Janio, gostei do que vc falou do WinDev. Se ele se assemelha muito ao xBase, a migração deve ser mais ou menos tranquila, quase como do Clipper para o Harbour, seria assim?
Sim, com algumas mudanças devido as novas tecnologias e possibilidades e tbm devido as plataformas.
Veja o codigo da imagem anexa. Qualquer clippeiro consegue entender esse codigo, não é mesmo?
Veja:
1. Primeiro são declaradas as variáveis
2. Veja o
For Each do windev. Praticamente igual ao nosso
3. Na ultima parte ele ta atribuindo valores aos objetos da tela, cocatenando string com numero (pra isso ele transforma as variaveis numericas para string a fim de possibilitar a "junção" das variáveis. Veja que ele usa a função
NumToString (bastante semelhante com o nosso
Str() )
Algo de difícil ou estranho ao nosso ambiente? Creio que não.
Será que dará para portar nossos programas para essa linguagem? Suporta .DBF (rsrs, ainda uso dbf.)
Sim, sem problema algum pode ser usado .dbf
Já ando pensando em retomar o Java e o SQL...
É uma possibilidade. Vc tem tempo para mergulhar ao algo totalmente novo e diferente de tudo que vc ja viu na vida? Em quanto tempo vc acha que consegue dominar uma linguagem dessa, considerando que a curva de aprendizado é muito alta?
Eu prefiro algo que eu possa agregar os conhecimentos que já tenho.
Mario, não se iluda o plano B tem custo, o windev é pago!
Sim, mas bastante acessível. A versão
desktop + mobile custa em torno de 8mil. O delphi custa 15mil, O visual studio quase 20mil. O cobol custava 6mil dólares.