Dos error 65 (Access denied)?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

J_Evandro28
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Dos error 65 (Access denied)?

Mensagem por J_Evandro28 »

Caros Colegas,

Estou tentando rodar meu sistema desenvolvido em clipper5.2 na rede mas toda vez que vai acessar o DBF, da a seguinte mensagem de erro:
DBFNTX/1001 - Open error SGFCLI.DBF
(Dos error 65)
Utilizo as configurações do AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS respectivamente assim: SET CLIPPER=F100 e files=100, buffers=50
E ao abir os DBF´s, assim: USE SGFCLI ALIAS CLI SHARED
SET INDEX TO INDCLI,INDCLI2
Não sei o que ainda falta para rodar meu sistema em rede!!!.
Gostaria de contar com a vossa ajuda.
Um abraço
Evandro.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, coloque tb. no inicio do seu sistema:
SET EXCLUSIVE OFF

E de uma olhada no link abaixo:
http://www.caclipperwebsite.com/howto/topico01.htm

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Dércio_Luiz_Zanatta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Dércio_Luiz_Zanatta »

Vai parecer meio fora o que vou dizer agora, mas uma vez já passei por isso....
Verifique que o compatilhamento do local onde estão os DBFs não está compatilhado como "somente leitura" !! Passei boas horas tentando achar o "ninho de cavalo" por causa disso !! ehehehe
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Dércio_Luiz_Zanatta:
Tche, Galdério bem lembrado......eu cansei de passar por isso quando gravava em CD-R os meus sistemas...ele fica como somente leitura...e a atribuição vinha junto quando eu copia do CD para a maquina !!

J_Evandro28:
Tche, Não tem muito a ver mas vc usa o Blinker...?
Eu uso o Blinker em Modo Protegido e a maioria dos meus sistemas rodam em REDE e não tenho problemas...nem com Indice!!

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Evandro,
Não sei o que ainda falta para rodar meu sistema em rede!!!.
Sem querer lhe desanimar (muito pelo contrário!), mas se o seu programa NÃO foi concebido para funcionar em rede, vc vai ter que reescrever bastante coisa nele...

Dá uma olhada, no Norton Guide ou em algum livro do Clipper, nas funções/comandos relacionadas a rede, como FLOCK(), RLOCK(), USE EXCLUSIVE, UNLOCK etc.

Num sistema NÃO-rede (monousuário), vc faz USE SGFCLI ALIAS CLI SHARED e basta. Em REDE, vem as perguntas: vc está no servidor da rede ou numa estação? A pasta, no servidor, está compartilhada? Se vc está na estação, o programa está apontando para a pasta certa no servidor (comando SET DEFAULT TO)? Vc checa se a abertura do arquivo foi bem sucedida em USE SGFCLI (alguém pode ter aberto esse arquivo, EXCLUSIVE)? Ao alterar o valor de algum campo, vc está bloqueando o registro ou arquivo antes? E por aí vai...

Então, resolver o Erro 65 (que quer dizer "negado acesso ao arquivo") talvez seja o menor problema ao fazer o seu programa rodar em rede.
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Leonardo,
Tche, coloque tb. no inicio do seu sistema:
SET EXCLUSIVE OFF
O NG recomenda não se usar mais esse comando, que deve ser substituido pela cláusula EXCLUSIVE no USE...
A informação de que o Clipper só trabalha em rede com unidades mapeadas, sem o uso do "\\", parece estar desatulizada. Não tenho 100% de certeza quanto ao Rtlink, mas com o Blinker vc pode usar "\\" sem problemas...
J_Evandro28
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Agradecimento

Mensagem por J_Evandro28 »

Caros colegas,
:))
Primeiramente quero agradecer ao Dércio. Vc tinha razão era um "ninho de cavalo". Passei as minhas férias de maio tentando resolver isto, e só hoje consegui. Pois não era que a pasta onde estava os DBF´s estava com atributo "somente leitura". E, qdo coloque p/ "acesso completo", o sistema funcionou em rede normal, sem problemas. Isto me lembrou um colega meu que chegou a perder o carnaval por causa de um "." (ponto).
Agradeço também ao Eolo, Leonardo, Pablo e aos demais que sempre tem me ajudado.
Quero dizer q depois q conheci o forum e ao migrar do summer87 p/ clipper5.2 foi como se "o vulcão que estava adormecido" voltasse a ativa.
Obrigaaaaadoooo!!! :)Pos
Evandro.
Responder