Obrigado.
Summer87 p/ 53 / xharbour !!!
Moderador: Moderadores
-
reinaldo.clipper
- Usuário Nível 1

Summer87 p/ 53 / xharbour !!!
Ola pessoal, sou novo aki no forum, e tenho meus programas em clipper S87, e to querendo converter p/ 53 e xharbour, ja sei como fazer atraves dos topicos que ja li, mas minha duvida é, como fazer p/ usar os recursos do clipper 53 e do xharbour, se eu compilar o programa em s87 p/ 53 ou xharbour, vai rodar certinho, ou tenho que "atualizar" o codigo p/ o clipper 53
Existe algum livro ou apostila p/ eu ver as mudancas que foram feitas do s87 p/ 53 e xharbour 
Obrigado.
Obrigado.
- Antonio
- Usuário Nível 3

- Contato:
Reinaldo, seja bem vindo.
Para compilar sua aplicação Summer87 para xHarbour, proceda basicamente assim. Questões do xHarbour deverão ser postadas no forum específico para xHarbour.
Note que o Xharbour procura agregar em si as funcionalidades do Clipper desde a versão Summer até a 5.X, adicionando de forma ampla, um horizonte de novas possibilidades.
Para compilar sua aplicação Summer87 para xHarbour, proceda basicamente assim. Questões do xHarbour deverão ser postadas no forum específico para xHarbour.
Note que o Xharbour procura agregar em si as funcionalidades do Clipper desde a versão Summer até a 5.X, adicionando de forma ampla, um horizonte de novas possibilidades.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Harbour 3.2 (20180213)
-
reinaldo.clipper
- Usuário Nível 1

- Antonio
- Usuário Nível 3

- Contato:
Voce pode continuar usando a DBEDIT(), apesar das inovações:
O Clipper a partir da versão 5.0, incorporou tres Classes TBROWSE, GET e ERROR alem de passar a trabalhar com CODE BLOCKS. Essas Classes foram melhoradas na versão 5.2
Ou seja, no Clipper passou a existir uma camada OOP.
Set Filter em REDE é algo muito lento, segundo experiencia de amigos forenses. Nesses casos costumam usar indices temporarios em função de um WHILE.
Comandos em sua maioria foram melhorados e/ou substituidos por funções, exemplo:
USE = DBUSEAREA()
APPEND = DBAPPEND()
SELECT = DBSELECTAREA()
SET ORDER = DBSETORDER()
INDEX = DBINDEX() OU DBREINDEX(), e assim vai...
De uma olhada neste NG para Clipper 5.0 em portugues, talvez lhe ajude um pouco. Faça uma pesquisa na NET ou em SEBOS para acessar material de leitura a cerca da Versão 5.X
Optando pelo xHarbour, a principio use-o como o Clipper, com o tempo e a ajuda dos amigos voce ira descobrindo o imenso horizonte existente nele.
O Clipper a partir da versão 5.0, incorporou tres Classes TBROWSE, GET e ERROR alem de passar a trabalhar com CODE BLOCKS. Essas Classes foram melhoradas na versão 5.2
Ou seja, no Clipper passou a existir uma camada OOP.
Set Filter em REDE é algo muito lento, segundo experiencia de amigos forenses. Nesses casos costumam usar indices temporarios em função de um WHILE.
Comandos em sua maioria foram melhorados e/ou substituidos por funções, exemplo:
USE = DBUSEAREA()
APPEND = DBAPPEND()
SELECT = DBSELECTAREA()
SET ORDER = DBSETORDER()
INDEX = DBINDEX() OU DBREINDEX(), e assim vai...
De uma olhada neste NG para Clipper 5.0 em portugues, talvez lhe ajude um pouco. Faça uma pesquisa na NET ou em SEBOS para acessar material de leitura a cerca da Versão 5.X
Optando pelo xHarbour, a principio use-o como o Clipper, com o tempo e a ajuda dos amigos voce ira descobrindo o imenso horizonte existente nele.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Harbour 3.2 (20180213)
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Ola,reinaldo.clipper escreveu:Valeu Antonio, mas como faço p/ descobrir o que mudou da versao summer p/ 53, por exemplo:
dbedit em s87, existe alguma funcao melhor no 53 ?
set filter to ....., existe um jeito melhor, que seja mais rapido no 53 ?
etc .....
Obrigado....
Acredito que primeiramente você deve optar se quer programar em Clipper 5.3 ou xHarbour, sendo que o Clipper 5.3 tem maior quantidade de recursos gráficos para modo texto com a LLIBG, e o xHarbour para modo gráfico, com pelo menos uma dezena de boas bibliotecas para este fim.
Eu particularmente aconselho a partir diretamente para o xHarbour em modo texto mesmo, e tentar recompilar o seu programa do modo como ele está atualmente.
São raríssimos os comandos do Summer que não são suportados pelo xHarbour, e muito deles foram mantidos mesmo que apenas por questão de compatibilidade.
Um desses casos é o próprio dbEdit, o qual é recmondado (isso desde a versão 5) ser substituido pelos recursos das classes TBrowse() e TBColumn()...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.