Vejam um programa Xharbour com Mysql

Aqui você poderá oferecer suas Contribuições, Dicas e Tutoriais (Texto ou Vídeo) que sejam de interesse de todos.

Moderador: Moderadores

janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Rochinha e demais amigos do fórum,

Refiz todos os passos, letra por letra, virgula por virgula, onde é MAIÚSCULA coloquei MAIÚCULA, onde minúscula coloquei minúscula... e até o presente momento NÃO CONSEGUI NADA!

Tudo vai direitinho como no TUTORIAL... mas no passo 5 (teste de conecção) aparece sempre a mesma mensagem de erro:

Error SRV/1401 Server Error ([MySQL][ODBC 3.51
Driver][mysqld-4.0.20a-nt]Access denied for user:
'pdvmaster@localhost' to database 'pdv2006') : MedLogErr
Quit

Pensei ser algum problema com o meu computador onde tenho instalado WINDOWS XP SERVICE PACK 2... então REFIZ NOVAMENTE TODOS OS PASSOS no meu NOTEBOOK, onde tenho o WINDOWS XP HOME, mas infelizmente, após concluídas as 04 primeiras fases do TUTORIAL... lá estava a mesmíssima e chatíssima mensagem de erro dita acima...

tô sem entender nada... ainda mais quando algumas pessoas vêm aqui e dizem que DEU TUDO CERTINHO com elas!

A única coisa de diferente que fiz em relação ao TUTORIAL foi que peguei o MYSQL-FRONT2.5 e não a versão 2.1 como orientado... mas acho que não é por causa disso que não está dando certo.

Será que tem alguma coisa que precisa ser feito além do que foi dito no TUTORIAL ?????

Então, pessoal, aguardo alguém que tenha paciência pra me ajudar a encontrar esse erro, a descobrir o que estou fazendo de errado, pois preciso de + migrar pra banco de dados SQL (ainda esta semana tive um problema de corrupção de DBF em cliente).

Continuo aguardando ajuda...

Um abraço a todos,

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

O MySQL Front é somente uma ferramenta a parte, a qual voce usara para criar o usuarios e databases, não tendo nada a ver com conexão.

Faça o seguinte:

Nào leve em consideração os nomes em maiusculas e minusculas, coloque tudo em minusculas, access denied geralmente tem a ver com o usuario.

No MySQL Front tente fazer a conexão somente para verificar se passa e no aplicativo coloque senha, usuarios, etc tudo em minusculas.

Lembre-se que também tive problemas quando segui o primeiro tutorial, mas foi porque tentei usar o MySQL 5 e el era incompativel com o MySQL-Front Free e o Mediator.

Voce vai conseguir.

continuo na retaguarda.

@braços :?)
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Ivone Lopes da Silva
Colaborador
Colaborador
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Ivone Lopes da Silva »

Janio,

Espero poder ajudar. Eu estava com o mesmo problema que voce ha varios dias, e hoje resolvi reinstalar o MYSQL 4.0.20a-nt (instalavel) e então consegui conecção.

Tomara que de certo para voce também

:xau
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Aleluia !

Valeu ROCHINHA e LOPES (George Lopes) !

Quando já estava pra chutar o balde, finalmente consegui! Como desconfiava, o problema estava em um pequeníssimo detalhe não dito no tutorial -->> na criação do USUÁRIO no MySql-FRONT tem que ser dado todos os privilégios ao usuário PDVMASTER!

Agora, vou reler as mensagens pra saber o que fazer daqui pra frente... daqui pra frente não sei nem por onde começar!

Uma batalha já foi vencida, só falta agora vencer a guerra!

Um abraço a todos,

Janio
Editado pela última vez por janio em 25 Mar 2006 20:53, em um total de 1 vez.
fui...
Jarbas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Jarbas »

Boa tarde, amigos

Fiz o tutorial acima consigo conectar-me ao banco (mysql-front), fiz o teste com o hrbtest.exe e conectou , usei o dbf2med e importei a estrutura de um arquivo, depois usei o dat2med e importei os dados desse arquivo, ai eu fiz um programa para acessar esse arquivo :

#include "mediator.ch"
#include "commands.ch"

request medntx
RDDSETDEFAULT("MEDNTX")

logRes:=MedLogin("","localhost","19C8","pdvmaster","pdvmaster","pdv2006")
if logRes<=0
@ 24 , 00 say "Erro ao conectar-se"
Inkey(0)
else
use cadcli VIA "MEDNTX" alias cli
dbgotop()
lB_Browser:=tbrowsedb( 01 , 01 , 21 , 79 )
BrowserAll(lB_Browser)
for lN_Cont := 1 TO lB_Browser:colcount
lB_Browser:getcolumn(lN_Cont):cargo=field(lN_Cont)
next
dbgotop()
while TRUE
while ! lB_Browser:stabilize() .and. nextkey() == 0
enddo
lN_Key:=inkey(0)
if lN_Key = K_ESC
exit
endif
enddo
endif

O programa está dando erro na linha "dbgotop()", "work area not in use" .

Pq ??? Onde errei ??

Desde já agradeço .
Estou usando clipper 5.2e e blinker 7
Lopes
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Lopes »

Jarbas, tente alterar seu programa da seguinte forma:

Código: Selecionar todos

logRes:=MedLogin("","localhost","19C8","pdvmaster","pdvmaster","pdv2006") 
if logRes <> 0
Percebi nos testes que fiz que em alguns casos o medlogin retornava um valor maior que ZERO mas não estava conectado corretamente.

Se for esse o caso que está acontecendo com vc, tente mudar na chamada do medlogin para 127.0.0.1 no lugar do localhost só para ver se funciona.
Jarbas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Jarbas »

Lopes, antes de mais nada obrigado, o valor do logres é 3 , e alterando da forma q vc falou passou a dar o erro "erro ao conectar-se", tirei o localhost e coloquei 127.0.0.1 mas continua dando o mesmo erro.

Obrigado
Jarbas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Jarbas »

Lopes, acabei de fazer um teste com o cliptest.exe da pasta medcl\test e ele está dando o seguinte erro :

"Error MED/1254 General error (enterprise mediator server required for this Client application) : MedLogErr

O hrbtest funciona normalmente.

Obrigado
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Jarbas Boa Tarde.
A versão do mediator server que vc possui é para uso com xharbour/harbour.
Se vc quiser usar a versão para clipper vc terá que usar a versão Enterprise, o Mediator server Enterprise for MySQL lhe dará somente 5 acessos gratuito.
A versão para xharbour suporta até 100 conexões.

www.otc.pl

// essa a versão q vc terá q puxar...
File name: mmysqlnt.exe Version: 4.2.3.3 Size: 1,3 MB
Description: 5-user Mediator server Enterprise for MySQL. Can be installed on WinNT/2000/XP/2003
Requirements: medclen.exe or medclhben.tar.gz - one of the Mediator clients
Licence: Free commercial use Valid until: No limit

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

Jarbas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Jarbas »

Dudu, bom dia, valeu cara, mas entao eu vou compilar o meu programa com o xharbour e fazer os testes.

Mto obrigado.
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Bom dia a todos,

Importei um DBF de cadastro de cliente (A16CLI.DBF) para SQL e percebi o seguinte:

-> Foi gerado um arquivo chamado A16CLI.FRM
-> o meu DBF tem aproximadamente 2mb. Este arquivo gerado tem cerca de 10kb.
-> Pelo MySql-Front constatei que a TABELA existe e que REALMENTE todos os dados estão lá.

Pergunto: Na importação de DBF pra SQL os dados ficam 'guardados' nesses arquivos *.FRM??? Se sim, essa grande diferença no tamanho do arquivo (2mb pra 10kb) é normal???

Fiz um pequeno PRG de teste pra tentar acessar essa TABELA e mostrar os dados num DBEDIT, mas tá dando o seguinte erro:

Error SRV/1401 Server Error (A16CLI: No Table) :
ChkRspErr
Quit

Vejam meu PRG:

Código: Selecionar todos

#include "mediator.ch" 

function main()

request medntx
RDDSETDEFAULT("MEDCDX")

logRes := MedLogin('','localhost','19C8','pdvmaster','pdvmaster','pdv2006') 

if logRes <= 0 
   @ 24 , 00 say "Erro ao conectar-se" 
   Inkey(0) 
else 
   cls
   use a16cli NEW SHARED

PRIVATE VETCAMPO[1], VETCAB[1]
   VETCAMPO[1]:="LEFT(NOMCLI,30) + ' | ' + TRANS(CGCCLI, '@R 99.999.999/9999-99') + ' | ' + TRANS(CPFCLI,'@R 999.999.999-99')"
   VETCAB[1]  :="Cliente                               CGC                  CPF" 
   dbedit(07,05,15,73,VETCAMPO,,,VETCAB,"=")

IF LASTKEY() = 27 
      quit
   ENDIF

endif 

return nil
Detalhe: O MedLogin está retornando 0 (zero). Se coloco '127.0.0.1' no 1º parametro do Medlogin, este me retorna 3 (três) mas continua dando o mesmo erro.

Como disse, a TABELA A16CLI.FRM quando acessada pelo MySqFront funciona direitinho.

Aguardo ajuda...

Janio
fui...
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Vc usou o programa do mediator DBF2MED para importar o dbf ?

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial

janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Olá Dudu!
Dudu_XBase escreveu:Vc usou o programa do mediator DBF2MED para importar o dbf ?
Não. Usei um programa chamado DBF2MYSQL, versão 1.8 (for windows) que peguei no site do Vailton.

Aguardo ajuda...

Janio
fui...
Lopes
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Lopes »

Você usou alí no seu código "request medntx" mas na hora de setar o RDD usou o "RDDSETDEFAULT("MEDCDX")"

Tenta usar "RDDSETDEFAULT("MEDNTX")" para ver se assim consegue acessar a tabela.
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Bom dia Jânio.
As Tabelas de Uso do Mediator deverão ser criadas através do MDBU, DBF2MED (programas q acompanham o mediator client) e /ou internamente no seu programa.
Vc usando um aplicativo externo para criação o mediator não as enxergará devido uma amarração de informações do próprio Mediator.
Vc notará que existem tabelas auxiliares do Mediator, onde ele grava os nomes dos bancos, campos, indices que são usados por ele. Essas tabelas são criadas automaticamente por ele e alimentadas de acordo com a criação e alteração de tabelas nas formas citadas acima.

Responder