Quero partilhar com todos, minha experiência com Terminal Service, no Windows XP Professional.
Essa experiência surgiu da necessidade de um cliente, acessar os servidores das suas duas lojas, remotamente. E também a partir da experiência de colegas nossos como EOLO e LEONARDO MACHADO. Bão, vamo deixar a rasgação de seda e partir para o que interessa.
Como eu mencionei, nos vamos tratar da Instalação do TS em cima do Windows XP Professional. Este SO não trás o TS de forma explícita, por isso foi preciso instalar um patch para liberar tal recurso. Esse patch, ao ser descarregado e executado, dependendo do anti-vírus, é bem provável que seja detectado como vírus. Pessoalmente já fiz duas ou três instalações como essa , e não tive problemas. O que eu acho: como esse patch, quebra umas restrições do XP, talvez por isso ele seja detectado como vírus. Segue o link para o cara: http://digit.hdtv.pl/inne/Terminalserve ... ch-1-1.zip
1º passo é rodar esse patch no servidor, claro, já com o XP Pro SP2 instalado.
2º Feito isso, precisa entrar em Ferramentas Administrativas, no Painel de Controle, e incluir os usuários que farão acesso ao servidor. Salientando que para incluir os usuários, não pode ser pelo "Contas de Usuário", tem que ser por esse caminho mesmo.
3º entre na tela Gerenciamento do Computador, e clique em "Usuários", em seguida, clique em Ação, depois em Novo Usuário.
4º inclua os usuários sempre com senha. Feita as inclusões, fechar, mas permaneça em Gerenciamento do Computador, vai aparecer do lado direito, os manés que vc incluiu.
5º depois disso, para cada usuário cadastrado, vc precisa dar poderes para eles acessarem o TS. Como ?
6º clica em cima dele com o botão direito->propriedades, depois em "Membro de:", vai aparecer para cada um, como default, "Usuários", remova-a. Em seguida, Adicionar, vai surgir a seguinte tela:

7º Clicando em Avançado, vai surgir:

8º clicando em Localizar Agora, surgirá na parte de baixo os grupos:

escolha então, Usuários da Area de Trabalho Remota ;
em seguida, OK, OK , Aplicar, e OK novamente.
Repita esses passos (do 5º até aqui), para cada usuário criado.
Com isso,nós já temos o TS operando no servidor com
todos os usuários cadastrados.
9º Falta agora setar algumas coisas no XP.
Siga esta sequencia: Iniciar->Executar->digite “GPEDIT.MSC” sem aspas, e OK. Surgirá a seguinte janela, bastando acessar as pastas que já deixei marcadas.

Todas as variáveis do lado direito, abaixo das pastas, estarão como “Não-configurado”, clicando duas vezes nelas, vc pode alterar cada uma, de acordo com a imagem acima, que é a configuração básica, digamos.
Atenção para:
Número limite de conexões: vc configura o número de conexões simultâneas
setando 999999, fica sem limite
e tb a última: Iniciar um programa na conexão: [essa é chic]
vc configura em qual pasta e qual executável, "todos" os usuários vão abrir automaticamente ao se conectar. Mas eu disse "todos", sem exceção, ou seja, eles vão se conectar, e queira ou não, a única coisa que eles terão acesso, será o programa em questão. Encerrando o programa, encerra-se a conexão.
Mas como eu dizia, essa variável faz esse set para "todos", e talvez para um ou outro usuário, ou até pra vc quem vai administrar, vc queira abrir acesso total. E como faremos isso ? Esqueça então a alteração da última variável, deixando ela do jeito que estava, e em cada máquina cliente, vc cria um atalho para a conexão, .... aproveitando,..... vamos configurar esse atalho, .....
Iniciar->Programas->Acessórios->Comunicação->Conexão da Área de Trabalho Remota
na Guia "Geral" vc configura o endereço do servidor, podendo ser um número ip fixo, ou usar o no-ip*, lembrando que nome do usuario [é case sensitive], e senha também. Depois na guia "Programas" vc configura o programa à ser aberto por aquele usuário.
Bom meus caros, é isso aí. Caso alguém tenha outras opiniões e sugestões, favor aplicá-las.
* NO-IP, para os colegas que não conhecem, trata-se de um serviço muito interessante para quem não possui endereço IP fixo. Como alguns possuem IP dinâmico, ou seja, ele muda a cada conexão, é necessário um IP fixo para poder acessar o servidor. Imagina ter que ficar descobrindo qual o IP dele naquele exato momento.......
Você pode acessar http://www.no-ip.com, fazer um cadastro simples, e criar um host, tipo servidorloja1.no-ip.info, instalar um pequeno programinha que fica residente no servidor, e toda vez que quiser acessar o servidor, digite este endereço no espaço “Computador”, depois o usuário e senha criados anteriormente, para ter acesso.