Bom dia pessoal !,
Comprei o cd do cep dos correios para poder converte a base em acess para dbf para uso em meu sistema , mas
o "campo cep" do dito cujo esta criptografado ,, ja garimpei na net e nao consegui achar nenhuma rotina para tal
"façanha", peço aos colegas se alguem tiver algo que poça ajudar . agradeçeria em muito...
obs) nao sei se he ilegal , mas assim que eu conseguir a conversao , posso disponibilizar aos colegas o dito
arquivo via ftp... *tal arquivo me sera muito util,pois estou criando um romaneio de entrega para um grande loja
de mat.de construcao,para roterizar as entregas na cidade e regiao.."
abraços a todos...
descriptografar campo cep para dbf ???
Moderador: Moderadores
- adilson
- Usuário Nível 2

descriptografar campo cep para dbf ???
Burroughs L3000 (4 kb ram) e B700,Labo 8034-8038 (Basic Nixdorf),Apple II plus,Clipper 5.2e e começando com xharbour 0.99.70
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Exportar dados do CD do CEP para dbf
Quanto a questão se é legal ou não sobre o produto CEP/DNE (Diretório Nacional de Endereços), tem os seguintes pontos que devem na minha opinião serem considerados. O Guia Postal Brasileiro Eletrônico - GPBE© e as informações estão protegidas por leis (9.609 e 9.610) que diz que o proprietário do CD tem o direito de uso para inserção/validação do CEP, exclusivamente para postagem de objetos nos Correios, vedadas quaisquer outras utilizações sem a concordância explicita da ECT.
Inclusive o ECT (Correios) possue um serviço de disponibilidade desses dados, só que acredito que é cedido através de contrato.
Ja para o caso de desenvolvimento do aplicativo, creio que deva obedecer algumas limitações que são impostas nos seguintes pontos:
- O aplicativo não pode ser utilizado para fins comerciais.
- Inserção de aviso de direitos autorais e vedado a re-produção de terceiros.
- Incluir todos os avisos de direitos autorais e marcas comerciais contidos no produto.
Tendo em conta que o GPBE precise se Instalado um componente de acesso de dados (MDAC) que é de propriedade da Microsoft, possue seus termos de contrato na hora de instalação. Seria interessante saber como pode ser exportado sua BD no entanto ao ser passado a DBF você também precisará converter alguns caracteres de acentuação que estão gravados em padrão Windows, isto é no padrão ANSI e transformá-lo em OEM/DOS, caso você queira visualizar os dados em modo CONSOLE.
Para esta conversão der certo, terá que ser feito a leitura direto a BD e não acredito que isso seja possível em Clipper. Também por tratar-se de um assunto em comum a outras linguagens e não possuir qualquer questionamento a linguagem, decidí mover este tópico a uma seção em comum. E como sua BD é feito através da Microsoft Data Access Components (MDAC) e que instala os mesmos componentes principais do Data Access que o Microsoft SQL Server OLE DB Provider, achei adequado mover para seção de "Banco de Dados Relacionais".
Espero que o colega tenha sucesso em obter esses dados, talvez aqui nesta seção alguém possa dar-lhe melhores dicas. Pois acho que o caminho estaria poder ler e converter por algum outro driver ODBC (talvez Visual FoxPro ou outro que possa ser utilizado na nossa linguagem XBASE).
Inclusive o ECT (Correios) possue um serviço de disponibilidade desses dados, só que acredito que é cedido através de contrato.
Ja para o caso de desenvolvimento do aplicativo, creio que deva obedecer algumas limitações que são impostas nos seguintes pontos:
- O aplicativo não pode ser utilizado para fins comerciais.
- Inserção de aviso de direitos autorais e vedado a re-produção de terceiros.
- Incluir todos os avisos de direitos autorais e marcas comerciais contidos no produto.
Tendo em conta que o GPBE precise se Instalado um componente de acesso de dados (MDAC) que é de propriedade da Microsoft, possue seus termos de contrato na hora de instalação. Seria interessante saber como pode ser exportado sua BD no entanto ao ser passado a DBF você também precisará converter alguns caracteres de acentuação que estão gravados em padrão Windows, isto é no padrão ANSI e transformá-lo em OEM/DOS, caso você queira visualizar os dados em modo CONSOLE.
Para esta conversão der certo, terá que ser feito a leitura direto a BD e não acredito que isso seja possível em Clipper. Também por tratar-se de um assunto em comum a outras linguagens e não possuir qualquer questionamento a linguagem, decidí mover este tópico a uma seção em comum. E como sua BD é feito através da Microsoft Data Access Components (MDAC) e que instala os mesmos componentes principais do Data Access que o Microsoft SQL Server OLE DB Provider, achei adequado mover para seção de "Banco de Dados Relacionais".
Espero que o colega tenha sucesso em obter esses dados, talvez aqui nesta seção alguém possa dar-lhe melhores dicas. Pois acho que o caminho estaria poder ler e converter por algum outro driver ODBC (talvez Visual FoxPro ou outro que possa ser utilizado na nossa linguagem XBASE).
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Não há o que se falar de direitos autorais sobre dados que são de domínio público. A ECT não tem o direito de vender dados que são públicos. Eu próprio já enviei vários eMails pra eles, justamente questionando essa irregularidade. Nunca se dignaram em me responder. Aliás, vou dedicar um tempinho redigindo um eMail pro senador em quem votei (Alvaro Dias), pedindo ajuda nessa questão.
Ademais, não sei por quê tanta preocupação em respeitar direitos autorais de um banco de dados se a maioria daqui nem tem o Windows original. Então: que se exploda.
)
Mas nem se preocupem com isso. Consegui a base de dados dos CEPs deste ano há uns 10 dias. Os campos CEP já estão decriptados. Só não subi pro meu site por falta de tempo. Lá já existe a base de dados de 2007. Mas vou substituí-la pela de 2008 à noite. Quem quiser, poderá baixá-la amanhã de manhã.
Curiosidade: tenho também a rotina para decifrar o campo de CEP. Mas está em Delphi. Ainda não parei pra ver em detalhes, mas parece coisa simples. Se alguém quiser, por curiosidade talvez, é só pedir.
OBS: Esse assunto nada tem a ver com a seção "RDDs", onde o tópico foi postado originalmente. Por isso foi movido para a seção "Bate-Papo".
Ademais, não sei por quê tanta preocupação em respeitar direitos autorais de um banco de dados se a maioria daqui nem tem o Windows original. Então: que se exploda.
Mas nem se preocupem com isso. Consegui a base de dados dos CEPs deste ano há uns 10 dias. Os campos CEP já estão decriptados. Só não subi pro meu site por falta de tempo. Lá já existe a base de dados de 2007. Mas vou substituí-la pela de 2008 à noite. Quem quiser, poderá baixá-la amanhã de manhã.
Curiosidade: tenho também a rotina para decifrar o campo de CEP. Mas está em Delphi. Ainda não parei pra ver em detalhes, mas parece coisa simples. Se alguém quiser, por curiosidade talvez, é só pedir.
OBS: Esse assunto nada tem a ver com a seção "RDDs", onde o tópico foi postado originalmente. Por isso foi movido para a seção "Bate-Papo".
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Exportar dados do CD do CEP para dbf
Maligno, quanto a questão de se os dados são ou não de domínio público ja seria uma questão como você mesmo deu a entender, que seria uma questão a ser aprovada pela justiça. Ora pois existe lei específica garantindo os direitos sobre os CEPS (leis que até mencionei quais eram). Pois se o tópico fosse tão apenas para saber se era legal ou não, acho que foi respondida então mas se for para ver do ponto de vista seu... então fica a critério de cada um. Porque esperar que um deputado (não porque eu até não agrade do politico mencionado, que não é a questão aqui) não dá para crer ou esperar muito dos políticos.
Se puder ceder para mim eu agradeço.Maligno escreveu:Curiosidade: tenho também a rotina para decifrar o campo de CEP. Mas está em Delphi. Ainda não parei pra ver em detalhes, mas parece coisa simples. Se alguém quiser, por curiosidade talvez, é só pedir.
Maligno, este tópico estava na seção "Banco de Dados Relacionais" (aliás, se tivesse lido a minha mensagem você verá que lá mencionei a minha razão) e não na seção RDDs como você está mencionando. Como disse, se a questão principal do tópico seria sobre a forma de "exportar" os dados seria uma questão do tipo de banco relacional ou então você não percebeu no seu aplicativo em DELPHI que você menciona, qual é a técnica utilizada.Maligno escreveu:OBS: Esse assunto nada tem a ver com a seção "RDDs", onde o tópico foi postado originalmente. Por isso foi movido para a seção "Bate-Papo".
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
No meu entendimento, a ECT não tem direito sobre dados que são públicos. Com o agravante que a ECT é uma empresa estatal. Mas tudo bem. Isso é outro assunto.Ora pois existe lei específica garantindo os direitos sobre os CEPS
Desculpe. Confundi as bolas.Maligno, este tópico estava na seção "Banco de Dados Relacionais"
Muito embora o tópico também não tenha relação com essa outra seção.
Desculpe ter "atravessado" sua moderação.Como disse, se a questão principal do tópico seria sobre a forma de "exportar" os dados seria uma questão do tipo de banco relacional ou então você não percebeu no seu aplicativo em DELPHI que você menciona, qual é a técnica utilizada.
De qualquer forma, a questão estará definitivamente resolvida com o MDB que vou disponibilizar mais à noite. Ainda assim, peço desculpas por qualquer transtorno.
PS: Vou subir pro meu site o código fonte que mencionei. Postarei os links à noite.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Conforme prometido, aqui vão os links para o que foi pedido. Por sorte, o cliente que estava me empacando a vida começou agora a me enrolar. Então antecipei o upload dos arquivos.
CEPs de 2008 - Formato MDB, original. Clique aqui.
Fonte com as funções de criptografia utilizadas neste MDB. Clique aqui.
Nota: Para decriptar os CEPs dentro do MDB foi utilizada a rotina abaixo (original), escrita em delphi. O código, de simples que é, dispensa comentários.
CEPs de 2008 - Formato MDB, original. Clique aqui.
Fonte com as funções de criptografia utilizadas neste MDB. Clique aqui.
Nota: Para decriptar os CEPs dentro do MDB foi utilizada a rotina abaixo (original), escrita em delphi. O código, de simples que é, dispensa comentários.
Código: Selecionar todos
function DescriptyCEP(Crypt: string; twofish: TDCP_twofish): string;
begin
twofish.InitStr('gpbe', TDCP_sha1);
Result := twofish.DecryptString(Crypt);
twofish.Burn();
end;[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---