Páginas usando o WIN32prn()

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Ok. É que defini a variável cEol como local e está assim:

Código: Selecionar todos

cEol := Hb_Eol()
Basta trocar para:

Código: Selecionar todos

cEol := Chr( 13 ) + Chr( 10 )  // quebra de linha e retorno de carro
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Laudelino Scarmagnani »

Jairo, atrapalhando um pouco seu final de semana,
Desculpe, recebi sua orientação agora e inclui.
Gerou um arquivo que está em anexo. Minha dúvida agora é:
Com mais de uma etiqueta, se está ok da forma que está no arquivo.

Desculpa denovo. É que não tenho a impressora aqui e não tenho como testar a impressão. Mas, como você conhece, se puder dar uma olhada antecipando possibilidade de erro, me ajudaria muito. Só posso testar isso no cliente segunda à noite.
Laudelino
Anexos
Gondola.Txt
Arquivo contendo mais de uma etiqueta
(967 Bytes) Baixado 347 vezes
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Laudelino, também não tenho a impressora aqui para testar, mas teoricamente está correto o arquivo para múltiplas etiquetas, com a seguinte ressalva: o comando Q limpa a memória da impressora. Assim, para trabalhar com múltiplas etiquetas este comando deve ser colocado apenas uma vez após o último E (que é o comando que envia a impressora), ou seja, após ser impressa a última etiqueta.

Isso mantém a configuração da impressora (que foi enviada no início do arquivo), e parece correto o arquivo apenas com essa ressalva.
Abraços, Jairo
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Ok, Jairo, vou verificar.
Insistindo no assunto, tenho também que imprimir códigos de barras em etiquetas tamanho 25 mm, tres colunas. Estes códigos serão gerados internamente. Não são codigos padrão EAN. Tamanha 6 dígitos. Tenho como imprimir isso?
Se não for impertinência minha, tens um exemplo de comando para impressão de código de barras?
De qualquer forma, clareou muito. Vou aproveitar o final de semana para estudar o manual. O manual cita para verificar detalhes do código de barras na pagina 53. O que voce enviou tem 32 páginas.
Estou vendo também que estou fora da norma do Fórum. Estou tratando de Impressão PPLA em assunto diferente.
Abraços.
Laudelino
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Laudelino,

Estou encerrando por hoje, mas vale dizer que: Sim! Tem como você imprimir seus códigos próprios usando outro tipo sem ser o EAN (GTIN). Também, nesse exemplo passado será impresso o código de barras na etiqueta de gôndola. Basta passar o leitor que o código do produto será retornao e sem problemas.

Minha experiência com impressoras Argox se limita a impressão de etiquetas de gôndolo, mas como o raciocínio é o mesmo, talvez consiga lhe ajudar em outro tipo de etiqueta. Porém, convença seu cliente a lhe emprestar a impressora para você fazer o que precisa. Isso facilita muito.

Quanto ao manual, postei o manual específico para programação. Talvez você tenha algo que se relacione ao manual que tem ambos casos: Manual do usuário junto com o manual de programação (acho). Mas sem problemas, se atenha ao índice do manual que passei, e veja no índice em qual página está o assunto de códigos de barras.
Abraços, Jairo
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Ok, Jairo.
Muito obrigado.
Ajudou muito.
Abraços, bom final de semana!
Laudelino
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Jairo, boa noite.
Se não for abusar de sua paciência, e se tens como me ajudar:
Terias um exemplo de comando para impressão de código de barras em etiquetas de 25 mm, três colunas?
Laudelino
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Laudelino,

Não tenho. Mas quais são exatamente a medida dessa etiqueta em altura e largura.
Abraços, Jairo
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Boa tarde, Jairo.
Altura da etiqueta: 25mm
Largura do formulário: 105mm (10,5 cm), dividido em 3 etiquetas.

No comando que havias me enviado, impressão etiqueta gondolas: 190000401900010, preciso diminuir o tamanho da fonte, em qual dos caracteres devo ajustar?
Laudelino
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Laudelino,

Em relação as etiquetas de 25mm tenho que pensar um pouco para alguma sugestão, mantenha no prelo ainda.

Com relação a diminuir a fonte que você citou, você vai alterar nesse trecho:
190000401900010

Valores válidos para você usar (extraido do manual):
000 = 4 pontos
001 = 6 pontos
002 = 8 pontos
003 = 10 pontos
004 = 12 pontos
005 = 14 pontos
006 = 18 pontos
007 = 24 pontos

Para pensar em milímetro, basta multiplicar os pontos por 0.353mm que você terá a altura da fonte em milímetros.

O problema é que quando altera o tamanho da fonte normalmente precisa mexer no eixo Y (vertical) da posição da fonte. Para alterar o eixo y altere nessa seção tendo em mente que quanto maior mais no topo da etiqueta ela estará, pelo fato que o eixo y parte de 0 e sobe. Assim se desejar que ela seja impressa mais abaixo diminua esta seção para menos:
190000401900010
Abraços, Jairo
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Ok, Jairo. Estou entendendo o processo.
Agora, mais um problema. Fui lá no cliente e tentei emitir as etiquetas. A impressora Imprime meia linha e para a impressão, acende as duas luzinhas verdes que estão à frete.
Isto acontece ao tentar imprimir uma etiqueta por vez ou mais de uma. Acredito que, neste caso, seja problemas na impressora. Mas não tenho idéia do que pode ser.
Segue o arquivo gerado em anexo.

Nova Edição:
Estive relendo o manual de programação. Diz que o arquivo tem que ser copiado para uma porta, que a impressora deve estar atrelada. Estou escolhendo a impressora da lista de impressora instaladas no Windows, e PrintFileRaw( sgprinter, cFileImp, "Etiqueta de Produtos" ). Isso tem algo a ver?
Laudelino
Anexos
Gondola_MIET.txt
(393 Bytes) Baixado 423 vezes
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Laudelino,
Laudelino Scarmagnani escreveu:Fui lá no cliente e tentei emitir as etiquetas. A impressora Imprime meia linha e para a impressão
E quando começou acontecer isso? Nem nos primeiros testes imprimiu a etiqueta corretamente? Não tenho idéia do que pode ser, remova e recoloque a bobina e o ribon.
Laudelino Scarmagnani escreveu:Diz que o arquivo tem que ser copiado para uma porta, que a impressora deve estar atrelada.
A OS-214Plus é uma impressora USB. Copiar o arquivo para a porta da impressora é o mesmo que enviar o arquivo para ela, e como ela é USB o PrintFileRaw() faz exatamente isso. Esse não é o problema, tenho um cliente que usa essa impressora.

O arquivo está correto. Mas tente compilar e rodar no seu cliente o primeiro exemplo que passei e veja se o comportamento será o mesmo.
Abraços, Jairo
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Ok, Jairo.
Vou testar o exemplo que me enviaste.
Quanto ao questionamento de quando começou o problema, foi ontem, dia 11. No primeiro teste, há uns tres dias, imprimiu, somente com fonte muito grande. A bobina não era a de etiqueta de gondolas. Era etiqueta normal. Por isso achei a fonte muito grande. Mas, acredito que me equivoquei.
Laudelino
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Jairo Maia escreveu:No primeiro teste, há uns tres dias, imprimiu, somente com fonte muito grande. A bobina não era a de etiqueta de gondolas. Era etiqueta normal. Por isso achei a fonte muito grande. Mas, acredito que me equivoquei.
Laudelino, você não terá o resultado do teste se não colocar a etiqueta de gôndola, pelo simples fato de que o exemplo é específico para essa etiqueta. Veja no exemplo que ele ativa o sensor gap (lacuna). A etiqueta de gôndola vem com um gap, e isso orienta a impressora a saber quando ela começa e quando termina.
Abraços, Jairo
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Isso, Jairo.
Justamente na etiqueta é que está dando o problema. Somente o primeiro teste é que em rolo diferente.
Laudelino
Responder