TEMOS Q REALMENTE MUDAR ??!!! MAS COMO ???!! AJUDA MUTUA ...

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

:^|

Por isso que eu mudei p/ VFP ...
Lá não tem polêmica , e sim atitudes...

(hehehe) FELIZ 2006 PRA TODOS VCS

Criei um prg simples com comandos equivalentes (clipper > vfp), no começo deste tópico, para quem quizesse ver e coloquei a disposição.

...e depois me chamam de inflamado. :))
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Pois então rrfsistemas,

De todas as postagens deste tópico, a sua é para ser refletida.
Como última postagem no fórum, desejo a todos um bom começo de 2006, esforço e determinação para alcançar suas metas, pessoais e profissionais.
A partir de hoje 28/Dez/2005, não vou mais comercializar nenhum CD contendo material sobre xBase, com certeza o mundo ficará melhor.
messenger : software_facil@hotmail.com
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Amigos Stanis,

Acho que você globalizou um pouco o negócio, eu vendo o CD de xHarbour ja tem 2 anos, e nao fiz nenhuma divulgação aqui no fórum.

Acho que você exagerou um pouquinho nas palavras, eu ja tive em situação igual ou pior que o rochinha e nao fiz nada do tipo, sempre quem adquire meu CD ou alguma ferramenta que vendo, faz isto através do meu site.

Claro, sempre estou disponivel para ajudar os amigos nas mais diversas causas, só que o CD que montei vc não precisar usar nenhuma ferramenta para gerar os makefiles, eu tenho os modelos e vc apenas adiciona seus fontes, o que garante uma compilação mais tranquila e mais parecida com a que utilizamos no Clipper, como ninguem, mesmo que se vc pagar, tem interesse de ensinar algo assim, eu coloquei no CD, mas assim estou fazendo a primeira propaganda dele me defendendo.

O CD é uma opção e não uma obrigação e tenho certeza que o meu foi útil para muito pois vai até com o código fonte do DClip 1.9 que serve para estudos.

Me desculpe por qualquer coisa e acho eu Rochinha, que como vc modera este forum, deveria excluir estas propagandas pois aqui nao é lugar disto.

Agora meus amigos, rodar Programa de Windows via WINE, puts cara, o desempenho nunca vai ser o mesmo do que de um programa nativo.

Eu usei o fox a muito tempo, e infelizmente, usa linguagem xBase, mas para migrar aplicativos clipper não é o melhor caminho.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Vagner vc esqueceu de dizer na sua frase, o seguinte: "eu acho particularmente que para migrar aplicativos clipper o VFP não é o melhor caminho."

E como vc mesmo disse : usei o fox a muito tempo...
Será que quem migrou para VFP acha o mesmo que vc ?
Eu particularmente,estou contentíssimo com o desempenho do Visual Fox Pro ! ( e sem usar ferramenteas de tereiros )

Hoje temos condições exatamente como qualquer outra linguagem existente no mercado, inclusive criação de WEB services,não deixa nada a desejar.
Quanto a questão das Dlls todas as outras lps usam, só que de outro modo (embutidas).

Já testei o harbour, não sou contra, mas cansei de escrever centenas de linhas de códigos, toda vez que precisei implementar algo nos meus sistemas.

A sua discordia provavelmente deve ser com a Microsoft e não com o VFP, pois o VFP é xBase e vc é programador xBase. !

Essa é a minha opnião...
:-Y
Parabens a todos aqui do forum pela força de vontade em progredir.
Renato Ribeiro Ferreira
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Stanis Luksys escreveu:qualquer pessoa que pedir minha opinião digo para não comprar, nem o seu, nem o do vagner, nem o do toledo e nem nenhum outro que eventualmente possam estar oferecendo aqui no forum.
Wagner,

Talvez eu não tenha sido tão claro quanto eu pretendia, mas quando eu disse "EVENTUALMENTE POSSAM ESTAR OFERECENDO AQUI NO FORUM", eu não disse que ofereceram, você mesmo e o Toledo nunca me ofereceram nada diretamente, eu apensa quis demontrar ao software_facil que não era pessoal contra ele. Além disso a palavra "NO" da frase acima tem o significado de DENTRO DE, DENTRO DO FORUM.

Fora isso para mim pode-se vender o q quiser... Mas concordo com o Rochinha quando ele diz sobre você indicar seu site, e na minha opinião, e cada qual com a sua, eu acho que você poderia apenas ter escrito estou montando um material interessanta sobre o assunto, para maiores informacoes visite o meu site etc e tal...

Mas beleza, num to aqui para gerar intriga com ninguém, e vamos continuar o tópico e esquecer disso por que está realmente muito bom e proveitoso para todos...

E o rrfsistemas um dia acaba me convencendo... hehehe...

Falo...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
momente
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por momente »

Olá amigos,

Fiquei meio ocupado esses dias, mas quando retornei ao fórum não sabia q uma situação q tive de enfrentar causaria tanta discussão, fiquei muito orgulhoso de ter amigos, sim amigos, virtuais, mas amigos, pois quando precisei de alguma dica, uma mão, e até um um ombro aqui encontrei, quando digo " NÃO ABANDONO O CLIPPER JAMAIS" na verdade é até que me provem o contrário pois sou programador XBASE, tenho certeza disso, emfim, Quero desejar atodos vocês meus amigos um forte abraço e que 2006 seja um ano para todos nós de muitas realizações e mudanças, mudanças para melhor, um clipabraço, um xharbraço, um fiveabraço, sei lá, mas vamos continuar bombando este fórum o ano q vem.

Feliz 2006 :* :xau
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Amigo rrfsistemas,

O FOX PRO é uma boa ferramenta, me desagradou por ter que praticamente levar o FOXPRO junto com o aplicativo final e o tipo de desenvolvimento que faço isto é inviável, imagine o PRWIN com 5 disco de instalação, na verdade o FOX pro para mim é um DBASE robusto, melhorado.

Mas hoje o que descutimos é tempo em migrar e fala a verdade, não conseguiriamos pegar um Programa de 300 mil linhas de códigos e simples compilar com o FOX pro e ter o programa rodando em Windows.

Ou seja, o FOX pro pode ser uma boa base de sesenvolvimento, mas não é um caminho para a migração e nunca será, pois implica em mudar totalmente a lógica de programação do sistema, toda semana eu recebo e-mail de empresas desesperadas querendo fazer uma migração "milagrosa" para Windows pois estão perdendo mercado, usar Delphi, Fox pro, VB ou alguma ferramenta .NET para desenvolver tudo de novo não é impossível, mas hoje isso não é necessário quando se pode reaproveitar totalmente o sistema.

Não sou contra o FOX pro, parabéns para quem utiliza, mas falar que ele é o futuro do clipper, ele já tem tantos anos de vida e nunca se firmou como uma referência em xBase, e eu conheço mais desenvolvedores usando o xHarbour do que o FOXPRO.

Então veja, nada contra o FOXPRO, mas para quem quer mudar para Windows e preservar seus fontes, sistema, conhecimento e ainda poder usuarfruir dos bancos de dados relacionais e todos os recursos dos sistemas de 32bits sem precisar de levar runtimes para o cliente, com um sistema de boa velocidade e de fácil aprendizado (se aproveita todo o conhecimento) e de rapida migração. Não pense duas vezes, usem o xHarbour.

Se o sistema já está em FOXPRO, que continue, a ferramenta é boa, para sistema de administração de banco de dados, o xHarbour é mais extensível pois é uma linguagem muito poderosa que como o Delhi, nos permite fazer muito mais além da programação de banco de dados, isso que amo nesta ferramenta.

Desculpe qualquer confusão, espero ter me expressado melhor agora.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

:(

O que é isso Vagner ! Dbase robusto !! assim vc me ofende !!

Veja bem, se vc acha que implementar trechos de programas diretos em C, trabalhar diretamente com API's do Windows, sistemas remotos,WEB's, criação de ActiveX , entre outros é robustes ...

EU JOGO MEU DIPLOMA DE ANALISTA DE SISTEMAS NO LIXO...

Pra ser sincero eu acho que vc conhece pouquíssimo de Visual Fox Pro.

Eu lamento muito que vc pense assim
Renato Ribeiro Ferreira
evaldo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por evaldo »

Vamos falar de Atitude!

Tenho um sistema em Delphi 7, que já esta quase pronto. Mas como tenho vários sistema em clipper 5.3, quero passar esses sistema pra uma linguagem visual, não porque eu quero e sim o mercado.

A melhor opção que acho até agora é o MINIGUI.

Testei o VFP o não gostei.

Sábio é o homem que tem a capacidade de aprender desaprender e aprender novamente.
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Olá Evaldo , tudo bem com vc ?

Gostaria que vc explicasse em que parte vc não gostou do VFP.

:xau
Renato Ribeiro Ferreira
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Não faz muito tempo que tenho migrado sistemas para windows, acompanho o harbour acho que faz uns 2 ou 3 anos e mais recentemente o "x" mas nunca tive coragem para migrar para windows, e assim como muitos aqui do forum eu tambem era do lema "o dos nunca vai morrer..." Acontece que no ano passado (2004) senti maior interesse pelo assunto quando pessoas/empresas me procuraram para realizar este tipo de serviço.

Desde então procurei conhecer o máximo possível das opções disponíveis no menor prazo de tempo.

Meu primeiro contato foi com o fivewin (este ja faz mais tempo), não gostei, muito trabalho para se desenhar uma tela, e neste sentido era indispensável o uso de recursos externos, através do Resource Workshop. Além disso foi na época que o Harbour se definiu como o "substituto" do Clipper, e o fivewin era apenas uma biblioteca para o clipper 5.3 ou até 5.2. Rodando em 16 bits.

Depois acabei meio que ficando desestimulado e resolvi me aplicar um pouco mais na antiga LLIBG, e até migrei um sistema de 150 fontes interinho para ela, mas também era trabalhoso, e esta minha preferencia para LLIBG sobre o FiveWin foi porque realmente gosto mais de aplicativos for DOS, e já que era pra ser 16 bits...

Depois veio miniGUI, hwGUI, gtWVW, WVT, essas aí então, ai ai ai, só de ouvir falar eu já me tremia todo... hehehe...

Das acima citadas testei todas num curto prazo de tempo e me identifiquei com a miniGUI, porque oferece grande quantidade de recursos, objetos windows com grande numero de propriedades na palma da mão. A sintaxe é meio diferente para o clippeiro, muitissimo parecida com a do FiveWin, mas a grande diferença é sua boa IDE, traz uma economia de horas de programação no desenho telas.

Ainda sou novo, tenho muito tempo de vida, e faço questão de dedicar parte dos meus dias para pesquisar e adquirir conhecimento em outras possibilidades da atividade pelo qual sobrevivo, mas não saio gastando dinheiro com qualquer promessa.

Por isso pergunto:
Qto eu teria q investir para começar a utilizar o MS Visual Foxpro?
Em quanto tempo eu posso me considerar uma pessoa q domina o FoxPro?
O que devo fazer para começar a testa-lo a partir de agora?
Onde encontro exemplos e material diversificado sobre a ferramenta? Quem eu posso contatar que tenha um sistema rodando com ele para me certificar de que o resultado final é bom?

Essas peguntas não são só pra pegar no pé do rrfsistemas não, tenho realmente interesse em conhecer melhor mais esta opção, apesar de q hj em dia realmente vejo no (x)harbour o futuro do xBase...

Até q se prove o contrário...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
clauber
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por clauber »

todos falam de ferramentas, vou falar agora de banco de dados usando o xharbour que bancos posso usar ? falo em modo grafico.
""
MARINI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MARINI »

Somente para orientação dos que ainda estão em dúvidas.
De tanto ver o amigo da RRFSistemas falar do VFP, o único por sinal aqui neste forum, resolvemos adquirir o pacote.
Quando iniciamos os testes reparamos que tem alguma semelhança com o CLIPPER 5.3, mas bem de longe, na verdade lembra muito o CLIPPER SUMMER.
Tivemos muita dificuldades ao tratar os vetores, principalmente quanto ao incremente de novos arrays, pois no manual falava uma coisa mas nos testes os resultados eram diferentes. Daí tentamos o suporte e descobrimos que não tem suporte de Microsoft no Brasil pois o produto é importado, e se quisesse suporte da Microsoft americana teriamos que pagar us$ 80 por consulta.
Tudo bem, tentamos de outra forma e conseguimos gerar um pequeno aplicativo para testes, mas quando fomos instalar em outra maquina, outra desagradavel surpresa: só o executável não funciona, precisar instalar todo o pacote novamente na nova máquina, como o Vagner já mencionou acima.
Bom, sendo assim achamos inviavel atender quase 1000 clientes com um esquema desse.
Então, nos perdoe os amigos fãs do VFP esta nossa colocação que visa somente orientar os duvidosos.
Se alguem interessar e quiser comprar o pacote completinho podemos vender, com nota fiscal, pela metade do preço ou até menos, pois não vemos nenhuma vantagem em prosseguir com isso.
Estamos estudando o xHarbour, versão comercial, também em função das colocações nesta página e a principio, se compararmos com o VFP, realmente é muito mais vantajoso, mais simples, e com melhores resultados a curto tempo, e o melhor é CLIPPER 5.3 e não CLIPPER SUMMER. O mesmo aplicativo de testes acima feito em CLIPPER, bastou acrescentar PROCEDURE MAIN() no inicio e funcionou, imediatamente e sem perdas de tempo, igualzinho ao CLIPPER em qualquer máquina e só o executavel. Já no mesmo teste do VFP gastamos varios dias alterando os comandos/funções do CLIPPER para o VFP, e somente funcionou numa máquina, a que tem o pacote instalado.
Sds
Marini
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Vixi RRFSistemas! Se deu mal, hein! :(

Acho que todo o seu esforço pra convencer os clippeiros que o VISUAL FOX PRO é uma boa ferramenta, foi em vão!

Só aparece vc pra falar bem do VFP! Em compensação aparecem 30 pra falar mal!

Moçada, xharbour na cabeça! :*

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Bom vamos lá :
Enviada: 29 Dez 2005 2:05 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------
Staniz
Por isso pergunto:
Qto eu teria q investir para começar a utilizar o MS Visual Foxpro?
Em quanto tempo eu posso me considerar uma pessoa q domina o FoxPro?
O que devo fazer para começar a testa-lo a partir de agora?
Onde encontro exemplos e material diversificado sobre a ferramenta? Quem eu posso contatar que tenha um sistema rodando com ele para me certificar de que o resultado final é bom?
O sistema completo custa em média R$ 2800,00;
Se vc tiver vontade, em aproximadamente 60 dias;
Para testar basta baixar a versão beta no site da MS;
Material e exemplos no site oficial do VFP em www.foxbrasil.com.br
Existem empresas e programadores ex: http://www.pointerti.com/sitemap.htm
http://www.dbi.com.br/ etc etc
colchôes ortobom e assim vai...
Marini
Tudo bem, tentamos de outra forma e conseguimos gerar um pequeno aplicativo para testes, mas quando fomos instalar em outra maquina, outra desagradavel surpresa: só o executável não funciona, precisar instalar todo o pacote novamente na nova máquina, como o Vagner já mencionou acima.
ISSO É FALTA DE CONHECIMENTO POR PARTE DE VCS.
DEPENDENDO DA VERSÃO SOMENTE SERÁ INSTALADO 3 DLL´s NO SYSTEM32 E O SISTEMA EM SI.

Vixi RRFSistemas! Se deu mal, hein!

Acho que todo o seu esforço pra convencer os clippeiros que o VISUAL FOX PRO é uma boa ferramenta, foi em vão!

Só aparece vc pra falar bem do VFP! Em compensação aparecem 30 pra falar mal!
Veja bem meu amigo Janio
A falta de conhecimento gera este tipo de informação. (telefone sem fio)
Se todos que testaram (se é q é verdade) tivessem procurado uma fonte de boa qualidade e não ficasse preso apenas a manuais, concordo q a MS tem deficiencia em suporte e marketing, como o forum do VFP, com certeza a coisa teria andado de outro jeito.
Mas como o brasileiro anda pela moda, e segue o caminho do "jeitinho brasileiro(mexe aqui e ali e pronto)", gosta das coisas de mão beijada, a história chegou até este ponto.
Mas tudo bem respeito a opnião de todos, cada um tem um nariz e não se discute.
Quando a noticia é ruim todos fazem questão de dizer um para o outro, e este outro não se preocupa em averiguar pra ver se é verdade.
Posso até estar errado em relação ao harbour.

O Brasil é assim... por essas e outras é q não vai pra frente...
BRASIL O PAIS DO JEITINHO
Realmente não vou ficar mais perdendo meu tempo em ressucitar o que já foi... e nem tentando fazer a viúva achar outro marido.
:xau
Renato Ribeiro Ferreira
Responder