Comunicação Tcip com Hardwares

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Olá!
Contém um servidor web, e vai ser tudo via protocolo web.
Não vai.
Viu o vídeo ? Se deu ao trabalho de ver os arquivos ?
A programação só vai pela IDE do ARDUINO.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

chave.png
Outro que tenho aqui mais simples.
É interruptor de ligar/desligar, via WI-FI.
Sem wi-fi então.... mais simples ainda.

No site de onde ele comprou não menciona nada sobre precisar do sistema operacional.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
não menciona nada sobre precisar do sistema operacional.
Veja o vídeo acima. Eu mudei o vídeo. Só vai pela IDE.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Não vi nada, nem vou ver.
Agora é com ele.
Já fizemos nossa parte.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Olá!
Contém um servidor web, e vai ser tudo via protocolo web.
Não vai.
Viu o vídeo ? Se deu ao trabalho de ver os arquivos ?
A programação só vai pela IDE do ARDUINO.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
nobre itamar, alem de ser programador clipper/harbour , eu sou tecnico em eletronica, Programo em .C para micro-controladores, Microchip e Avr "que ai entra o embarcado arduino.."
então quando falei eu sei o que estou falando, só queria uma forma do harbour enviar para o Hardware acredito que tenha porque existem em outras linguagens
como falei se eu não fiz vc´s entenderem deixa quieto, porque se não vai encher de linguiça aqui , vai aparecer sonoff, alexa, arduino ,Esp32 e o proposito não fio esse

o que eu queria dizer desdo primeiro momento é que do jeito que podemos nos comunicar com um hardware pela serial, tbm tem via ip, eu só não sei com o HARBOUR como fazer, ainda!!!, era só isso que eu queria que vc´s entende-se, mais ai vem um vc leu o manual, vc assistiu o video , e o que eu estou perguntando é se alguem ja fez, comunicação no harbour tcip com algum hardware, se não fez ponto cabou aff
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

JoséQuintas escreveu:
chave.png
Outro que tenho aqui mais simples.
É interruptor de ligar/desligar, via WI-FI.
Sem wi-fi então.... mais simples ainda.

No site de onde ele comprou não menciona nada sobre precisar do sistema operacional.
amigo quintas isso eu faço , dentro tem um ESP12, que eu ja estou cansado de fazer ,via wifi ou Mqtt, até offline usando o Mosquitto em um Rapbarri Py
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
carlaoonline
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por carlaoonline »

Com o costume errado de não ler todas as mensagens fui entender agora que tu já tem a placa.
Nascimento escreveu:porém eu ja tenho a placa , o que eu precisaria era de fazer o HARBOUR se comunicar com ela
Acho que pode ser possível sim, vai depender do programa que está gravado no processador dessa placa.

Nesse caso, a programação que já esta nela não pode ser mudada, então não tem como reprogramar em C qualquer outro tipo de coisa além de aceitar o que o fabricante já gravou. (a menos que a placa aceite a gravação e que tenha vindo o código fonte, o que não acredito).

Porém ( a tradução do site de venda não está bem clara, mas ) PARECE que além de poder ser controlada pela internet (através do Web Server) ela também pode ser controlada pelos pinos IN1 ao IN8, os quais PODEM ser um receptor SERIAL de dois pinos E NESSE CASO é bem tranquilo de fazer o que você precisa, que é ligar/desligar os relés por um programinha feito em Harbour.

O Harbour consegue enviar sinal para a saída serial, existe adaptador DB9 para USB, e nesse caso já estaríamos quase lá.
Comunicacaoserial.png

O que falta mesmo é saber se aqueles pinos IN1 ao IN8 são receptores de sinal serial.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
vc´s entende-se, mais ai vem um vc leu o manual, vc assistiu o video , e o que eu estou perguntando é se alguem ja fez, comunicação no harbour tcip com algum hardware, se não fez ponto cabou aff
Rapaz sem stress.
Eu falava com o José Quintas...
Eu faço comunicação TCP com Harbour o tempo todo.
Não tem como vc fazer isso com o Harbour não. Não se trata de TCP. O código precisa ser COMPILADO! ANTES de ser enviado.
O Harbour não vai compilar seu código na linguagem do ARDUINO. HTTP/TCP não compila código.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
carlaoonline
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por carlaoonline »

carlaoonline escreveu:O que falta mesmo é saber se aqueles pinos IN1 ao IN8 são receptores de sinal serial.
Olhei melhor a imagem, acho que nada a ver com serial, são apenas 10 pinos sendo 2 GND e os outros 8 seriam a alimentação para ligar/desligar cada rele.

Mas talvez tenha uma maneira, pois na site tem isso, entao....sei lá. kkkk
protocolo de comunicação serial 1 modo aberto: fd 02 20 01 01 5d 1 modo próximo: fd 20 01 02 00 5d
2 modo aberto: fd 02 20 02 01 5d
Modo 2-fora: fd 02 20 02 00 5d
3 modo aberto: fd 02 20 03 01 5d
T fora: fd 02 03 20 00 5d
Cruz aberta: fd 02 20 04 01 5d
...
JoséQuintas
Administrador
Administrador

carlaoonline escreveu:Olhei melhor a imagem, acho que nada a ver com serial, são apenas 10 pinos sendo 2 GND e os outros 8 seriam a alimentação para ligar/desligar cada rele.
Mas talvez tenha uma maneira, pois na site tem isso, entao....sei lá. kkkk
Não complica.

NC-1000 ethernet rj45 tcp/ip web placa de controle remoto com 8 canais relé integrado 250vac 485 controlador rede
Se é placa de rede, diz que é conector de rede (RJ45), e TCP/IP, só pode ser rede.

Será placa de 1MB ?
Já tivemos placa de rede de 1MB, 10MB, 100MB, hoje em dia é comum 1GB.

Para o equipamento 10MB está bom, mas....
Nem sei se 10MB ainda é válido pras redes atuais.
E dependendo da rede, ligar um equipamento de 10MB pode deixar todo mundo com 10MB, reduzir a rede inteira, o que seria problema.

Aqui entra: testar se a placa é válida pra rede, e se a placa vai causar problemas na rede.

Não tinha reparado nesse detalhe.
José M. C. Quintas

Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

carlaoonline escreveu:Olhei melhor a imagem, acho que nada a ver com serial, são apenas 10 pinos sendo 2 GND e os outros 8 seriam a alimentação para ligar/desligar cada rele.
exato amigo carlosonline, essa placa é como se fosse "o arduino " a grosso modo falando

o que acontece um cara me chamou pra instalar meu sistema , o meu ja tem baseado em Modbus, que outrora eu perguntei aqui, só que lá é tcip, e sei que o harbour faz só não sei como fazer, ainda mais vlw
JoséQuintas
Administrador
Administrador

No meu ponto de vista:

1) Ligar a energia

2) Ligar o cabo de rede - se não tem, é porque precisa montar o conector

3) Acessar pelo IP e ver o que acontece

Só isso. O resto depende disso.
José M. C. Quintas

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
Nos anos de 1500... eu gravava EPROM de NE2000 para dar BOOT na rede NOVELL... para não precisar usar disquetes...
Não existe comunicação IP.(isso é só o endereço em cima do TCP)
Existe os protocolos TCP, IPX, SMB, etc... Para usar SOCKETS precisa do SERVIDOR do outro lado está ESCUTANDO em determinada PORTA.
Se é pela SERIAL, WIFI, ETHERNET... isso pouco importa. Importa saber quem está do outro outro lado para executar e qual é a LINGUAGEM desse servidor.
Tem um servidor WEB (nem precisa falar que é HTTP) Nem precisa dizer que precisa do TCP/IP.
Agora ai vem as perguntas: O que é um servidor WEB ?
Qual é a porta do servidor WEB ?
LÓGICO que não vai precisar do Harbour/CLIPPER/C/C# etc,etc,etc... e é claro etc... pq é um servidor WEB.
Precisa apenas do Chrome/Firefox/Edge...
Tá bom mas como eu acesso ele ? Disse que é pela PORTA FÍSICA ETHERNET. Então ela tem um firmware que quando ligada vai rodar tal programa no endereço IP=X...
Pela SERIAL seria ComX... Pela USB seria USB00X, e por ai vai...
Eu quero usar o Harbour para comunicar com tal placa... Mas não sei como fazer pq NÃO SEI como funciona a PLACA.
Eu também não sei não... Estou aprendendo! É proibido aprender ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Ola!
Agora, eu ligaria a placa com a bateria de 7V, ligaria o cabo RJ45 e tentaria comunicação pela IDE do arduino...
Ou usaria USB, pq essa entrada ai da placa é USB que além de LIGAR faz a comunicação.(apostando minhas fichas)

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

chave.png
Novamente:

Tá aí meu chaveador.
É por rede.
Não depende de nada.
É só ligar na energia, e ligar também os equipamentos.
Todo controle é pela rede

Nesse em questão é apenas um equipamento, mas tem outros pra vários.

É fio.... 110 volts.
liga os fios 110 volts de um lado, e a tomada do equipamento do outro, ou lâmpada, ou o que seja.
José M. C. Quintas

Responder