Caros Colegas,
Estou tentando rodar meu sistema desenvolvido em clipper5.2 na rede mas toda vez que vai acessar o DBF, da a seguinte mensagem de erro:
DBFNTX/1001 - Open error SGFCLI.DBF
(Dos error 65)
Utilizo as configurações do AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS respectivamente assim: SET CLIPPER=F100 e files=100, buffers=50
E ao abir os DBF´s, assim: USE SGFCLI ALIAS CLI SHARED
SET INDEX TO INDCLI,INDCLI2
Não sei o que ainda falta para rodar meu sistema em rede!!!.
Gostaria de contar com a vossa ajuda.
Um abraço
Evandro.
Dos error 65 (Access denied)?
Moderador: Moderadores
-
J_Evandro28
- Usuário Nível 1

- sygecom
- Administrador

- Contato:
Tche, coloque tb. no inicio do seu sistema:
SET EXCLUSIVE OFF
E de uma olhada no link abaixo:
http://www.caclipperwebsite.com/howto/topico01.htm
Abraços
Leonardo Machado
SET EXCLUSIVE OFF
E de uma olhada no link abaixo:
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Dércio_Luiz_Zanatta
- Usuário Nível 3

- sygecom
- Administrador

- Contato:
Dércio_Luiz_Zanatta:
Tche, Galdério bem lembrado......eu cansei de passar por isso quando gravava em CD-R os meus sistemas...ele fica como somente leitura...e a atribuição vinha junto quando eu copia do CD para a maquina !!
J_Evandro28:
Tche, Não tem muito a ver mas vc usa o Blinker...?
Eu uso o Blinker em Modo Protegido e a maioria dos meus sistemas rodam em REDE e não tenho problemas...nem com Indice!!
Abraços
Leonardo Machado
Tche, Galdério bem lembrado......eu cansei de passar por isso quando gravava em CD-R os meus sistemas...ele fica como somente leitura...e a atribuição vinha junto quando eu copia do CD para a maquina !!
J_Evandro28:
Tche, Não tem muito a ver mas vc usa o Blinker...?
Eu uso o Blinker em Modo Protegido e a maioria dos meus sistemas rodam em REDE e não tenho problemas...nem com Indice!!
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Evandro,
Dá uma olhada, no Norton Guide ou em algum livro do Clipper, nas funções/comandos relacionadas a rede, como FLOCK(), RLOCK(), USE EXCLUSIVE, UNLOCK etc.
Num sistema NÃO-rede (monousuário), vc faz USE SGFCLI ALIAS CLI SHARED e basta. Em REDE, vem as perguntas: vc está no servidor da rede ou numa estação? A pasta, no servidor, está compartilhada? Se vc está na estação, o programa está apontando para a pasta certa no servidor (comando SET DEFAULT TO)? Vc checa se a abertura do arquivo foi bem sucedida em USE SGFCLI (alguém pode ter aberto esse arquivo, EXCLUSIVE)? Ao alterar o valor de algum campo, vc está bloqueando o registro ou arquivo antes? E por aí vai...
Então, resolver o Erro 65 (que quer dizer "negado acesso ao arquivo") talvez seja o menor problema ao fazer o seu programa rodar em rede.
Sem querer lhe desanimar (muito pelo contrário!), mas se o seu programa NÃO foi concebido para funcionar em rede, vc vai ter que reescrever bastante coisa nele...Não sei o que ainda falta para rodar meu sistema em rede!!!.
Dá uma olhada, no Norton Guide ou em algum livro do Clipper, nas funções/comandos relacionadas a rede, como FLOCK(), RLOCK(), USE EXCLUSIVE, UNLOCK etc.
Num sistema NÃO-rede (monousuário), vc faz USE SGFCLI ALIAS CLI SHARED e basta. Em REDE, vem as perguntas: vc está no servidor da rede ou numa estação? A pasta, no servidor, está compartilhada? Se vc está na estação, o programa está apontando para a pasta certa no servidor (comando SET DEFAULT TO)? Vc checa se a abertura do arquivo foi bem sucedida em USE SGFCLI (alguém pode ter aberto esse arquivo, EXCLUSIVE)? Ao alterar o valor de algum campo, vc está bloqueando o registro ou arquivo antes? E por aí vai...
Então, resolver o Erro 65 (que quer dizer "negado acesso ao arquivo") talvez seja o menor problema ao fazer o seu programa rodar em rede.
Leonardo,
O NG recomenda não se usar mais esse comando, que deve ser substituido pela cláusula EXCLUSIVE no USE...Tche, coloque tb. no inicio do seu sistema:
SET EXCLUSIVE OFF
A informação de que o Clipper só trabalha em rede com unidades mapeadas, sem o uso do "\\", parece estar desatulizada. Não tenho 100% de certeza quanto ao Rtlink, mas com o Blinker vc pode usar "\\" sem problemas...E de uma olhada no link abaixo:
-
J_Evandro28
- Usuário Nível 1

Agradecimento
Caros colegas,
)
Primeiramente quero agradecer ao Dércio. Vc tinha razão era um "ninho de cavalo". Passei as minhas férias de maio tentando resolver isto, e só hoje consegui. Pois não era que a pasta onde estava os DBF´s estava com atributo "somente leitura". E, qdo coloque p/ "acesso completo", o sistema funcionou em rede normal, sem problemas. Isto me lembrou um colega meu que chegou a perder o carnaval por causa de um "." (ponto).
Agradeço também ao Eolo, Leonardo, Pablo e aos demais que sempre tem me ajudado.
Quero dizer q depois q conheci o forum e ao migrar do summer87 p/ clipper5.2 foi como se "o vulcão que estava adormecido" voltasse a ativa.
Obrigaaaaadoooo!!! :)Pos
Evandro.
Primeiramente quero agradecer ao Dércio. Vc tinha razão era um "ninho de cavalo". Passei as minhas férias de maio tentando resolver isto, e só hoje consegui. Pois não era que a pasta onde estava os DBF´s estava com atributo "somente leitura". E, qdo coloque p/ "acesso completo", o sistema funcionou em rede normal, sem problemas. Isto me lembrou um colega meu que chegou a perder o carnaval por causa de um "." (ponto).
Agradeço também ao Eolo, Leonardo, Pablo e aos demais que sempre tem me ajudado.
Quero dizer q depois q conheci o forum e ao migrar do summer87 p/ clipper5.2 foi como se "o vulcão que estava adormecido" voltasse a ativa.
Obrigaaaaadoooo!!! :)Pos
Evandro.