O programa Dbase3, por exemplo, não consegue abrir os DBFs criados pelo XHarbour ou pelo Delphi... (2) A extensão do arquivo não garante a coisa: vc pode por exemplo ter um legítimo arquivo Dbase3 e chamá-lo de CLIENTES.ABC. Então, o arquivo CLIENTES.DBF "pode" não ser um DBF como parece...
Responder