Página 1 de 1

projeto

Enviado: 11 Nov 2009 15:07
por maguiver
se alguem puder me ajudar agradeço
pretendo montar um pequeno sistema para jogo do bicho
onde vou cadastrar resultados, estatisticas,etc
vou usar a ferramenta miro pra isso, ja que meu conhecimento em clipper
é bem resumido
--------------------.--.-.-.................................
a ideia é

arquivos = bichos.dbf => aqui serao cadastrados os bichos do jogo com seus codigos e dezenas
= resultados.dbf => aqui os resultados com campos de data, tipo de sorteio(PT,PTN,COR,FED)
agora vem o x da questao,como relacionar esses dados, pra me dar uma estatistica, por exemplo por data
sorteio,premios,etc...
se alguem tiver algo parecido pra exemplo, agradeço de coracao
um abraço

Nota de Moderação:
por Maligno: O presente tópico foi movido da seção "CA-Clipper", uma vez que seu conteúdo diverge dos objetivos daquela seção, onde só podem constar matérias técnicas, estritamente relacionadas à linguagem XBase com Clipper.

Re: projeto

Enviado: 11 Nov 2009 23:23
por alaminojunior
Seja bem vindo ao fórum, (desculpas antecipadas) contraventor colega :-o (é só para quebrar o gelo)
Bão, só para decompor um pouco mais, talvez já tenha pensado exatamente o que vou comentar, mas:
seriam então os bancos:

Código: Selecionar todos

bichos = tabela que vai conter a bicharada toda, acredito que com a seguinte estrutura:
cod_bicho N 2 => vai guardar o número do bicho
nom_bicho C 20 => vai guardar o nome do bicho
dez_bicho C 8 => vai guardar as dezenas referentes a cada bicho (aqui poderia ser as 4 dezenas juntas e depois o sistema vai cortando a string, ou pode-se criar  4 campos, um para cada dezena )

Código: Selecionar todos

resultados = como o colega já citou, poderiam ser o seguintes campos:
data D => guarda a data do sorteio
tipo C 10 => aqui vai guardar o tipo: PT/PTN/COR/FED, etc ...
premio1 N 2
premio2 N 2
premio3 N 2
premio4 N 2
premio5 N 2 => irão guardar as dezenas do referido concurso
poderia-se incluir neste banco, outros campos com outras informações que julgar importantes, que fogem ao meu domínio.
Acredito que para começar é isso aí. Certa vez desenvolví um sisteminha para um cara fazer rifas, e era quase isso.
Depois, você põe a imaginação para trabalhar de que maneira poderia extrair estatísticas diversas de tudo isso.

Re: projeto

Enviado: 12 Nov 2009 09:08
por jairfab
Mas este sistema vai servir para que? Some para gerar relatorios?

O ideal seria que classificase os resultados informando quais os numeros que aparece com maior e menor frequencia, mostrando tambem quais os numeros que tem maior possibilidade de sair no proximo sorteio.

Re: projeto

Enviado: 13 Nov 2009 08:32
por maguiver
obrigado Alamino, ja comecei pela sua ideia inicial,criando esses arquivos e campos ai
como nao é sua praia :D :D :D vou colocar aqui um resultado de exemplo(nao se trata de apologia
ao jogo ou qualquer contravencao)
Resultado da loteria Corujinha 12.11.2009 - Quinta-Feira
21 horas
1º 6468 17 - Macaco
2º 6088 22 - Tigre
3º 4902 01 - Avestruz
4º 0521 06 - Cabra
5º 5428 07 - Carneiro
6º 407
7º 377
perceba que é sorteado um numero em forma de milhar do 1º ao 5º
a dezena final representa a dezena do bicho sorteado, no caso do exemplo
68 - é a dezena do macaco - e o 17 é o seu grupo, idem para o restante
no sexto e setimo premio o sorteio forma uma centena
na proporcao que vou montando, vou falando como esta ficando, e até passando os
fontes se alguem quizer ajudar, é bem vindo....

******************************
jair, a ideia é essa mesmo, formar estatisticas que permitam ao jogador uma chance maior
de acertos