Harbour 3.4 arquivado

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Harbour 3.4 arquivado

Mensagem por JoséQuintas »

Se estou preocupado com atualizações do Harbour ???
Ainda nem sei qual vai ser o sistema operacional..... rs

Mas apesar de tudo... o Harbour continua funcionando !!
git
Programmers notepad Portable
Media Monkey Portable
Media Player Classic
Aplicativo Whatsapp, que nem na loja tem pra baixar
Capicom, MSXML5
OpenOffice Portable

O que não depende dessa maldita loja, funciona.

Tentar instalar o Windows 2016 desconectado da internet, pra ver se dá..... rs
Depois de resolver um problema em cliente....

Ah sim... o teclado tá uma merd... tanto no Windows 7 quanto no Windows 10.
O Windows teima em usar o PTBR....

E o Windows 7 não é bom pra múltiplos monitores com opção de zoom.
Ou amplia todos ou nenhum.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Harbour 3.4 arquivado

Na opção de suporte
Será??????
w10-5.png
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Harbour 3.4 arquivado

Mensagem por Mario Mesquita »

Boa noite a todos.

Janio, gostei do que vc falou do WinDev. Se ele se assemelha muito ao xBase, a migração deve ser mais ou menos tranquila, quase como do Clipper para o Harbour, seria assim?

Será que dará para portar nossos programas para essa linguagem? Suporta .DBF (rsrs, ainda uso dbf.)

Quero continuar no Harbour, mas com tantas incógnitas não custa ter um plano B.

Já ando pensando em retomar o Java e o SQL...

Sds,
Mario.
asimoes
Colaborador
Colaborador

Harbour 3.4 arquivado

Mensagem por asimoes »

Mario, não se iluda o plano B tem custo, o windev é pago!
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Harbour 3.4 arquivado

Opa!

Asimoes, pois é. Mas entre isso e ficar na pista, se o investimento valer a pena e estiver ao alcance, quem sabe?

Acho que não é para pânico, creio que isso vai se resolver, não acham?

Sds,
Mario.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Harbour 3.4 arquivado

Eu acho que vou tentar aprender mais de GTWVG e melhorá-la, sempre usando Harbour 3.4.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Harbour 3.4 arquivado

Que tal pensar positivo?

Que tal manter o Harbour 3.4 vivo?
José M. C. Quintas

janio
Colaborador
Colaborador

Harbour 3.4 arquivado

Mensagem por janio »

Janio, gostei do que vc falou do WinDev. Se ele se assemelha muito ao xBase, a migração deve ser mais ou menos tranquila, quase como do Clipper para o Harbour, seria assim?
Sim, com algumas mudanças devido as novas tecnologias e possibilidades e tbm devido as plataformas.

Veja o codigo da imagem anexa. Qualquer clippeiro consegue entender esse codigo, não é mesmo?

Veja:
1. Primeiro são declaradas as variáveis
2. Veja o For Each do windev. Praticamente igual ao nosso
3. Na ultima parte ele ta atribuindo valores aos objetos da tela, cocatenando string com numero (pra isso ele transforma as variaveis numericas para string a fim de possibilitar a "junção" das variáveis. Veja que ele usa a função NumToString (bastante semelhante com o nosso Str() )

Algo de difícil ou estranho ao nosso ambiente? Creio que não.
Será que dará para portar nossos programas para essa linguagem? Suporta .DBF (rsrs, ainda uso dbf.)
Sim, sem problema algum pode ser usado .dbf
Já ando pensando em retomar o Java e o SQL...
É uma possibilidade. Vc tem tempo para mergulhar ao algo totalmente novo e diferente de tudo que vc ja viu na vida? Em quanto tempo vc acha que consegue dominar uma linguagem dessa, considerando que a curva de aprendizado é muito alta?

Eu prefiro algo que eu possa agregar os conhecimentos que já tenho.
Mario, não se iluda o plano B tem custo, o windev é pago!
Sim, mas bastante acessível. A versão desktop + mobile custa em torno de 8mil. O delphi custa 15mil, O visual studio quase 20mil. O cobol custava 6mil dólares.
Anexos
windev.png
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Claudio Soto
Colaborador
Colaborador
Contato:

Harbour 3.4 arquivado

Mensagem por Claudio Soto »

En mi humilde opinión acerca de cambiar de lenguaje hay que tener algunas consideraciones previas.
Actualmente el mundo se mueve por lo que se ve y el software no es la excepción. Lo más importante para el usuario final (léase clientes ) además de hacer lo que se pretende (ej control de stock) es que la interface del usuario sea sencilla y sobretodo linda con aspecto ágil y moderno. Nadie quiere un auto último modelo cuyas lineas y componentes parezcan de los años 80.
Independientemente de que el lenguaje elegido sea C, java, Pascal, etc va haber siempre que aprender como funciona el api de la plataforma elegida porque ningún lenguaje tiene una interfaz estándar. Por ej el lenguaje C tiene 30 y pico de palabras reservadas y un puñado de funciones estándar básicas, en cualquiera de las lib gráficas para Hb se puede encontrar centenares de funciones diferentes en C, pero no son funciones del estandar son funciones en C del SO o de lib creadas por terceros. En otras palabras aprender C, java o lo que sea no soluciona el problema si no se sabe como funciona el api de la plataforma.

Es aquí donde aparecen las cosas como los entornos de trabajo donde pretenden facilitarle la vida al programador creando módulos o funcionalidades que hacen cosas muy específicas, pero la simplificación tiene un precio, es que el programador tiene muchísimo menos control del sistema que manejando directamente el api del SO y suelen ser lenguajes híbridos limitados e interpretados, esto último generalmente los hace muy lentos.
Estos paquete pueden durar mucho tiempo en el mercado o menos que un suspiro.

Javascript y web y compania es lo que mejor anda como multiplataforma porque las empresas han invertido mucho en la mejora de los navegadores pero tiene el inconveniente que es interpretado y con nulo manejo de archivos a nivel del cliente.
Esta claro que las empresas les interesa la navegación y el renderizado de las páginas web y no en desarrollar una plataforma de desarrollo de software a nivel del cliente.

En definitiva creo que no existe una única elección para todas las plataformas y la decisión por cuál optar no es de las tareas más sencillas ni tampoco tomarse la decisión a la ligera.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
http://srvet.blogspot.com
Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Harbour 3.4 arquivado

Bom dia a todos.

Janio, de fato, começar do zero em uma nova linguagem depois de uma certa idade e com um horizonte de viver disso mais dez, quinze anos é de se levar em conta. Confesso que gosto muito do xBase, acho prático, funcional e uma das linguagens mais bem sucedidas da informática. Pena não ter uma gestão comercial/profissional, dependendo da boa vontade dos que a querem manter viva. É um esforço admirável, mas sujeito aos humores dos seus mantenedores que, com justiça, não podem ser cobrados nem obrigados a fazer mais do que podem ou querem.

Oito mil para mim, como pessoa física e atual estado econômico está um pouco além do possível, mas não é nada absurdo, levando em conta que no pior cenário pode te manter trabalhando. E sempre há a chance de um ou dois trabalhos pagarem esses custos. Como tudo na vida, é uma aposta.

E se ela pode fazer intranet, web e até móvel, tudo com o mesmo código ou definições, tanto faz, é ótimo. Se gera um fonte, basta ter um conhecimento razoável dessa para ter mais flexibilidade.

Falei do java porque comecei um curso anos atrás mas tive que interromper para cuidar da minha mãe que ficou muito doente. Mas gostei da experiência e de todas que estudei, me senti bem com ela. Creio que seria possível me adaptar a ela.

Mas confio e acredito que haverá solução para esse impasse no Harbour, é uma ferramenta muito boa que ajuda muita gente mundo afora a continuar trabalhando com xBase de modo moderno, podendo até evoluir mais. Vamos manter a fé.

Sds
Mario.
toninhofwi
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Harbour 3.4 arquivado

Mensagem por toninhofwi »

Pessoal, ontem falei novamente com o Viktor,

Ele disse que está pensando em retomar o trabalho porque desde que arquivou o 3.4 recebeu algumas doações e muitos elogios, disse também que vai tirar umas férias e que em meados de janeiro decide o que fazer.

Eu particularmente sempre faço doações a ele, no grupo do Harbour também perguntamos ao Przemek se ele precisava de doações mas ele abriu mão, eu acho que pessoas que doam seu tempo à comunidade precisam de um incentivo, mas vai de cada um contribuir.

Outra ferramenta que quem usa deveria comprar de vez em quando é o FWH, porque sem investimentos dos usuários, a tendência é desaparecer...

Abraços.
janio
Colaborador
Colaborador

Harbour 3.4 arquivado

Mensagem por janio »

:{ :{ :{ :{

Como faz pra fazer doações ao Victor?
fui...
toninhofwi
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Harbour 3.4 arquivado

Mensagem por toninhofwi »

https://github.com/vszakats/harbour-core

tem um botão laranja: donate now, é só ter uma conta no paypal.com ou paypal.com.br e doar, aliás eu uso paypal pra tudo, porque sempre que tive problemas o dinheiro voltou pra mim sem burocracia.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Harbour 3.4 arquivado

Voltando ao assunto do Windows 10.....

Acabo de ficar em contato com o suporte Microsoft por vários minutos.....

Parecem consultores adestrados.... sem solução.

Então volto a repetir:
Surgiu um problema maior Windows 10, atualização 1709
Bloqueia aplicativos do próprio Windows kkkkkkk
José M. C. Quintas

janio
Colaborador
Colaborador

Harbour 3.4 arquivado

Mensagem por janio »

En mi humilde opinión acerca de cambiar de lenguaje hay que tener algunas consideraciones previas.
Actualmente el mundo se mueve por lo que se ve y el software no es la excepción. Lo más importante para el usuario final (léase clientes ) además de hacer lo que se pretende (ej control de stock) es que la interface del usuario sea sencilla y sobretodo linda con aspecto ágil y moderno. Nadie quiere un auto último modelo cuyas lineas y componentes parezcan de los años 80.
Muito interessante o que vc falou, Dr. Claudio Soto! Os nossos sistemas tem que fazer o que se destina e, além disso, ter um aspecto bonito e moderno. Descobri que essas duas partes são igualmente importantes apenas semana passada rsrs.

relato:
Nos anos 90 trabalhei numa empresa que usava um sistema em modo texto. Me acostumei tanto ao sistema, achava-o tão prático e simples que quando resolvi programar preferi fazer telinhas como aquelas e aí o clipper caiu como uma luva. Telas em modo texto eh a minha praia. Por mim eu nunca sairia disso. É o que gosto.

Todavia, por força do mercado, tive que fazer um pdv para supermercados com hwgui. Porém, o meu retaguarda ainda continua em modo texto, com aquela aparência dos anos 80 kkk.

Vez ou outra quando vamos demonstrar o sistema, temos que fazer longos discursos de que o sistema, apesar dessa carinha, eh pratico, rapido, bla bla bla bla. Mas semana passada aconteceu algo que me deixou meio desanimado e pra baixo rsrs.

Fui demonstrar o sistema para um cliente e comecei com o pdv em hwgui. Até aí tava uma maravilha kkk. Mas quando abri o retaguarda em modo texto... o cliente olhou pra mim com cara de despreso (juro!) e disse: isso ainda é feito em clipper? Tentei ainda argumentar com o discurso de sempre, mas o cliente não deixou eu nem falar mais kkkk. Encerramos a demonstração e fui embora.

Esse fato me deixou bastante triste
fui...
Responder