Summer87 p/ 53 / xharbour !!!

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

reinaldo.clipper
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Summer87 p/ 53 / xharbour !!!

Mensagem por reinaldo.clipper »

Ola pessoal, sou novo aki no forum, e tenho meus programas em clipper S87, e to querendo converter p/ 53 e xharbour, ja sei como fazer atraves dos topicos que ja li, mas minha duvida é, como fazer p/ usar os recursos do clipper 53 e do xharbour, se eu compilar o programa em s87 p/ 53 ou xharbour, vai rodar certinho, ou tenho que "atualizar" o codigo p/ o clipper 53 ??? Existe algum livro ou apostila p/ eu ver as mudancas que foram feitas do s87 p/ 53 e xharbour ???

Obrigado.
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Antonio »

Reinaldo, seja bem vindo.

Para compilar sua aplicação Summer87 para xHarbour, proceda basicamente assim. Questões do xHarbour deverão ser postadas no forum específico para xHarbour.

Note que o Xharbour procura agregar em si as funcionalidades do Clipper desde a versão Summer até a 5.X, adicionando de forma ampla, um horizonte de novas possibilidades.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
reinaldo.clipper
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por reinaldo.clipper »

Valeu Antonio, mas como faço p/ descobrir o que mudou da versao summer p/ 53, por exemplo:

dbedit em s87, existe alguma funcao melhor no 53 ?
set filter to ....., existe um jeito melhor, que seja mais rapido no 53 ?
etc .....

Obrigado....
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Antonio »

Voce pode continuar usando a DBEDIT(), apesar das inovações:

O Clipper a partir da versão 5.0, incorporou tres Classes TBROWSE, GET e ERROR alem de passar a trabalhar com CODE BLOCKS. Essas Classes foram melhoradas na versão 5.2

Ou seja, no Clipper passou a existir uma camada OOP.

Set Filter em REDE é algo muito lento, segundo experiencia de amigos forenses. Nesses casos costumam usar indices temporarios em função de um WHILE.

Comandos em sua maioria foram melhorados e/ou substituidos por funções, exemplo:

USE = DBUSEAREA()
APPEND = DBAPPEND()
SELECT = DBSELECTAREA()
SET ORDER = DBSETORDER()
INDEX = DBINDEX() OU DBREINDEX(), e assim vai...

De uma olhada neste NG para Clipper 5.0 em portugues, talvez lhe ajude um pouco. Faça uma pesquisa na NET ou em SEBOS para acessar material de leitura a cerca da Versão 5.X

Optando pelo xHarbour, a principio use-o como o Clipper, com o tempo e a ajuda dos amigos voce ira descobrindo o imenso horizonte existente nele.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

reinaldo.clipper escreveu:Valeu Antonio, mas como faço p/ descobrir o que mudou da versao summer p/ 53, por exemplo:

dbedit em s87, existe alguma funcao melhor no 53 ?
set filter to ....., existe um jeito melhor, que seja mais rapido no 53 ?
etc .....

Obrigado....
Ola,

Acredito que primeiramente você deve optar se quer programar em Clipper 5.3 ou xHarbour, sendo que o Clipper 5.3 tem maior quantidade de recursos gráficos para modo texto com a LLIBG, e o xHarbour para modo gráfico, com pelo menos uma dezena de boas bibliotecas para este fim.

Eu particularmente aconselho a partir diretamente para o xHarbour em modo texto mesmo, e tentar recompilar o seu programa do modo como ele está atualmente.

São raríssimos os comandos do Summer que não são suportados pelo xHarbour, e muito deles foram mantidos mesmo que apenas por questão de compatibilidade.

Um desses casos é o próprio dbEdit, o qual é recmondado (isso desde a versão 5) ser substituido pelos recursos das classes TBrowse() e TBColumn()...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Responder