Desvio de assunto - Caso ISPRINTER() em XP

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Se ele tiver "desconforto", então ele não se enquadra naqueles que eu disse que não encontrarão barreiras técnicas.
Você leu mas não entendeu. Eu disse "tendo condições de migrar". Ou seja, sem problema de biblioteca. O desconforto a que me referi diz respeito à forma diferente de compilar no BCC, com a ajuda do HBMake ou coisa do tipo.

Portanto, reafirmo: burrice é o sujeito migrar para Xharbour um programa DOS que funciona sem qualquer problema, pra só DEPOIS decidir SE vai continuar com o XHarbour ou seguir outro caminho. Já ouviu falar de planejamento? Pois é. Sem planejamento, se a decisão tomada se mostrar a correta, terá sido obra da sorte. E contar com a sorte é amadorismo. E burrice.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Talvez você não tenha entendido bem minha posição.

Eu não sei se você já teve a oportunidade de compilar um teste qualquer com xHarbour. É praticamente impossível o cidadão que já fez um script do BLinker não conseguir compilar um programa com o hbMake.

Eu tinha um programa em clipper com cerca de 40 prgs, foi um dos últimos que fiz, e por este motivo estava mais bem feito que outros antigos. Alí estavam aplicados alguns conhecimentos que eu não tinha nos anteriores. Neste programa por exemplo eu nunca tinha usado a sintaxe DO PROGRAMA, compilava com /n e sempre começava cada PRG com Function() ou Procedure(), sempre declarava as variáveis, e pra ajudar não usava uma única lib extern. Isso citado entre muitos outros detalhes que influenciaram na migração.

O fato é que eu SIMPLESMENTE RECOMPILEI o sistema com xHarbour, não tive problema nenhum quando o pessoal se descabelou com "o bug do dbEdit" porque eu usava só TBrowse. Não tive problemas com comunicação, porque o sistema não tinha módulo de ECF, balanças e afins. Posso agora estar comentendo algum equívoco, mas se me lembro bem (ja faz uns 3 anos) eu não mudei NADA no código!!!

Agora me diga, para instalar 2 ferramentas, e digitar "hbmake teste.bc" é necessário planejamento???

É certo que se houvesse algum problema eu certamente não teria nem tempo pra investir nesta migração. Mas não houve, foi imediato. E posso te garantir que em muitos casos é. Em outros é questão de poucos dias ou semanas.

Hoje este meu programa, de automação para advocacia, continua fazendo o basicão, igual antes, mas agora já envia e-mail, ja permite que dois escritórios se comuniquem de tempo em tempo através de um servidor mysql, troca processos através de ftp, e algumas outras coisinhas que foram sendo implementadas depois (e a sorte é que foi depois) da migração.

Agora veja, migrar para outra linguagem, este meu sistema eu tenho certeza que eu não ia, mas o xHarbour caiu como uma luva em cima dele, e ampliou demais os horizontes.

A verdade é que após digamos (para exagerar) dois dias de trabalho para migrar, eu ainda poderia planejar se me seria útil investir em um VB ou Delphi. Acontece que mesmo que eu já tivesse me planejado para migrar para PHP por exemplo, eu não estou precisando fazer gambiarras para suprir necessidades urgentes, estou fazendo no xHarbour mesmo. E o projeto PHP continuaria andando. Entende?

Não é necessário planejamento algum para tentar realizar a migração, somente boa vontade mesmo. E aí, dando certo ou não, pode-se seguir seu planejamento como antes. E se necessária for alguma alteração urgente mais complexa e que esteja além das limitações do Clipper, você pode fazer sem gambiarra.

Isso que eu acho. Assim que eu fiz. Não espero que você faça o mesmo.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Agora me diga, para instalar 2 ferramentas, e digitar "hbmake teste.bc" é necessário planejamento???
Não. Você que não me entendeu. Quando eu falo em planejamento, nada tem a ver com teste. Testar é óbvio que é sempre bom, mas migrar é outra coisa diferente. Por vezes é interessante testar uma nova possibilidade. Faz parte do planejamento o processo de análise de ferramentas, se bem que não é essencial.
Eu me referia ao planejamento de futuro. Muito embora, ainda assim, não se pode chamar de burro o sujeito que simplesmente deseja manter inalterado o que já está funcionando. Ele deve ter seus motivos e não cabe a nós pre-julgarmos dessa forma. Talvez ele queira analisar utilizando outros quesitos. Nesses casos, não há necessidade de compilar o Xharbour só pra ver o que já se vê em DOS, talvez com um pequeno acréscimo de velocidade. Às vezes só de analisar os outros quesitos (help, tutoriais, artigos, componentes, número de usuários, mercado de trabalho, etc), ele já pode decidir de cara que não quer o XHarbour. É bem esse o meu caso particular. E há muitos outros na mesma situação. Planejei e decidi. De acordo com as minhas conveniências, analisando os quesitos que julguei necessários. E pronto.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Responder