Windows Xp X Windows 98
Moderador: Moderadores
Windows Xp X Windows 98
Boa tarde a todos.
Tenho um sistema em clipper rodando em um cliente com 4 máquinas na rede, uma delas com o windows 98 e as outras com windows xp. O servidor do sistema é um windows xp. Uso a seguinte linha para copiar um arquivo de uma pasta para outra:
SWPRUNCMD("CMD /C COPY TESTE.PRN \SISTEMA\TESTE.TXT",0,"","").
Funciona em todas as máquinas, menos a que está com windows 98. O arquivo existe, mas ele não copia para a outra pasta. O mais interessante, é que se eu colocar a máquina com windows 98 como servidor, o COPY funciona corretamente. Só não consigo acessando pela rede.
Alguém pode me ajudar?
Tenho um sistema em clipper rodando em um cliente com 4 máquinas na rede, uma delas com o windows 98 e as outras com windows xp. O servidor do sistema é um windows xp. Uso a seguinte linha para copiar um arquivo de uma pasta para outra:
SWPRUNCMD("CMD /C COPY TESTE.PRN \SISTEMA\TESTE.TXT",0,"","").
Funciona em todas as máquinas, menos a que está com windows 98. O arquivo existe, mas ele não copia para a outra pasta. O mais interessante, é que se eu colocar a máquina com windows 98 como servidor, o COPY funciona corretamente. Só não consigo acessando pela rede.
Alguém pode me ajudar?
Re: Windows Xp X Windows 98
Essa situação é bem estranha. Mas já ouvi falar que estação win98 com servidor XP cria realmente uma situação em que coisas estranhas acontecem. Você mesma viu. Se colocar o win98 como servidor a cópia funciona. Mas como estação num servidor XP não funciona. Sinceramente não sei se existe algo que possa ser feito pra resolver isso. Mas uma tentativa seria trocar o COPY do DOS pela função FileCopy() da biblioteca CA-Tools.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Mas porque não usar o comando COPY FILE <arquivo_fonte> TO <arquivo_destino> do próprio Clipper?
COPY FILE TESTE.PRN TO \SISTEMA\TESTE.TXT
Veja também:
viewtopic.php?f=1&t=2036
Abraços,
COPY FILE TESTE.PRN TO \SISTEMA\TESTE.TXT
Veja também:
viewtopic.php?f=1&t=2036
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Po! Tem razão Toledo. Nunca usei esse trem, e nem lembrava desse comando. Mas ficaria bem melhor. 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
TerraSoftware
- Usuário Nível 3

- Contato:
Caros Colegas.
Importante lembrar tambem que um OS mais antigo nao deve ser usado como servidor de um OS mais novo, ou seja, nao é nenhum pouco recomendável win 98 servir win XP. Isso já foi amplamente discutido aqui mesmo neste forum.
Outra coisa importante é evitar a chamado dos comandos do DOS. Só mesmo quando nao existir funcoes para a tarefa deseja, que nao é o caso.
Importante lembrar tambem que um OS mais antigo nao deve ser usado como servidor de um OS mais novo, ou seja, nao é nenhum pouco recomendável win 98 servir win XP. Isso já foi amplamente discutido aqui mesmo neste forum.
Outra coisa importante é evitar a chamado dos comandos do DOS. Só mesmo quando nao existir funcoes para a tarefa deseja, que nao é o caso.
Olá pessoal, estou muito contente em poder participar deste forum, programei em Clipper muitos anos e depois da discontinuidade da linguagem fiquei extremamente desmotivado e mudei de ramo mas a informatica sempre esteve presente na minha vida pessoal e profissional. Sou do tempo do clipper summer e o ultimo compilador que utilisei se é que me lembro foi o 5.2. Nos 8 anos de clipeiro desenvolvi um padrão de programação que chamei de sistema (XXX). O sistema (XXX) servia de padrão para qualquer sistema que eu viesse a desenvolver.
Estou muito contente em saber que a uma possibilidade em dar continuidade no trabalho de 8 anos da minha vida que estava parado.
Tambem quero aproveitar e pedir desculpas se estou escrevendo no topico errado, mas não consegui achar um topico especifica para as minhas perguntasa minha pergunta é a seguinte
Como devo proceder para rodar este sistema em windows?
Qual o caminho mais pratico, exite alguma ferramenta que possa me ajudar?
Tem algum conversor ou vou ter que reprogramar as rotinas?
Obrigado a todos
Estou muito contente em saber que a uma possibilidade em dar continuidade no trabalho de 8 anos da minha vida que estava parado.
Tambem quero aproveitar e pedir desculpas se estou escrevendo no topico errado, mas não consegui achar um topico especifica para as minhas perguntasa minha pergunta é a seguinte
Como devo proceder para rodar este sistema em windows?
Obrigado a todos
- alaminojunior
- Colaborador

Sistema compilado com Clipper, basta setar os files no autoexec.bat [win9x] ou autoexec.nt [nt,xp,2003].Como devo proceder para rodar este sistema em windows?
Setar algumas variáveis de ambiente (caso use) e é isso aí.
Sobre ferramentas, permanecem as mesmas, com um editor de código e o dbu já dá pra fazer miséria.
Agora ....... talvez não tenha tido conhecimento, mas há alguns anos, surgiu o xHarbour. Um compilador que te permite aproveitar todo o código usado com Clipper. Compilando o seu código com este compilador, o programa "fica" 32 bits, e lhe dá muitos outros recursos, como impressão em qualquer tipo de impressora, possibilidade de utilizar outros sistemas de banco de dados como MySql e outros, etc ..... etc .....
Dê uma pesquisada na seção xHarbour do fórum, que existe muita coisa interessante lá, pra te ajudar a recomeçar, vale a pena.
Boa sorte.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Por quê não deveríamos usar ? Teria algum motivo ? Ou você colega quis apenas dizer que devemos dar preferência pelos recursos internos do Clipper ?TerraSoftware escreveu:Outra coisa importante é evitar a chamado dos comandos do DOS. Só mesmo quando nao existir funcoes para a tarefa deseja, que nao é o caso.
Pois é, quando ví a 1ª mensagem logo ví que isso não haveria necessidade de ser assim. Pois o comando COPY FILE() funcina perfeitamente e após execução pode ainda ser feito uma verificação sobre a existência através do IF FILE() e também comparando o tamanho entre arquivos com o FILESIZE() da CA-TOOLS.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
TerraSoftware
- Usuário Nível 3

- Contato:
Caro colega Paplo.
Digo que evitar chamadas de comandos do DOS devem ser evitadas devido a questoes relacionadas a memória e tambem por que "acho" que nao é nada profissional, visto que no caso em questaum existe funcao para executar o trabalho desejado.
No meu modo de pensar (e de programar, é claro), comandos externos do sistema operacional só em ultimo caso, quando nao existir outra possibilidade. É claro que neste caso nao entra as chamadas de APIs do windows e DLLs, que é uma outra historia.
Digo que evitar chamadas de comandos do DOS devem ser evitadas devido a questoes relacionadas a memória e tambem por que "acho" que nao é nada profissional, visto que no caso em questaum existe funcao para executar o trabalho desejado.
No meu modo de pensar (e de programar, é claro), comandos externos do sistema operacional só em ultimo caso, quando nao existir outra possibilidade. É claro que neste caso nao entra as chamadas de APIs do windows e DLLs, que é uma outra historia.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
De uma olhada no topico abaixo, quem sabe lhe ajuda também.Palacio escreveu:Como devo proceder para rodar este sistema em windows?
viewtopic.php?f=1&t=9129
Ou de uma procurada no fórum que tem varios topicos sobre xharbour que no meu ver é o caminho para quem vem do Clipper.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql