Postgres no xHarbour para Linux

Fórum sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

geert
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Postgres no xHarbour para Linux

Mensagem por geert »

Caros Colegas:

Estou tentando recompilar meu aplicativo que hoje roda em windows e acessa o postgres para executar no Linux (ubuntu) com xHarbour Compiler build 1.2.0. Acontece que estou meio perdido. Eis algumas de minhas dúvidas:

Devo incluir o arquivo postgres.c na lista do hbmake?
Ainda no hbmake, tenho que mandar linkar com libpq.so?
Tenho que compilar a contrib pgsql? Como faço isto? É aí que vai aparecer a tal libhppg.a?
Há algum pacote que preciso baixar? (já tenho instalado libpq-dev e libpq5 além do servidor propriamente dito)

Como podem perceber, quando a coisa sai do "feijão com arroz" que é escrever e compilar prgs meu conhecimento é bem limitado. Alguém que já fez isto funcionar poderia me dar uma ajuda?

Desde já agradeço a atenção.

[]'s Geert Vieira Gosch
Coordenador de Informática
2A Materiais Elétricos Ltda
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Re: Postgres no xHarbour para Linux

Mensagem por sygecom »

Olá Geert,
geert escreveu: Devo incluir o arquivo postgres.c na lista do hbmake?
Pode ser, ou pode gerar a LIB como se gera no Windows
geert escreveu: Ainda no hbmake, tenho que mandar linkar com libpq.so?
Na verdade esse .SO é como se fosse a DLL do Windows o que você precisa é da libpq.a e a mesma tem que está no seu script de compilação.
geert escreveu: Tenho que compilar a contrib pgsql? Como faço isto? É aí que vai aparecer a tal libhppg.a?
Seria isso, mas se colocar o .C para compilar direto no seu aplicativo é mais facil.
Há algum pacote que preciso baixar? (já tenho instalado libpq-dev e libpq5 além do servidor propriamente dito)
Que eu saiba apenas esse que você mesmo citou, e claro o postgresql rodando como serviço.

Nota: Para linux o melhor é usar o Harbour e não xHarbour, alias agora até para Windows devido ao gás que deram no Harbour nos últimos tempos...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder