Clipper em rede com Win 98 e Win XP

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

celsolv
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Clipper em rede com Win 98 e Win XP

Mensagem por celsolv »

E aí amigos? Estou com um probleminha q está me deixando p da vida. Meu sistema (Clipper 5.3 linkeditado com Exospace) funciona blz numa rede so com Win 98. Meu cliente precisa colocar uma maq com Win XP na rede e nao consigo rodar meu sistema com ela, se bem q continua funcionando blz nas maq com Win 98, so nao funciona na maq com Win XP. Se coloco a maq com Win XP como servidor ou estacao, dá a msg "ERROR DOS 2". Se direciono com SET PATH TO \\micro\c\... ou SET DEFAULT TO \\micro\c\... dá a msg "ERROR DOS 5". Ele chama o executavel mas nao reconhece os DBF´s. Preciso da ajuda aí dos amigos clippeiros. Grato
gvc
Colaborador
Colaborador

Re: Clipper em rede com Win 98 e Win XP

Mensagem por gvc »

Doserror 2 - arquivo não encontrado.
Doserror 5 - sem direito de acesso.

Verifique qual a linha/comando esta provocando o erro.
Mapeie uma letra para drive e use set path com a letra. Eu uso set default e funciona corretamente da forma que falei.
Veja se a pasta que vc esta querendo acessar no XP esta liberando acesso para qq usuário. (doserror 5)
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
celsolv
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por celsolv »

Valeu gcv... Esta foi de primeira... O problema meu era realmente liberar a permissao para que outros usuarios possam ler e gravar no rWin XisPa... Fui em Comparttilhar esta pasta/Permitir que outros usuarios da rede alterem meus arquivos. Um abraço...
ALEX BORELLI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por ALEX BORELLI »

gvc escreveu:Doserror 5 - sem direito de acesso.
Aproveitando sua dica do erro acima. Tem 8 maquinas rodando meu programa, e somente em 1 delas da o erro DBFNSX/1010 READ ERROR (DOS ERROS 5). Porque somente em 1 maquina?
Meu sistema roda em um servidor Linux.
Alex Borelli
Arpa Sistemas
www.arpasistemascom.br
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

READ ERROR (DOS ERROS 5)

Mensagem por Pablo César »

Alex, por acaso nessa estação estariam deixando de dar o LOGIN na inicialização do Windows/Usuário ? Checou a variável de ambiente CLIPPER e aumentpu o BUFFERS e FILES ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
ALEX BORELLI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Re: READ ERROR (DOS ERROS 5)

Mensagem por ALEX BORELLI »

Pablo César escreveu:Alex, por acaso nessa estação estariam deixando de dar o LOGIN na inicialização do Windows/Usuário ? Checou a variável de ambiente CLIPPER e aumentpu o BUFFERS e FILES ?
Esta maquina entra direto no windows, sem a necessidade de dar Login na inicializacao. Vou aumantar o buffers e files. Depois posto o resultado. Obrigado pela ajuda.
Alex Borelli
Arpa Sistemas
www.arpasistemascom.br
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

READ ERROR (DOS ERROS 5)

Mensagem por Pablo César »

ALEX BORELLI escreveu:Esta maquina entra direto no windows, sem a necessidade de dar Login na inicializacao.
O que me refiro, quando é incicializado o Windows numa rede, por questões de configuração e direito de acesso, precisa passar pelo LOGIN/SENHA do usuário. Se essa máquina, não está fazendo isso, então está alí a falha. Pois o servidor, seja LINUX ou qualquer outro Windows NT BASED, irá precisar dessa identificação.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por TerraSoftware »

Windows 98 nao pode servir windows xp em ipótese nenhuma. Isso já é sabido pelo pessoal aqui do forum a muito tempo.

Outra coisa, particularmente eu acho que as pessoas que criticam o windows xp deveriam rever seus conceitos, pois ele é muito bom, mas muito bom mesmo. É claro que tem casos e casos, eu por exemplo, já vi mareteiro instalar xp por cima de 98, ai meu amigo, esqueçe, é pau na certa. Outro coisa é a questaum de pouca memoria, xp precisa de pelo menos 256 pra trabalhar legal.

Se vc tiver uma maquina com placa mae boa, 256 de memoria, um hd espaçoso formatado em ntfs, uma boa organizacao da rede com usuarios e niveis de privilégios bem definidos, certamente nao terá maiores problemas. Agora esse negocio de xp logar direto sem pedir usuario e senha, isso é coisa de mareta.

Falei e disse!
:%
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

TerraSoftware escreveu:eu acho que as pessoas que criticam o windows xp deveriam rever seus conceitos, pois ele é muito bom, mas muito bom mesmo.
O XP foi o melhor Windows já lançado pela Microsoft em todos os tempos. Em vários pontos melhor que o Vista, inclusive. Aliás, foi a primeira versão de um Windows que ganhou até abaixo-assinado para que a MS não parasse de vendê-lo. E acataram o pedido. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Responder