Instalar clipper 5.3
Moderador: Moderadores
O processo de configuração é muito simples. Após a instalação você só terá de "informar" o compilador onde estão os executáveis, headers, objetos e bibliotecas.
SET PATH = ?
SET OBJ = ?
SET LIB = ?
SET INCLUDE = ?
Nas interrogações, claro, os nomes dos caminhos onde esses tipos de arquivos poderão ser encontrados, sempre separados por ponto-e-vírgula, caso seja uma lista com mais de um caminho. No caso do path, é só incluir o caminho onde estão os EXE do clipper. Algo como C:\CLIPPER\BIN.
Se for utilizar o BLinker como linker (altamente recomendável - a versão 7 (a última) tem no meu site), também será necessário informar seu paradeiro.
E claro, a recomendação de sempre, que muitas vezes é ignorada e, por isso, é o principal motivo da persistência das dúvidas: leia o manual.
SET PATH = ?
SET OBJ = ?
SET LIB = ?
SET INCLUDE = ?
Nas interrogações, claro, os nomes dos caminhos onde esses tipos de arquivos poderão ser encontrados, sempre separados por ponto-e-vírgula, caso seja uma lista com mais de um caminho. No caso do path, é só incluir o caminho onde estão os EXE do clipper. Algo como C:\CLIPPER\BIN.
Se for utilizar o BLinker como linker (altamente recomendável - a versão 7 (a última) tem no meu site), também será necessário informar seu paradeiro.
E claro, a recomendação de sempre, que muitas vezes é ignorada e, por isso, é o principal motivo da persistência das dúvidas: leia o manual.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
No intalador que passei ele já coloca tudo certinho. Separa tudo nas suas devidas pastas. Ele também cria um arquivo chamado AUTOEXEC.53
Esse AUTOEXEC.53 já tem todo a configuração pronta, basta pegar e copiar para o seu AUTOEXEC.BAT
www.phrep.com.br/clip53b.exe
Até logo.
Marcelo
Esse AUTOEXEC.53 já tem todo a configuração pronta, basta pegar e copiar para o seu AUTOEXEC.BAT
www.phrep.com.br/clip53b.exe
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Interessante. Imagino que você tenha feito esse instalador pra evitar o uso daqueles oito discos de instalação e os dois de atualização. É isso?
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Exatamente !
Fiz a instalação normal com os disquetes e as atualizações, depois criei o instalador baseado na instalação padrão.
Pois eu sei como é um saco instalar o Clipper por disquetes, e para um usuário leigo piorou.
Ps. Também fiz o mesmo com a versão 5.2e
Até logo.
Marcelo
Fiz a instalação normal com os disquetes e as atualizações, depois criei o instalador baseado na instalação padrão.
Pois eu sei como é um saco instalar o Clipper por disquetes, e para um usuário leigo piorou.
Ps. Também fiz o mesmo com a versão 5.2e
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Eu costumo manter a instalação gravada no meu repositório, da mesma forma como veio nos discos de instalação. Junto, tenho um ZIP com a instalação já feita. Facilita mais ainda, porque daí é só descompactar no HD. 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Obrigado maligno, clipper e todos que me ajudaram vcs são pessoas nota 10 eu gostaria no futuro ter contato com vocês porque vai surgir bastante dúvidas quando estiver programando em clipper e quais com certeza vão me ajudar nessa empreitada.
Desculpe por perguntar muito é que gosto de tirar o máximo de dúvida.
Muito Obrigado e que Deus te abeçõe e dar bastante conhecimento pra vocês meus amigos.
Abraços
Desculpe por perguntar muito é que gosto de tirar o máximo de dúvida.
Muito Obrigado e que Deus te abeçõe e dar bastante conhecimento pra vocês meus amigos.
Abraços
Obviamente, toda dúvida tem sua resposta. Ou essa resposta vem de alguém que já enfrentou o mesmo problema ou vem através da pesquisa, experimentação, etc. A segunda forma é muito melhor, já que nesse processo aprende-se muito mais, além de permitir desenvolver e fortalecer seu poder de pesquisa, seu raciocínio, etc. Mas se depois de utilizar todos seus recursos ainda assim não conseguir resolver o problema sozinho, estamos aqui pra ajudar. Apenas lembre-se de que o fórum deve ser o seu último recurso.Desculpe por perguntar muito é que gosto de tirar o máximo de dúvida.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Prezado Colega
Pegue essa apostila básica, mas bem explicada.
www.phrep.com.br/clipper/apostila.zip
Pegue também o NG for Windows, junto com ele será isntalado os Ngs do Clipper e de algumas LIBS principais. Será intaldo o Ng e será criado um ícone no Desktop.
www.phrep.com.br/clipper/nginst.exe
A propósito. Eu concordo com o Maligno, a versão 5.2 é melhor, além do mais a maioria das libs são feitas para essa versão.
Até logo.
Marcelo
Pegue essa apostila básica, mas bem explicada.
www.phrep.com.br/clipper/apostila.zip
Pegue também o NG for Windows, junto com ele será isntalado os Ngs do Clipper e de algumas LIBS principais. Será intaldo o Ng e será criado um ícone no Desktop.
www.phrep.com.br/clipper/nginst.exe
A propósito. Eu concordo com o Maligno, a versão 5.2 é melhor, além do mais a maioria das libs são feitas para essa versão.
Até logo.
Marcelo
Uma dica.
Se quer aprender rápido e fácil procure em sebos na sua cidade ou mesmo em sebos virtuais, livros sobre Clipper, recomendo principalmente os do JOSE ANTONIO RAMALHO, são simplesmente fantásticos.
http://www.ramalho.com.br/
Essa é a página dele, mas ele já não escreve mais sobre Clipper.
Até logo.
Marcelo
Se quer aprender rápido e fácil procure em sebos na sua cidade ou mesmo em sebos virtuais, livros sobre Clipper, recomendo principalmente os do JOSE ANTONIO RAMALHO, são simplesmente fantásticos.
http://www.ramalho.com.br/
Essa é a página dele, mas ele já não escreve mais sobre Clipper.
Até logo.
Marcelo
O clipper desculpe por pertubar mas eu tenho um probleminha é o seguinte eu usei o seu instalador e instalei o clipper blz, mas quando vou rodar o Clipper ele da um error e na caixa de dialogo fala assim:
"ADAM ERROR opening application catalog. Please check the application Path setting in CACI.INI" e eu instalei no windows 98 você pode me ajudar?
Muito Obrigado
"ADAM ERROR opening application catalog. Please check the application Path setting in CACI.INI" e eu instalei no windows 98 você pode me ajudar?
Muito Obrigado
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá,dedeboy escreveu:O clipper desculpe por pertubar mas eu tenho um probleminha é o seguinte eu usei o seu instalador e instalei o clipper blz, mas quando vou rodar o Clipper ele da um error e na caixa de dialogo fala assim:
Muito Obrigado
Se eu não me engano este CACI é um lance de desenvolver aplicativos gráficos com Clipper 5.3, de arrastar botões e tal. Acho que essas configurações ficam num arquivo chamado CACIWED.INI, apesar da mensagem... Fora isso, aconselho esquecer este programa e esta pasta toda por completo, pois começar AGORA a programar com este visual elaborado para o Windows 1.0 / 3.11 é sacanagem...
Se quer usar o Clipper para programar, siga o bom senso, use modo texto que é bom e 'seguro', se quer gráfico procure linguagens mais adequadas, e as opções são muitas... Se a paixão for pelo Clipper (xBase) em especial, conheça o xHarbour.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Realmente esse CACI não serve muito, o que eu tô achando estranho é que para rodar o Clipper não precisa de configuraçlão nenhuma do CACI, aqui no meu micro mesmo eu exclui ele, para o Clipper é indiferente se o CACI existe ou não. Só mandei o CACI porque ele faz parte do pacote original do Clipper 5.3, mas não recomendo o uso dele também.
Acho que você embolou o meio de campo por aí.
Até logo.
Marcelo
Acho que você embolou o meio de campo por aí.
Até logo.
Marcelo
O clipper então eu posso excluir ele então o CACI? E mais uma pergunta então tô meio perdidão como eu faço pra executar o clipper é o seguinte eu entro prompt do dos só que da pasta do clipper eu fico perdido e por causa tem bastante arquivo executáveis mas é que nunca vi o clipper então eu não sei qual deles é. Você poderia falar qual é o nome do arquivo executavel que o clipper roda pra eu saber onde está?
Muito Obrigado.
Muito Obrigado.